Poderá João Almeida conquistar a Itzulia Basque Country com vitória na etapa rainha?
Disputa-se hoje a última etapa da Itzulia Basque Country que promete um enorme espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A UAE Team Emirates – XRG vai fazer de tudo para defender a liderança de João Almeida, mas equipas como a Red Bull – Bora – hansgrohe e a Movistar Team podem querer partir a corrida. Almeida tem se mostrado num excelente nível e acaba por ser o principal favorito. Poderá o português bisar em Eibar?
Perfil
A última etapa da Itzulia Basque Country apresenta um percurso de 153.6km na cidade de Eibar. O dia contará com três contagens de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria, três contagens de primeira categoria e dois sprints intermédios. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. A primeira metade da corrida é bastante dura e o pelotão é capaz de partir várias vezes por causa de vários ataques.
A 42.1km do fim, os ciclistas entram na Izua, com 4.1km a 9.2%, e poderemos ver ainda mais ataques. 20km depois, a última subida do dia, a Trabakua também é bastante explosiva e deverá marcar ainda mais os ciclistas. Após esta subida, os ciciclitas ainda passam por alguns pequenos muros explosivos que prometem fazer ainda mais dificuldades. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.

Favoritos
João Almeida parte como principal favorito para a etapa rainha da Itzulia Basque Country. Almeida começou muito bem a temporada. O português já venceu uma etapa e poderá vencer mais uma vez no dia de hoje para defender a sua camisola amarela.
Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) são os maiores adversários de João Almeida. Lipowitz também se costuma dar bem neste tipo de etapas. O alemão também está num bom momento e de certeza que vai mexer para tentar conquistar a geral. Skjelmose ainda está a ganhar forma, depois de regressar de lesão. O dinamarquês é ciclista que pode muito bem mexer nas principais dificuldades do dia para tentar vencer a etapa e para subir ao pódio da geral.
Enric Mas (Movistar Team) está um pouco longe do pódio da geral. O espanhol tem evoluído bem neste tipo de corridas e é bem capaz de estar ao ataque para tentar subir lugares na geral. Clément Champoussin (XDS Astana Team) e Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) entraram bem na temporada. Ambos têm se mostrado muito bem neste tipo de jornadas e podem muito bem estar na luta pela vitória.
Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) está a subir de forma. O neerlandês não tem uma jornada propriamente ao seu estilo, mas mesmo assim, poderá conseguir um belo resultado. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) não tem tido a corrida que pretendia. O colombiano procura uma vitória de etapa e de certeza que vai mexer no dia de hoje. Alex Aranburu (Cofidis) e Max Schachmann (Soudal Quick-Step) têm se mostrado num excelente nível. Ambos têm aqui um grande teste pela frente, mas mesmo assim, poderão conseguir estar com os melhores nos momentos decisivos.
Nota ainda para Oscar Onley (Team Picnic PostNL), Guillaume Martin (Groupama – FDJ), Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) e Steff Cras (Team TotalEnergies) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ João Almeida
⭐⭐⭐⭐ Florian Lipowitz e Mattias Skjelmose
⭐⭐⭐ Enric Mas, Clément Champoussin e Ilan Van Wilder
⭐⭐ Wilco Kelderman, Santiago Buitrago, Alex Aranburu e Max Schachmann
⭐ Oscar Onley, Guillaume Martin, Clément Berthet, Isaac Del Toro e Steff Cras
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #1 e #86.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 14h00.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency