Imparável Wout Van Aert conquista a sua 1ª vitória da temporada! Fem Van Empel soma a 10ª!
O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e a neerlandesa Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram na tarde de hoje a nona prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Dublin, na Irlanda.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória de Wout Van Aert que depois de vários azares conquistou a sua primeira vitória da temporada. O belga bateu o seu compatriota Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) por 14s e o britânico, campeão do Mundo, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) por 17s.
A prova começou com Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) a ter o melhor arranque. O belga foi seguido por Lars Van der Haar e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Jens Adams (Belgium National Team), Corne Van Kessel (Tormans Cyclo Cross Team), Sweeck e Pidcock. Van Aert não teve o melhor arranque mas o belga não estava a mais de 3s do grupo da frente.
Na segunda volta, Iserbyt tentou isolar-se na frente da corrida mas Van Aert não deixou o belga ganhar um espaço importante. Ainda na segunda volta, Van Aert cometeu um erro mas conseguiu reentrar no grupo da frente. No final da segunda volta, Pidcock acelerou e Van Aert foi o único que seguiu o britânico. No início da quinta volta, Sweeck, Adams, Vanthourenhout, Iserbyt e Van der Haar reentraram no grupo da frente. Na quinta volta, ao passar pela zona das boxes, Van Aert ficou com uma toalha presa na bicicleta e o belga teve de voltar atrás para trocar de bicicleta. No final da quinta volta, o belga reentrou no grupo da frente.
Na penúltima volta, Van Aert atacou e ninguém teve capacidade para seguir o ataque do belga. Sweeck largou os seus adversários e tentava chegar a Van Aert. Van Aert continuou com o seu ritmo e o belga conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Sweeck foi segundo e reforçou a sua liderança da Taça do Mundo. Pidcock foi mais forte que Van der Haar e Vanthourenhout, na última volta, e foi terceiro. Destaca-se a prestação de Cameron Mason (Trinity Racing Cross) que foi 10º a 58s.
O Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma grande vitória de Fem Van Empel que conquistou a sua décima vitória da temporada. A neerlandesa bateu a sua compatriota Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) com uma aceleração, nos metros finais. A neerlandesa Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) foi terceira a 1:37.
A prova começou com um grande arranque de Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) que ficou isolada na frente da corrida com uma vantagem de cerca de 2s sobre o resto das ciclistas. Van Empel e Pieterse perderam algumas posições na parte inicial porque ficaram presas atrás de Sidney Mcgill que teve de por um pé no chão. Uns metros depois, Schreiber foi alcançada pelas perseguidoras. Ainda na primeira volta, na zona de barreiras, Pieterse sofreu uma queda e perdeu 20s para o grupo da frente devido a problemas na corrente. A neerlandesa trocou de bicicleta e perseguia a frente da corrida.
No final da primeira volta, Van Empel e Betsema isolaram-se na frente da corrida com 10s de vantagem sobre as perseguidoras. No início da segunda volta, Van Empel largou Betsema e isolou-se na frente da corrida. No final da segunda volta, Pieterse passou Betsema e juntou-se a Van Empel na frente da corrida. Na terceira e quarta volta, Van Empel e Pieterse atacaram-se uma à outra mas nenhuma conseguiu isolar-se na frente da corrida.
Na fase inicial da última volta, Van Empel acelerou e Pieterse cedeu uns metros mas a ciclista da Alpecin voltou a juntar-se a Van Empel. Pieterse tentou surpreender a sua compatriota com uma forte aceleração na fase final mas Van Empel não cedeu. Nos metros finais, Van Empel acelerou e colocou-se na frente da corrida. Pieterse não teve capacidade para passar Van Empel que venceu assim pela sexta vez na Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023. Betsema completou o pódio. A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Ineos Grenadiers) foi sétima a 4:39.
O Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Yefrifotos