Pauline Ferrand-Prevot faz história e regressa às vitórias na Paris-Roubaix!

A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) venceu a Paris-Roubaix, uma clássica de 148.5km entre Denain e Roubaix, após isolar-se a 19km da meta. A italiana Letizia Borghesi (EF Education – Oatly) foi segunda a 58s e a neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) fechou o pódio a 1:01. Ferrand-Prevot conquistou o seu primeiro monumento e tornou-se na primeira francesa a vencer a Paris-Roubaix Femmes!

Fuga consegue formar-se, mas não ganha grande espaço

A Paris-Roubaix Femmes começou com um ritmo alto. Ao km 17, os primeiros ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. 13km depois, Aurela Nerlo (Winspace Orange Seal) e Quinty Ton (Liv AlUla Jayco) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Carys Lloyd (Movistar Team) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso. As duas da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.

A 76km do fim, o ritmo do pelotão era elevado e várias ciclistas começavam a perder o contacto. Letizia Borghesi sofreu um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no pelotão. 5km depois, Ellen Van Dijk (Lidl – Trek) saltou do pelotão e começava a fechar o espaço para a fuga do dia. A 68km do fim, Cat Ferguson (Movistar Team) sofreu uma queda feia na saída de um setor de pavê e foi obrigada a abandonar. Logo a seguir, alguns echelons aconteceram no pelotão, mas tudo rapidamente se voltou a juntar.

Favoritas começam a mexer na corrida

A 62km do fim, Ellen Van Dijk fez a ponte para Aurelo Nerlo e Quinty Ton. Pfeiffer Georgi (Team Picnic PostNL) teve de trocar de bicicleta numa altura importante da corrida e perseguia a solo o pelotão. 2km depois, Nerlo deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançada.

A 55km do fim, Van Dijk aumentou o ritmo e isolou-se na frente da corrida. O pelotão partiu por causa de uma queda na qual ficou envolvida Pauline Ferrand-Prevot, mas a francesa rapidamente remontou na bicicleta. Lotte Kopecky e Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) aproveitaram para mexer na corrida e fizeram a ponte para Van Dijk. A 52km do fim, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) juntou-se também ao grupo da frente. 2km depois, Alison Jackson (EF Education – Oatly), Chloé Dygert (Canyon//SRAM zondacrypto), Jelena Eric (Movistar Team) e Romy Kasper (Human Powered Health) chegaram também à frente da corrida.

Grupo de Pauline Ferrand-Prevot e Elisa Balsamo chega à frente da corrida

A 45km do fim, Kopecky acelerou e foi apenas seguida por Vos. 2km depois, Wiebes, Jackson, Dygert e Eric juntaram-se novamente ao grupo da frente. Van Dijk não teve capacidade para seguir e esperou pelo pelotão para ajudar a sua líder Elisa Balsamo (Lidl – Trek). Georgi continua a persegui a solo e estava perto de reentrar no reduzido pelotão.

A cooperação entre as seis da frente nunca foi a ideal e, a 36km do fim, receberam a companhia de Balsamo, Van Dijk e Emma Norsgaard (Lidl – Trek), Jade Wiel, Marie Le Net e Elise Chabbey (FDJ-Suez), Zoe Backstedt e Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto), Sophie Von Berswordt e Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike), Letizia Borghesi, Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility), Lara Gillespie (UAE Team ADQ) e Romy Kasper. 2km depois, Pfeiffer Georgi fez uma grande recuperação e conseguiu chegar a solo ao grupo da frente.

Super Pauline Ferrand-Prevot em Roubaix

A 32km da meta, Emma Norsgaard atacou e conseguiu isolar-se com uma vantagem de 30s. 7km depois, Pauline Ferrand-Prevot aproveitou a marcação no reduzido pelotão para atacar e a solo tentava chegar a Norsgaard. A 23km da meta, a francesa fez a ponte para a dinamarquesa. 4km depois, Ferrand-Prevot aumentou o ritmo em novo setor de pavê e Norsgaard deixou de ter capacidade para a seguir. Lotte Kopecky comandava o pelotão e mostrava-se ao serviço de Lorena Wiebes.

A 8km da meta, Norsgaard foi alcançada pelo reduzido pelotão, que estava a 50s de Ferrand-Prevot. Poucos metros depois, o azar de Pfeiffer Georgi continuava com a britânica a sofrer uma queda que a tirou assim da luta pelo pódio. A 4km da meta, ataques começaram a acontecer no reduzido pelotão e um grupo composto por Lorena Wiebes, Marianne Vos, Letizia Borghesi, Alison Jackson, Elise Chabbey, Chloé Dygert e Maria Giulia Confalonieri lutava agora pela segunda posição. Kopecky desligou-se completamente da corrida.

Pauline Ferrand-Prevot manteve o seu ritmo e tornou-se assim na primeira ciclista francesa da história a vencer a Paris-Roubaix Femmes. Nos kms finais, Letizia Borghesi confirmou o seu grande momento de forma ao sair do grupo perseguidor para ser segunda a 58s. Lorena Wiebes conseguiu bater ao sprint Marianne Vos para fechar o pódio a 1:01. Alison Jackson fechou o grande dia da EF Education – Oatly ao fechar o top5.

Pauline Ferrand-Prevot levou o Velódromo de Roubaix ao rubro (Foto: Cor Vos)
Pauline Ferrand-Prevot levou o Velódromo de Roubaix ao rubro (Foto: Cor Vos)
O pódio da Paris-Roubaix Femmes com Letizia Borghesi, Pauline Ferrand-Prevot e Lorena Wiebes (Foto: Getty Images)
O pódio da Paris-Roubaix Femmes com Letizia Borghesi, Pauline Ferrand-Prevot e Lorena Wiebes (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock