Show de Mathieu Van der Poel e Fem Van Empel na Taça do Mundo de CX em Antwerpen!
Os neerlandeses Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram na tarde de hoje a oitava prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Antwerpen, na Bélgica.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória de Mathieu Van der Poel que conquistou a sua segunda vitória da temporada. O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) foi segundo a 23s, na sua primeira prova da temporada. O belga, campeão europeu, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) foi terceiro a 34s.
A prova começou com um grande arranque da segunda linha de Van Aert. O belga foi seguido por Mees Hendrikx (Crelan – Fristads) e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions). Van der Poel também teve um forte arranque e o neerlandês estava a fechar o pequeno espaço de vantagem do trio da frente. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) falhou o arranque e o britânico foi para fora do top25 e tinha muito para recuperar.
Na segunda volta, Van der Poel atacou e ficou isolado na frente da corrida com 9s de vantagem sobre Van Aert e Van der Haar. Vanthourenhout e Laurens Sweeck (Pauwels Sauzen – Bingoal) não estavam muito longe dos dois perseguidores. Na terceira volta, Van Aert e Vanthourenhout largaram Sweeck e Van der Haar e os dois tentavam alcançar Van der Poel.
Na quinta volta, Van Aert largou Vanthourenhout e tentava alcançar Van der Poel que tinha cerca de 15s de vantagem para o belga. Na sexta volta, a prova ficou decidida após uma queda de Van Aert na zona de barreiras. Van der Poel fez uma última volta bastante tranquila e o neerlandês conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Van Aert foi segundo a 23s mas o belga ainda não está na sua força máxima. Vanthourenhout aguentou o forte ritmo de Sweeck e foi terceiro a 34s. Pidcock fez uma boa recuperação e o britânico foi 8º a 1:14.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma grande vitória de Fem Van Empel que conquistou a sua quinta vitória na Taça do Mundo de CX 2022/2023. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) e Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) por 34s e 1:12, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Pieterse e Van Empel. No final da primeira volta, Pieterse e Van Empel comandavam a corrida com uma vantagem de cerca de 8s sobre Van Anrooij. Na segunda volta, Van Anrooij tentava fazer a ponte para a frente da corrida mas a neerlandesa acabou por cometer um erro. Na frente da corrida, Van Empel aumentava o ritmo.
Na terceira volta, no setor de areia, Pieterse cometeu um erro e Van Empel ficou isolada na frente da corrida. Volta após volta, Van Empel foi aumentando a sua vantagem sobre Pieterse para conquistar assim a sua nona vitória da temporada. Pieterse foi segunda a 34s e Van Anrooij terceira a 1:12. Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) não teve tão bem na parte inicial da prova mas a neerlandesa fez uma boa recuperação e foi quarta a 1:30. Blanka Vas (Team SD Worx) não esteve nos seus melhores dias e a húngara foi apenas 14º a 4:05. Pauline Ferrand-Prevot (Ineos Grenadiers) também participou na prova de hoje mas a francesa acabou por abandonar a prova.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: TFoto