Portugal termina Europeus de XCO em Anadia com Diogo Neves e Ana Santos no top20!
Diogo Neves e Ana Mafalda Santos foram os dois portugueses que hoje mereceram destaque pelas suas prestações, após terem fechado as suas respetivas provas de XCO em 19º e 20º, respetivamente, dando assim um bom dia para Portugal no dia de encerramento dos Campeonatos da Europa de MTB para Juniores e Sub-23, disputado no Centro de Alto Rendimento de Anadia.
Sub-23 Masculinos
Nos Sub-23 Masculinos, o francês Adrien Boichis sagrou-se Campeão Europeu, chegando com 10s de avanço sobre o suíço Dario Lillo. O pódio foi completo pelo britânico Charlie Aldridge, que descolou do grupo onde seguiam os primeiros dois classificados já perto do fim, terminando em terceiro, a 33s.
A prova dos Sub-23 Masculinos não começou da melhor forma, com uma queda coletiva onde o único português que não afetado foi Diogo Neves. O português fez a corrida de um modo inteligente, procurando que o resultado fosse o melhor possível. Diogo iniciou a prova entre os 26º e 28º lugares, conseguindo depois subir mais posições na segunda parte da corrida. Diogo Neves foi o melhor português, terminando em 19º, a 3:33; João Cruz foi 30º a 5:10, Artur Mendonça 33º a 6:52; Tomás Frazão 44º a 8:55 e Alexandre Gonçalves acabou por terminar a 2 voltas do vencedor.
Sub-23 Femininas
A corrida das Sub-23 Femininas, foi completamente dominada pela dinamarquesa Sofie Pedersen, que se isolou na primeira volta e não mais foi alcançada, conquistando o Título Europeu de forma autoritária e dominadora! A suíça Ronja Blöchlinger foi segunda classificada, a 1:36. e a sua compatriota Noëlle Buri foi terceira, a 2:03 da vencedora.
Ana Santos foi a única portuguesa em prova e acabou por terminar a prova na 20ª posição, a 6:27 da dinamarquesa. A ciclista portuguesa vinha confiante depois da sua prestação na última Taça do Mundo em Val di Sole, e numa prova que se revelou muito “nervosa” desde início, Ana Santos foi ao choque, na tentativa de seguir com as adversárias para poder disputar as primeiras posições no final, conseguindo rodar num grupo que iria diputar o top15. Com o passar das voltas, Ana acabou por ceder algum terreno, e fechar na 20ª posição final.
Fotos: UEC Cycling