Wout Van Aert em busca do tão desejado triunfo na Paris-Roubaix!
Um dos dias mais esperados para os fanáticos do ciclismo chegou! Hoje é dia de Paris-Roubaix, o Inferno do Norte. É no Inferno de Roubaix que encontramos a maior das clássicas, aquela que imortalizada lendas e figuras históricas. Em 2023 e 2024, a vitória sorriu a Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck), que estará presente para defender o seu título. Irá o neerlandês fazer história ao vencer pelo terceiro ano consecutivo ou será a corrida em que Wout Van Aert (Team Visma | Leasea Bike) volta a vencer um Monumento?
Perfil
A 122ª edição da Paris-Roubaix apresenta um percurso de 259km entre Compiègne e Roubaix. A corrida contará com 30 setores de pavê. Nestes 30 setores, vários ataques prometem acontecer, mas também irão acontecer várias quedas, furos e problemas mecânicos. Está prevista chuva durante grande parte da manhã e isto deverá dificultar ainda mais as passagens nos setores de pavê.
Os míticos Trouee d’Arenberg, Mons-en-Pevele e Carrefour de l’Arbre, são pontos chaves da corrida e estão situados a 95.1km, 48.4km e 16.9km do fim, respetivamente. Os setores de quatro estrelas, o Quiévy à Saint-Python, o Haveluy à Wallers, o Hornaing à Wandignies, o Tilloy à Sars-et-Rosières, o Auchy-lez-Orchies à Bersée e o Camphin-en-Pévèle também prometem criar grandes estragos e podem ser outros pontos importantes da corrida.
Como o habitual, a corrida termina no mítico Velódromo de Roubaix. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Wout Van Aert é um dos principais candidatos a vencer a Paris-Roubaix. Depois de um díficil início de temporada, Van Aert conseguiu mostrar-se num excelente nível na Ronde van Vlaanderen. O belga está a subir de forma e tem aqui excelente oportunidade para vingar novamente nos Monumentos.
Mathieu Van der Poel e Mads Pedersen (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Wout Van Aert. Van der Poel pretende juntar mais uma Paris-Roubaix ao seu glorioso palmarés. O neerlandês não esteve no seu melhor na Ronde van Vlanderen, mas pode muito bem conquistar o seu segundo Monumento da temporada em Roubaix. Pedersen está na melhor forma da sua carreira. O dinamarquês tem uma corrida perfeita para si e pode muito bem ser o mais forte no final do dia.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) está num grande momento de forma, mas tem aqui um enorme teste pela frente. O esloveno já mostrou ser capaz de ser o mais forte em qualquer tipo de corrida e de certeza que vai mexer para tentar fazer história. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) também estão num bom momento. A Paris-Roubaix é perfeita para as características de ambos e nenhum dos dois deve ser descartado da luta pela vitória.
Jasper Stuyven é mais uma arma da Lidl – Trek para o dia de hoje. O belga tem se mostrado num excelente nível no pavê e é capaz de conseguir mais um grande resultado. Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuninck) dá-se muito bem nesta clássica. O belga é capaz de estar ao serviço de Mathieu van der Poel, mas mesmo assim já mostrou ser capaz de seguir com os melhores nos momentos decisivos da corrida.
Jasper Philipsen (Alpecin – Dececuninck) foi segundo nas duas últimas edições. O belga parece estar longe do seu melhor nível, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pelo pódio. Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe) parece estar a subir de forma. O neozelandês ainda não está 100% ambientado à sua nova equipa, mas mesmo assim, já mostrou dar-se bem neste tipo de corridas e poderá conseguir um excelente resultado.
Nota ainda para Florian Vermeersch e Nils Politt (UAE Team Emirates – XRG), Matthew Brennan e Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike), Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) e Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel e Mads Pedersen
⭐⭐⭐ Tadej Pogacar, Filippo Ganna e Stefan Kung
⭐⭐ Jasper Stuyven, Gianni Vermeersch, Jasper Philipsen e Laurence Pithie
⭐ Florian Vermeersch, Nils Politt, Matthew Brennan, Dylan Van Baarle, Joshua Tarling e Soren Waerenskjold
Portugueses em prova
António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) é o único português presente e estará com o dorsal #25.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport a partir das 9h30!
Foto de Capa: Cor Vos