A star is born! Matthew Richardson é a mais brilhante das estrelas que vencem a Track Champions League!

A ronda final da Track Champions League trouxe muita emoção ao Lee Valley VeloPark de Londres, coroando os novos vencedores desta competição que volta a apresentar um formato muitíssimo interessante com os melhores nomes da pista!

Sprint Masculino

Harrie Lavreysen abriu com uma vitória no Sprint!

Foi com o Sprint Masculino que se abriu este dia final de Track Champions League, numa manga inicial que viu todos os principais favoritos passarem à meia final. Na meia final, Matthew Richardson e Harrie Lavreysen tiveram de suar para se conseguirem apurar, mas a chegada dos dois à grande final foi inevitável. Na grande final, Lavreysen saiu na frente, e controlou na perfeição o seu adversário! O arranque do Campeão Mundial foi devastador, com Lavreysen a abrir um pequeno espaço que se revelou o suficiente a vitória. Richardson ainda conseguiu encostar, mas não saiu da última curva com a vantagem suficiente para vencer. Com o triunfo, Lavreysen voltou ao comando da geral, com um único ponto de vantagem sobre o seu adversário.

Keirin Feminino

Martha Bayona ressurgiu com nova vitória no Keirin!

No Keirin Feminino, o destaque de abertura aconteceu pela negativa, com a canadiana Kelsey Mitchell, segunda na geral da competição, a ficar fora da final, e à mercê de entregar o título a Mathilde Gros a uma corrida do fim. A ucraniana Olena Starikova também ficou de fora, com a francesa Taky Marie-Divine Kouame, e a neerlandesa Hetty van de Wouw a chegarem à corrida decisiva. Na final, Mathilde Gros voltou a tentar assumir a corrida desde cedo, mas a estratégia correu-lhe mal novamente, com a francesa a ser sexta perante a vitória da colombiana Martha Bayona à frente da neerlandesa Shanne Braspenninckx. A francesa permaneceu no comando, mas agora com apenas 8pts de vantagem.

Scratch Feminino

Chloe Moran surpreendeu e conquistou o Scratch!

Na corrida de Scratch, uma vez mais, foram as ciclistas mais atrasadas na geral a fazer a diferença, com a australiana Chloe Moran a escapar com a canadiana Sarah van Dam, e a assegurar a vitória na volta final! Na luta pela terceira posição, ao sprint no pelotão, a britânica Katie Archibald voltou a levar a melhor, com a líder da geral, a estaduindense Jennifer Valente, a ser quarta, e a chegar à corrida final com 6pts de vantagem, precisando apenas do top3 para assegurar a vitória nesta Champions League!

Scratch Masculino

Mark Stewart deu aos da casa uma grande vitória no Scratch!

A corrida de Scratch masculina prometia espetáculo com a geral completamente em aberto, e desde cedo as 20 voltas ao Lee Valley VeloPark forma atacadas. Todos os candidatos se procuraram mexer para ganhar espaço e vencer a corrida, e foi com o contra-ataque do líder da geral, Sebastian Mora, a 3 voltas do fim, que tudo se decidiu. A movimentação do espanhol podia ter sido decisiva, mas atrás de si surgiram os britânicos e um neerlandês, com Mark Stewart a conquistar uma importantíssima vitória na luta pela geral, que levou os adeptos da casa ao rubro! O neerlandês Matthijs Buchli foi segundo, e o britânico Oliver Wood terceiro, roubando dois pontos a Mora sobre o risco de meta. O espanhol permaneceu na liderança da geral, mas com apenas 4pts sobre Claudio Imhof, 5pts sobre Stewart e 9pts sobre Guillemette.

Eliminação Feminina

Katie Archibald venceu a Eliminação numa corrida consagração da grande ciclista da casa!

A corrida de Eliminação Feminina começou a grande intensidade, com Jennifer Valente a ficar próxima de ser eliminada ainda cedo, mas a escapar subtilmente. A líder da corrida subiu depois no pelotão para se proteger, e a corrida seguiu a um ritmo elevado. A líder da corrida procurava eliminar adversárias por fora, para garantir a sua presença nas últimas ciclistas, enquanto a sua adversária, Katie Archibald, comandava o pelotão com um ritmo elevado. Com seis ciclistas em prova, Archibald procurou descair para eliminar Valente, precisando de ganhar e de ver a líder ficar fora das três primeiras. Archibald atacou com cinco ciclistas em pista, mas Anita Stenberg quebrou e logo a seguir também Michaela Drummond. Valente havia assegurado o top3 e a vitória final, mas as duas iam discutir a vitória na última corrida. A canadiana Maggie Coles-Lyster não tinha pernas para acompanhar as duas, e voltava a ser terceira. Valente acabou depois por abdicar, sabendo que tinha ganho a geral, enquanto Archibald teve uma volta de consagração, para alegria do público da casa, que aplaudia de pé a sua campeã, desta vez batida por Valente na geral, mas alcançando a vitória em Eliminação!

Eliminação Masculina

Oliver Wood venceu a prova de Eliminação com uma recuperação épica!

Na decisiva corrida de Eliminação, o líder da geral, Sebastian Mora, começou na dianteira, assumindo as despesas da corrida, de modo a evitar surpresas. Alguns dos adversários tentaram surpreendê-lo por várias vezes, mas o espanhol, experiente, foi evitando a traseira do grupo. O primeiro eliminado entre os candidatos acabou por ser Mathias Guillemette, em 12º, ficando assim afastado do pódio da geral. Já dentro do top10, foram os britânicos a deixarem-se adormecer, com William Perrett a ser o aperitivo da eliminação de Mark Stewart, no oitavo posto, a retirar-lhe a possibilidade de vitória final, mas a garantir-lhe ainda assim o pódio. A luta era entre Mora e Claudio Imhof, e os dois chegaram ao top4, mas o espanhol não foi capaz de aguentar e fechou no quarto posto, com o seu adversário direto ainda em pista. Imhof sabia que Matthijs Buchli estava no limite e acelerou, para garantir a vitória na geral final, o que conseguia desde já com o segundo posto, apesar da igualdade matemática. Imhof ainda tentou ganhar desde longe, mas Oliver Wood foi empurrado pelos seus adeptos, e fez uma recuperação imaculada na última volta para vencer a última corrida em casa!

Keirin Masculino

Matthew Richardson venceu o Keirin para conquistar a Track Champions League!

No Keirin masculino, as eliminatórias não trouxeram grandes surpresas, com Stefan Boetticher, Harrie Lavreysen e Matthew Richardson a alcançarem a final. O australiano foi quem teve a eliminatória mais complicada, com Jeffrey Hoogland a procurar surpreender e obrigar Richardson a gastar forças para alcançar a final. Os dois conseguiram passar, e a vantagem teórica caía para Lavreysen, já que era o único com um compatriota na final. Na decisão do último vencedor desta Track Champions League, foi Stefan Boetticher a tentar surpreender e a arrancar a duas voltas do fim. Lavreysen lançou-se na roda do alemão, na tentativa de fazer a diferença e fechar o adversário, mas Matthew Richardson aguentou e foi mais forte, para superar Lavreysen na reta da meta e conquistar assim a Track Champions League, numa vitória histórica sobre o dominador Harrie Lavreysen!

Sprint Feminino

Mathilde Gros venceu o Sprint na sua consagração como a grande vencedora da velocidade!

No Sprint feminino, cinco ciclistas entraram em competição com a possibilidade de matematicamente poderem vencer a geral. A única eliminada foi a neerlandesa Steffie van der Peet, mas a vantagem teórica caiu do lado de Mathilde Gros, já que as restantes três se encontrariam na meia final e apenas uma poderia alcançar a final. A primeira meia final foi mesmo a da Campeã Mundial, que com grande categoria arrecadou a vitória e se consagrou como a grande vencedora desta Champions League com o apuramento para a final! Na segunda meia final, Kelsey Mitchell levou a melhor e assegurou a segunda posição na geral. Na final, Mitchell procurou surpreender, mas a garra da Campeã Mundial valeu-lhe mais uma grande vitória, na sua consagração como a melhor velocista desta Track Champions League!

Gerais Finais

Matthew Richardson, Mathilde Gros, Claudio Imhof e Jennifer Valente, os quatro vencedores da segunda edição da Track Champions League!

Nos Velocistas, Matthew Richardson faz história, bate Harrie Lavreysen e é o grande vencedor da competição, com 183pts, perante os 181pts do neerlandês, enquanto Stefan Boetticher fecha em terceiro, com 136pts. Do lado feminino, Mathilde Gros é a grande vencedora, com 140 pontos, perante os 127pts de Kelsey Mitchell e os 122 de Shanne Braspenninckx.

O sorriso mais brilhante da noite de Londres espelha todo o signficado da vitória na Track Champions League!

No Endurance, Jennifer Valente é a grande vencedora da UCI Track Champions League, terminando com 161pts, perante os 158pts de Katie Archibald. Coles-Lyster foi terceira, com 110pts. Do lado masculino, Claudio Imhof é o grande vencedor, com 125pts, os mesmos de Sebastian Mora que fechou em segundo. Mark Stewart foi terceiro, com 115pts.

Fotos: UCI Track Champions League

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock