João Almeida vence etapa rainha e conquista Itzulia Basque Country!

O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) venceu a última etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 153km com partida e chegada em Eibar, batendo ao sprint o espanhol Enric Mas (Movistar Team). O irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) fez mais uma grande etapa em fuga e fechou o pódio a 13s. Almeida bisou assim na etapa rainha e conquistou a sua segunda corrida por etapas no World Tour na Itzulia Basque Country!

Grande fuga consegue formar-se

A última etapa da Itzulia Basque Country começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 13, Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale) foi o primeiro a passar no alto. 6km depois, Axel Laurance (Ineos Grenadiers), Bauke Mollema (Lidl – Trek), Ben Healy, Finlay Pickering (Bahrain Victorious), Sergio Samitier (Cofidis), Callum Scotson e Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Daniel Martinez (Red Bull – Bora – hansgrohe), Pablo Castrillo e Gregor Muhlberger (Movistar Team), Jordan Jegat (TotalEnergies), Guillermo Martinez (Team Picnic PostNL), Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) atacaram e formaram a fuga do dia.

Por volta do km 21, Ion Izagirre (Cofidis), Warren Barguil (Team Picnic PostNL), Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Unai Iribar (Equipo Kern Pharma), Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) e Christopher Juul-Jensen e Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) fizeram a ponte para o grupo da frente. 4km depois, Armirail foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. De Pretto e Vervaeke cederam e foram ambos alcançados.

Fuga acaba por partir

Ao km 46, na terceira contagem do dia, Armirail foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, o francês atacou e isolou-se na frente da corrida. O grupo perseguidor partiu e Healy, Jegat, Mollema, Pickering, Izagirre, Scotson, Daniel Martinez, Barguil, Guillermo Martinez, Grégoire, Kuss e Hirschi seguiam a 35s de Armirail. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão que estava a 2:30 da frente da corrida.

Ao km 68, Armirail conquistou a pontuação máxima na quarta contagem do dia. Healy, Jegat e Daniel Martinez saltaram do pelotão e começavam a fechar o espaço para o francês. A 77km do fim, Armirail esperou pelos três perseguidores. 4km depois, Hirschi, Mollema, Barguil, Grégoire, Guillermo Martinez, Scotson e Izagirre juntaram-se também ao grupo da frente.

Ben Healy isola-se e João Almeida mexe na corrida

A 65km do fim, na quinta contagem do dia, Armirail foi novamente o primeiro a passar no alto. 6km depois, a descer, Hirschi atacou e conseguiu um pequeno espaço. A 50km do fim, Izagirre, Armirail, Scotson, Daniel Martinez, Healy, Jegat, Barguil, Guillermo Martinez e Grégoire fizeram a ponte para o suíço. 4km depois, Jegat conquistou a bonificação máxima no sprint intermédio do dia. Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) ficou envolvido numa queda e perdeu o contacto com o pelotão. O alemão ainda teve de trocar de bicicleta duas vezes e não ia ser fácil reentrar no pelotão, pois o ritmo era forte.

A 43km do fim, Ben Healy e Daniel Martinez atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Jordan Jegat ficou em posição intermédia e tentava a solo chegar aos dois. 2km depois, Daniel Martinez deixou de ter capacidade para seguir Healy. A UAE Team Emirates – XRG acelerou no pelotão que começou a partir.

A 39km do fim, João Almeida atacou e foi seguido por Enric Mas. Jegat foi alcançado pelo português e o espanhol. 1km depois, Healy foi o primeiro a passar no alto da sexta contagem do dia. Mattias Skjelmose e Thibau Nys (Lidl – Trek) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) conseguiu também juntar-se ao grupo de Almeida. Poucos kms depois, Marc Soler (UAE Team Emirates – XRG) também chegou ao grupo do português e assumiu o comando para tentar alcançar Healy. Daniel Martinez ficou à espera de Lipowitz para ajudar o alemão a tentar reentrar no reduzido pelotão.

Ben Healy é alcançado pelo grupo de João Almeida

A 27km da meta, Healy conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. 6km depois, o irlandês foi alcançado pelo grupo de João Almeida. A 19km da meta, o português atacou e foi seguido por Mas e Skjelmose. Poucos kms depois, Del Toro, Healy e Jegat reentraram novamente no grupo da frente. Guillaume Martin (Groupama – FDJ) atacou e tentava ainda chegar ao grupo da frente. Florian Lipowitz conseguiu reentrar no reduzido pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step e estava a mais de 1:00 da frente da corrida.

A 16km da meta, Skjelmose sofreu uma queda. O dinamarquês conseguiu remontar na bicicleta, mas acabou por ser alcançado pelo pelotão. Alex Aranburu (Cofidis) saltou do pelotão a descer e fez a ponte para Martin. 3km depois, Mas acelerou e Del Toro e Jegat acabaram por ceder. A 8km da meta, Del Toro conseguiu reentrar no grupo da frente. Jegat recebeu a companhia de Aranburu e Martin.

João Almeida histórico em Eibar

A cerca de 5km da meta, Enric Mas atacou e foi apenas seguido por João Almeida. Os dois seguiram juntos até à linha de meta em Eibar e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Almeida lançou o sprint final com Mas na sua roda. O espanhol não teve capacidade para passar o português que bisou assim na etapa final da Itzulia Basque Country. Ben Healy ainda conseguiu largar Isaac Del Toro, nos útimos kms, para ser terceiro a 13s. Alex Aranburu chegou com Jordan Jegat a 58s. Simone Velasco (XDS Astana Team) impôs-se ao sprint no pelotão para ser sétimo a 1:19.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 63º a 6:26. Na geral, o português foi 32º a 21:32.

João Almeida conquistou assim a maior vitória da sua carreira na Itzulia Basque Country, batendo Enric Mas por 1:52 e Max Schachmann (Soudal Quick-Step) por 1:59. O português também venceu a classificação por pontos. Bruno Armirail conquistou a montanha e Isaac Del Toro a juventude.

O pódio final da Itzulia Basque Country com Enric Mas, João Almeida e Max Schachmann (Foto: Getty Images)
O pódio final da Itzulia Basque Country com Enric Mas, João Almeida e Max Schachmann (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock