Lars Van der Haar regressa às vitórias na Taça do Mundo de CX em Maasmechelen quase 2 anos depois! Fem Van Empel continua imparável!

O campeão neerlandês Lars Van der Haar e a neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel venceram esta tarde a segunda prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Maasmechelen, na Bélgica.

Prova Masculina

A corrida masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória do neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) que voltou a vencer na Taça do Mundo quase dois anos depois. Campeão neerlandês bateu os belgas Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) por 21s e 27s, respetivamente.

A prova começou com um ritmo elevado e os principais nomes para a prova de hoje estava na dianteira. No final da primeira volta, Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. No iníco da segunda volta, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) fez a ponte para o Ronhaar. Iserbyt liderava a perseguição e era seguido por Van der Haar, Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) e Thibau Nys (Baloise Trek Lions).

No início da terceira volta, Vanthourenhout estava com problemas na bicicleta e acabou por perder o contacto com Ronhaar, que pouco tempo depois acabou por ser alcançado por Iserbyt e Nys. Alguns ciclistas aproximaram-se do grupo perseguidor que não estava longe dos três da frente. Na quarta volta, Nys conseguiu uma ligeira vantagem, mas o jovem belga acabou por ser alcançado por Iserbyt e Van der Haar. No início da quinta volta, vários ciclistas reentraram na frente da corrida. Logo a seguir, Van der Haar atacou e conseguiu uma boa vantagem sobre Iserbyt, Nys e Sweeck. Iserbyt acabou por cometer um erro que fez com que a vantagem do neerlandês aumentasse.

Na sexta volta, alguns ciclistas reentraram no grupo perseguidor e Iserbyt cometeu mais um erro. O belga acabou por cair, partiu o grupo perseguidor e Nys e Sweeck acabaram por sair deste grupo. Sweeck acabou por sofrer um furo, o belga tinha de correr assim até a zona de trocar de bicicleta e acabou por perder posições importantes. Nys parecia estar um pouco em sofrimento e acabou por ser alcançado por Iserbyt. Vanthourenhout não estava bem e o Campeão da Europa acabou por abandonar a corrida.

Na sétima volta, Van der Haar estava isolado, o neerlandês impunha um bom ritmo e tinha uma boa vantagem sobre Iserbyt e Nys. No início da volta final, Nys sofreu uma queda e perdeu o contacto com Iserbyt. O belga da Baloise Trek Lions acabou por ser alcançado por Niels Vandeputte, Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions), Felipe Orts (Burgos-BH) e Sweeck.

Van der Haar continuou com o seu ritmo e o neerlandês regressou assim às vitórias na Taça do Mundo de CX. Iserbyt minimizou as perdas e acabou por ser segundo a 21s. Sweeck fez uma grande volta final após a recuperação que teve de fazer e foi terceiro a 27s. Vandeputte e Orts mostraram-se num grande nível na corrida de hoje e os dois fecharam o top5. Nys ficou marcado pela queda e acabou por ser apenas 7º a 43s. Cameron Mason (Cyclocross Reds) mostrou-se mais uma vez num excelente nível e foi 8º a 46.

Lars Van der Haar subiu para a liderança da Taça do Mundo de CX e tem 61pts. O neerlandês tem apenas 1pt de vantagem sobre Eli Iserbyt e 2pts sobre Thibau Nys.

Pódio Final com Eli Iserbyt – Lars Van der Haar – Laurens Sweeck (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Feminina

Fem Van Empel venceu as cinco corridas que fez nesta temporada (Foto: Bart Hazen)

A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante da neerlandesa Fem Van Empel (Jumbo – Visma) que segue imparável nesta temporada. A Campeã do Mundo bateu as suas compatriotas Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e Aniek Van Alphen (Cyclocross Reds) por 1:28 e 1:42, respetivamente.

A corrida feminina começou com um forte arranque de Van Empel que assumiu de imediato a dianteira. Nas primeiras curvas, Annemarie Worst (Cyclocross Reds), Manon Bakker (Crelan – Corendon) e Kristyna Zemanová (Brilon Racing Team MB) ficaram envolvidos numa queda. As três voltaram à bicicleta, mas a queda partiu aa corrida. Alvarado não tem dos melhores arranques, mas a neerlandesa conseguiu subir posições e colocou-se na roda de Van Empel.

Na segunda volta, Van Empel largou Alvarado, que estava com um problema num dos sapatos. Van Alphen fez uma excelente volta inicial e a neerlandesa a seu ritmo estava perto de alcançar Alvarado. Na terceira volta, Alvarado trocou de sapato e de bicicleta e a tinha de recuperar a posição que perdeu para Van Alphen. Ainda na terceira volta, Alvarado conseguiu alcançar Van Alphen e a luta pelo segundo lugar seria entre as duas.

Na quarta volta, Alvarado largou Van Alphen, mas a neerlandesa da Alpecin acabou por cometer um erro e foi novamente alcançada pela sua compatriota. Na quinta volta, Alvarado voltou a atacar e Van Alphen deixou de ter capacidade para a seguir. Van Empel fez a corrida a seu ritmo e acabou por conquistar a sua quinta vitória da temporada em cinco dias de competição. Alvarado teve uma corrida com alguns azares, mas conseguiu um bom segundo lugar a 1:28 de Van Empel. Van Alphen mostrou-se na sua melhor forma nesta temporada e conseguiu ser terceira a 1:42.

Houve uma grande luta pela quarta poisção e a neerlandesa Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) acabou por ser a mais forte. As jovens Marie Schreiber (Team SD Worx) e Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) fizeram uma grande corrida e foram 5ª e 6ª, respetivamente. Annamarie Worst e Kristyna Zemanová fizeram uma excelente recuperação após a queda e foram 9ª e 10ª, respetivamente.

Fem Van Empel segue líder da Taça do Mundo e tem agora 8pts. Ceylin Alvarado é segunda com 55pts e Inge Van der Heijden terceira com 37pts.

Pódio Final com Ceylin Alvarado – Fem Van Empel – Aniek Van Alphen (Foto: Bart Hazen)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Bart Hazen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock