Luca Schwarzbauer e Laura Stigger abrem a vencer no XCC de Val di Sole!
O alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV) e a austríaca Laura Stigger (Specialitzed Factory Racing) venceram a prova de XCC da MTB World Series no mítico traçado de Val di Sole! Enquanto Laura Stigger teve de disputar um grande sprint frente a Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck) para garantir a vitória, Luca Schwarzbauer conseguiu distanciar-se uns metros dos rivais e assegurou assim o seu triunfo.

No setor masculino, a alta intensidade no ritmo e alguns enganos de trajetória num rockgarden a subir ditaram os resultados dos atletas. As primeiras voltas foram praticamente percorridas com os atletas todos em fila indiana, até começarem a haver alguns a tentarem isolar-se. O único que se conseguiu isolar com sucesso, mas com uma margem escassa, foi Luca Schwarzbauer, que conseguiu ganhar uns metros de distância que lhe valeram a vitória, colocando 2s no segundo classificado, Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing). Joshua Dubau (Rockrider Racing Team) ficou próximo, mas ficou-se pelo terceiro posto, tendo chegado ao lado do sul-africano da Cannondale.

As elites femininas foram as primeiras a entrar em ação no XCC, tendo de completar oito voltas ao circuito curto de Val di Sole. A prova foi toda ela decorrida a um ritmo alto, fazendo com que duas corredoras se conseguissem isolar e disputassem a vitória num pequeno sprint. Nesse sprint, Laura Stigger levou a melhor ao bater Puck Pieterse, que foi quem mais procurou fazer a diferença! O pódio ficou completo 6s depois, com a chegada da campeã do mundo de XCO e XCC, Pauline Ferrand-Prévot (INEOS Grenadiers).

Durante o fim-de-semana irão decorrer as provas de XCO, onde a Seleção Portuguesa estará presente nos elites masculinos com Ricardo Marinheiro (BTT Matosinhos), e nos escalões de sub-23 com Ana Santos (X-Sauce Factory Team), João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Diogo Neves (Guilhabreu MTB). Outros dois portugueses também irão competir, mas pelas suas equipas: Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) irá competir na prova de XCO elite; e Raquel Queirós ainda não se sabe se irá competir no XCO, visto que abdicou hoje do XCC para recuperar de uma doença que a tem afetado durante a semana toda. Boa sorte a todos os participantes portugueses!