Imogen Wolff triunfa em Hervás! Ellen Van Dijk vence Vuelta Extremadura Féminas!

A britânica Imogen Wolff (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa da Vuelta Extremadura Féminas, uma ligação de 69.2km com partida e chegada em Hervás, batendo ao sprint a campeã norueguesa Mie Ottestad (Uno-X Mobility) e a neerlandesa Ellen Van Dijk (Lidl – Trek). Com apenas 18 anos, Wolff conseguiu estrear-se a vencer como profissional. Com as bonificações conquistadas na meta, Van Dijk garantiu a vitória na classificação geral.

Ritmo alto com vento e chuva a terem impacto na etapa

Inicialmente, a etapa era para ter uma ligação de 107.2km em Hervás com as ciclistas a passarem por duas subidas de primeira categoria. Por causa das condições climatéricas, a organização foi obrigada a mudar o percurso para 69.2km com as ciclistas a passarem apenas por uma subida de terceira categoria.

A última etapa da Vuelta Extremadura Féminas começou com um ritmo alto. Nenhuma ciclista tentou sair do pelotão, pois a chuva e o vento estavam a deixar a corrida bastante dura. Ao km 33, no primeiro sprint intermédio do dia, Maeva Squiban (UAE Team ADQ) conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.

Nova chegada ao sprint para fechar as contas da Vuelta Extremadura Féminas

A 11km do fim, na contagem do dia, Mie Ottestad foi a primeira a passar no topo. O ritmo da etapa era elevado e o pelotão estava reduzido a cerca de 30 ciclistas. 2km depois, no último sprint intermédio do dia, Imogen Wolff assegurou a pontuação máxima. Ottestad ainda conquistou 2s de bonificação. A Lidl – Trek assumiu o comando e não deixava nenhuma ciclista ganhar um espaço importante.

Nos metros finais, Imogen Wolff lançou o sprint final. Mie Ottestad tentou responder à britânica, mas acabou por não ter capacidade para passar Wolff que estreou-se assim a vencer como profissional na etapa final da Vuelta Extremadura Féminas. Ellen Van Dijk conseguiu completar o pódio, após ser mais forte que Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi).

Raquel Queirós (Atum General – Tavira – SC Farense) foi a melhor portuguesa e terminou na 24ª posição a 12s. Raquel Dias (Team Farto – Kiroot) foi 68ª a 5:33, Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco – IHS) 70ª a 10:52 e Beatriz Roxo (Cantabria Rio Miera) 81ª a 16:27. Na geral, Raquel Queirós foi também a melhor portuguesa e foi 31ª a 4:18. Ana Caramelo foi 64ª a 20:03, Beatriz Roxo 75ª a 27:18 e Raquel Dias 82ª a 42:11.

Ellen Van Dijk é assim a grande vencedora da Vuelta Extremadura Féminas, batendo Mie Ottestad por 2s e Greta Marturano (UAE Team ADQ) por 29s. Mie Ottestad venceu os pontos e Imogen Wolff a juventude. Maeva Squiban venceu a montanha e os sprints intermédios. A UAE Team ADQ foi a melhor equipa.

O pódio da Vuelta Extremadura Féminas com Greta Marturano, Ellen Van Dijk e Mie Ottestad
O pódio da Vuelta Extremadura Féminas com Greta Marturano, Ellen Van Dijk e Mie Ottestad

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock