Tim Merlier conquista etapa 1 do Paris-Nice e é o primeiro líder da geral!

O belga, Campeão da Europa, Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do Paris-Nice, de 156.1km com partida e chegada em Le Perray-en-Yvelines, batendo ao sprint o francês Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) e o italiano Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team). Merlier somou a sua quinta vitória da temporada e é assim o primeiro camisola amarela.

Aventura da fuga do dia

A primeira etapa do Paris-Nice começou com Alexandre Delettre (Team TotalEnergies) e Samuel Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 5, Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty) fez a ponte para o duo da frente. O pelotão decidiu baixar o ritmo e o trio da frente conseguiu uma vantagem de 2:40. Tim Merlier sofreu um problema mecânico, mas rapidamente reentrou no pelotão.

Ao km 32, na primeira contagem do dia, Delettre foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, o pelotão decidiu aumentar o ritmo e a vantagem da fuga caiu para 1:30. Ao km 70, na segunda contagem do dia, Delettre foi o primeiro a passar no topo. A 62km do fim, Fernandez atacou e foi seguido por Delettre. Van der Hoorn cedeu e foi alcançado. 12km depois, a fuga do dia foi alcançada. Magnus Sheffield, Sam Watson e Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) ficaram envolvidos numa queda, mas os três conseguiram reentrar no pelotão.

Vários ataques na fase final da etapa

A 22km do fim, na última contagem do dia, Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) acelerou e foi seguido por Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike). Os dois foram rapidamente alcançados e Jorgenson foi o primeiro a passar no alto da contagem. 12km depois, no muro do sprint intermédio, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) atacou, mas foi rapidamente alcançado. Logo a seguir, Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) acelerou e somou 6s de bonificação. Jorgenson conquistou 4s de bonificação e Sheffield 2s.

A 8km da meta, Stefan Kung (Groupama – FDJ) tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 1km depois, Joshua Tarling atacou e foi seguido por Matteo Trentin e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek). Os três estavam a colaborar e tinham apenas 10s de vantagem sobre o pelotão.

Sprint imperial de Tim Merlier

A 2.5km da meta, os três da frente foram alcançados. O ritmo da etapa estava elevado com várias equipas a tentarem colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final. A cerca de 150 metros da meta, Tim Merlier lançou o seu sprint e acabou por não dar hipótese para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada na etapa 1 do Paris-Nice. Arnaud Demare foi mais forte que Alberto Dainese e Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG) para ser segundo.

Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) esteve envolvido no sprint final e foi 22º. João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) também chegaram no pelotão e foram 69º e 116º, respetivamente.

Tim Merlier é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Paris-Nice. Magnus Sheffield é o primeiro líder da juventude e Alexandre Delettre da montanha. A XDS Astana Team lidera por equipas.

Tim Merlier é o primeiro camisola amarela do Paris-Nice
Tim Merlier é o primeiro camisola amarela do Paris-Nice

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock