Mathieu van der Poel conquista Paris-Roubaix pelo terceiro ano consecutivo!

O neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu, o terceiro Monumento da temporada, a Paris-Roubaix, uma clássica de 259km entre Compiègne e Roubaix, após isolar-se a 38km da meta. O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) estreou-se em Roubaix com um segundo lugar a 1:18. O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) fechou o pódio a 2:11. van der Poel conquistou o seu oitavo monumento e juntou-se a Francesco Moser e Octave Lapize como os únicos ciclistas a vencerem a Paris-Roubaix por três vezes de forma consecutiva.

Fuga consegue formar-se e quedas começam a ter impacto

A Paris-Roubaix começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 22, Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Oier Lazkano (Red Bull – Bora – hansgrohe), Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility), Jonas Rutsch (Intermarché – Wanty), Max Walker (EF Education – EasyPost), Jelte Krijnsen (Team Jayco-AlUla), Jasper de Buyst (Lotto), Rory Townsend (Q36.5 Pro Cycling Team) e Abram Stockman (Unibet Tietema Rockets) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Krijnsen cedeu e foi alcançado. A fuga conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

Ao km 87, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) ficaram envolvidas numa queda. Van Aert rapidamente reentrou no pelotão, mas não iria ser fácil recuperar posições nos primeiros setores de pavê. Poucos kms depois, Jasper Stuyven (Lidl – Trek) ficou também envolvido numa queda.

Quedas sucedem e o pelotão começa a partir

Ao km 97, Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) sofreram uma queda. Philipsen rapidamente remontou na bicicleta, mas Pithie foi obrigado a abandonar. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) teve um problema mecânico e o italiano estava agora cortado num pequeno grupo com Philipsen. O português António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) também estava nesse grupo.

António Morgado fechou no top25 no seu segundo Paris-Roubaix (Foto: SprintCyclingAgency)
António Morgado fechou no top25 no seu segundo Paris-Roubaix (Foto: SprintCyclingAgency)

A 129km do fim, o grupo de Ganna e Philipsen conseguiu reentrar no pelotão. 10km depois, Gianni Vermeersch sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. Os ciclistas estavam a aproximar-se de uma fase importante da corrida e as equipas dos principais ciclistas lutavam pela frente do pelotão. A 102km do fim, Tadej Pogacar aumentou o ritmo no pelotão que acabou por partir. Van Aert chegou a ficar cortado, mas conseguiu reentrar no reduzido pelotão, 7km depois.

Forte trio consegue isolar-se e azar para Mads Pedersen

A 93km do fim, o reduzido pelotão alcançou a fuga do dia, mas Wout Van Aert e Stefan Kung (Groupama – FDJ) ficaram cortados. 6km depois, van der Poel atacou e foi apenas seguido por Pogacar, Philipsen, Mads Pedersen e Stefan Bissegger (Decathlon AG2R La Mondiale). A cerca de 82km do fim, o grupo de Kung e Van Aert chegou ao grupo perseguidor. 10km depois, em novo setor de pavê, Pogacar atacou e foi apenas seguido por van der Poel. Pedersen também ia seguir o ataque do esloveno, mas acabou por sofrer um furo. Bissegger seguia com Philipsen, mas o suíço também acabou por ceder por causa de um furo.

A 68km do fim, Philipsen chegou a van der Poel e Pogacar. Os três tinham 40s de vantagem sobre Bissegger e 55s sobre Pedersen, Van Aert e Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike), Kung, Mike Teunissen (XDS Astana Team), Hoelgaard, Rutsch, Tim van Dijke (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Florian Vermeersch. 3km depois, Bissegger foi alcançado pelo grupo de Van aert e Pedersen. Poucos kms depois, Van Dijke, Teunissen e Kung furaram e perderam o contacto com o grupo perseguidor.

Tadej Pogacar estreou-se em grande na Paris-Roubaix (Foto: SprintCyclingAgency)
Tadej Pogacar estreou-se em grande na Paris-Roubaix (Foto: SprintCyclingAgency)

Mathieu van der Poel aproveita erro de Tadej Pogacar

A 46km da meta, Pogacar acelerou e Philipsen deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. Brennan também perdeu o contacto com o grupo perseguidor. 8km depois, Pogacar cometeu um erro e acabou por sofrer uma queda. O esloveno teve de trocar de bicicleta e estava agora a cerca de 20s de van der Poel.

A 33km da meta, Philipsen foi alcançado por Florian Vermeersch, van Aert, Hoelgaard, Rutsch, Pedersen e Bissegger. 10km depois, Pogacar teve de trocar mais uma vez de bicicleta e a vantagem de van der Poel aumentou para os 45s. van Aert, Pedersen e Florian Vermeersch saltaram do terceiro grupo e lutavam agora os três pelo último lugar do pódio. A 15km da meta, van der Poel sofreu um furo e teve de trocar de bicicleta, mas o neerlandês já tinha agora uma vantagem de mais de 1:00.

Histórico van der Poel em Roubaix

Mathieu van der Poel manteve o seu ritmo e fez assim história ao conquistar a Paris-Roubaix pelo terceiro ano consecutivo. Tadej Pogacar voltou a mostrar o seu grande talento ao no seu ano de estreia no Inferno do Norte conseguir ser segundo a 1:18. Mads Pedersen não deu hipótese ao sprint frente a Wout Van Aert e Florian Vermeersch para completar assim o pódio a 2:11.

Mads Pedersen impôs-se no sprint pelo terceiro posto (Foto: Getty Images)
Mads Pedersen impôs-se no sprint pelo terceiro posto (Foto: Getty Images)

Jonas Rutsch fez uma grande corrida em fuga e conseguiu bater ao sprint Stefan Bissegger para ser sexto a 3:46. Markus Hoelgaard também se mostrou muito bem na fuga e foi oitavo a 3:46. Jasper Philipsen quebrou bastante nos kms finais e foi ultrapassado por Fred Wright (Bahrain Victorious) e Laurenz Rex (Intermarché – Wanty) que foram 9º e 10º, respetivamente.

Depois de um início difícil da corrida, António Morgado ainda se mostrou muito bem e conseguiu terminar em 24º a 5:41.

O pódio da Paris-Roubaix com Tadej Pogacar, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen (Foto: Getty Images)
O pódio da Paris-Roubaix com Tadej Pogacar, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Paris-Roubaix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock