Michael Vanthourenhout e Puck Pieterse conquistam Val di Sole num dia marcado por quedas!
O belga, Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) venceram na tarde de hoje a décima prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Val di Sole, em Itália.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma grande vitória de Michael Vanthourenhout que conquistou a sua segunda vitória na Taça do Mundo nesta temporada. O Campeão da Europa bateu o belga Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) por 39s e o suíço Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team) por 42s.
A prova começou com um grande arranque de Kuhn. O suíço foi seguido por Vandeputte, Vanthourenhout, Laurens Sweeck (Crelan – Fristads), Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal). No final da primeira volta, o grupo da frente tinha 5s de vantagem sobre Timon Ruegg (Cross Team Legendre) e 16s sobre Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck).
Na terceira volta, Vanthourenhout e Vandeputte isolaram-se na frente da corrida. Ruegg alcançou o grupo perseguidor que era composto por Sweeck, Iserbyt e Kuhn. Na quarta volta, Vanthourenhout acelerou e Vandeputte não conseguiu seguir o campeão da Europa. Vandeputte acabou por ser alcançado por Kuhn e Sweeck. Na quinta volta, Iserbyt sofreu uma queda feia, o belga conseguiu se por de pé mas estava com imensas dores no joelho. Iserbyt acabou por abandonar a prova e o belga ainda saiu de maca.
Vanthourenhout continuou com o seu ritmo e o belga venceu assim pela quinta vez esta temporada. Vandeputte largou Kuhn e Sweeck, na sexta volta, e o belga foi segundo a 39s, conseguindo assim o seu melhor resultado na Taça do Mundo em elites. Kuhn foi terceiro a 42s após ser mais forte que Sweeck na última volta, e o suíço também conseguiu o seu melhor resultado na Taça do Mundo. Ruegg também conseguiu um excelente quinto lugar. Van der Poel não esteve nos seus melhores dias e o neerlandês foi apenas oitavo a 3:14.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante de Puck Pieterse. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e Manon Bakker (Crelan-Fristads) por 44s e 1:26, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Silvia Persico (FAS Airport Services), Alvarado e Pieterse. Numa das primeiras curvas, Persico e Pieterse caíram e perderam algumas posições. Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) também ficou presa na queda e perdeu várias posições. Alvarado aproveitou as quedas das adversárias e isolou-se na frente da corrida. No final da primeira volta, Persico e Pieterese juntaram-se a Alvarado na frente da corrida. Bakker estava a 10s do trio da frente e Van Empel a 30s.
Na segunda volta, Van Empel abandonou a prova após sofrer uma queda. A neerlandesa estava com imensas dores e acabou por sair de maca. Na frente da corrida, Pieterse largou Alvarado e Persico. No início da quarta volta, Pieterse tinha quase 30s de vantagem sobre Alvarado e Persico. Na quarta volta, Persico cometeu alguns erros e num deles teve problemas na corrente.
Pieterse continuou a seu ritmo e a neerlandesa conquistou a sua quinta vitória da temporada. Alvarado foi segunda a 44s. Persico cometeu várias erros nas últimas voltas e a italiana perdeu o pódio nas últimas curvas para Bakker. Persico ainda teve de bater ao sprint Maghalie Rochette (Canada National Team) pelo quarto lugar. Blanka Vas (Team SD Worx) ainda não voltou à sua melhor forma e a húngara foi apenas 21º a 5:53.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com