Alessandro Covi regressa aos triunfos e é o primeiro líder do Giro d’Abruzzo!

O italiano Alessandro Covi (UAE Team Emirates – XRG) venceu a primeira etapa do Giro d’Abruzzo, uma ligação de 151km entre Scerni e Crecchio, batendo ao sprint os seus compatriotas Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Alessandro Fancellu (JCL Team Ukyo). Covi regressou às vitórias quase 3 anos depois e é assim o primeiro líder da geral.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A primeira etapa do Giro d’Abruzzo começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Cristian Remelli (General Store – Essegibi – F.Lli Curia), Diego Bracalente (MBH Bank Ballan CSB) e Matteo Zurlo (S.C. Padovani Polo Cherry Bank) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Sampo Malinen (Monzon – Incolor – Gub) tentou fazer a ponte para a frente da corrida, mas não teve sucesso. O trio da frente conseguiu uma vantagem de 5:30 sobre o pelotão.

Ao km 69, na única contagem do dia, Matteo Zurlo foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia ainda tinha uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. A 66km do fim, Cristian Remeli perdeu o contacto com o grupo da frente por causa de uma queda e foi alcançado. 16km depois, no sprint intermédio do dia, Zurlo conquistou a pontuação máxima. David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team) ainda conquistou 1s de bonificação.

Fuga alcançada e fortes nomes começam a mexer na corrida

A 33km do fim, a fuga do dia foi alcançada. A UAE Team Emirates – XRG impunha um forte ritmo e o pelotão começava a partir. O principal candidato para o dia de hoje Stephen Williams (Israel – Premier Tech Academy) era um das vítimas do forte ritmo no pelotão. 5km depois, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG), Damien Howson e Harm Vanhoucke (Q36.5 Pro Cycling Team), Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Ludovico Crescioli e Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta), Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF- Faizanè) e Luca Cretti (MBH Bank Ballan CSB) formou-se na frente da corrida.

A 15km da meta, Filippo Fiorelli sofreu um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no pelotão que estava a 25s dos oito da frente. 3km depois, Harm Vanhoucke sofreu um problema mecânico e foi alcançado pelo pelotão. A 10km da meta, Ivo Oliveira tirou pé e esperou pelo pelotão. 3km depois, os seis da frente acabaram também por ser alcançados. Logo a seguir, Martin Marcellusi tentou isolar-se na frente da corrida, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.

Sprint imperial de Alessandro Covi

No início da rampa final de 800 metros a 6.6%, Ivo Oliveira impôs um forte ritmo em prol de Alessandro Covi e começou a partir o pelotão. Cerca de 500 metros depois, o português abriu para o lado e o italiano lançou o sprint final. Filippo Fiorelli ainda tentou, mas acabou por não ter capacidade para passar Covi que conquistou assim a etapa 1 do Giro d’Abruzzo! Alessandro Fancellu conseguiu ser mais forte que George Bennett (Israel – Premier Tech Academy) para ser terceiro.

Marco Brenner e Mathys Rondel (Tudor Pro Cycling Team), Valerio Conti (Solution Tech – Vini Fantini) Damien Howson chegaram também com o tempo do vencedor. Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty), Harm Vanhoucke e Ludovico Crescioli perderam 7s, David de la Cruz e Pablo Torres (UAE Team Emirates – XRG) 11s e Louis Meintjes 14s.

Ivo Oliveira fez um grande trabalho no km final e foi 36º a 32s.

Alessandro Covi é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Giro d’Abruzzo. Matteo Zurlo é o primeiro líder da montanha e Alessandro Fancellu da juventude.

Alessandro Covi é o primeiro líder do Giro d'Abruzzo
Alessandro Covi é o primeiro líder do Giro d’Abruzzo

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Giro d’Abruzzo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock