Poderá Mads Pedersen regressar aos triunfos no World Tour na etapa 1 do Paris-Nice?

Depois do UAE Tour, as corrida por etapas estão de regresso ao calendário World Tour com o Paris-Nice! A 83ª edição da prova francesa conta com um pelotão de luxo que promete dar um grande espetáculo na luta pelas etapas e classificação geral. Em 2024, a vitória sorriu a Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike). O americano estará presente para defender o seu título, mas desta vez conta com Jonas Vingegaard na sua equipa e poderá estar ao serviço do dinamarquês.

Perfil

A primeira etapa do Paris-Nice apresenta um percurso de 156.1km com partida e chegada em Le Perray-en-Yvelines. O dia contará com três sprints intermédios e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo alto, mas a fuga não deverá ter dificuldades em formar-se. Os sprinters têm esta etapa marcada, mas poderemos ter várias equipas a acelerar nas curtas subidas explosivas.

A 22km do fim, os ciclistas passam pela última vez no Côte de Villiers-Saint-Frédéric, com 1.2km a 7%. O ritmo poderá aumentar para deixar os sprinters puros em dificuldades. 12km depois, o sprint intermédio é no muro de 1km a 6.2%. O ritmo também promete ser elevado e ataques poderão acontecer por causas das bonificações. Mesmo assim, deveremos ter uma chegada ao sprint entre os sprinters presentes no pelotão.

O perfil da etapa 1 do Paris-Nice
O perfil da etapa 1 do Paris-Nice

Favoritos

Mads Pedersen (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 1 do Paris-Nice. Pedersen teve um início de ano afetado por uma doença, mas já teve tempo para recuperar a 100%. O dinamarquês pode ter aqui a sua grande oportunidade para vencer nesta edição do Paris-Nice e de certeza que vai querer uma corrida mais endurecida.

Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) são os maiores adversários de Pedersen. Merlier está num grande momento. O Campeão da Europa sabe que irão tentar eliminá-lo nas dificuldades do dia, mas nunca deverá ser descartado da luta pela vitória em jornadas deste estilo. Lund Andresen continua a mostrar o seu potencial. O dinamarquês passa muito bem este tipo de dificuldades e poderá conseguir um grande resultado.

Danny van Poppel (Red Bull – Bora – hansgrohe) tem aqui uma excelente etapa para si. O neerlandês deverá ter liberdade para ir ao sprint e poderá conseguir um belo resultado. Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) também foi afetado por doenças este início de ano. O australiano também quer testar a sua forma e poderá pedir à sua equipa para endurecer a corrida. Axel Zingle (Team Visma | Lease a Bike) ainda se está a ambientar à sua nova equipa. O francês pode ter evoluído muito bem no último inverno e é bem capaz de estar na luta pelo top3 no dia de hoje.

Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels), Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) e Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG) também poderão estar na luta por um lugar do pódio, mas dependerá do ritmo que a etapa tiver. Cees Bol (XDS Astana Team) também tem aqui uma boa etapa para si. O neerlandês deverá ter mais chances para ser o sprinter da equipa em várias provas e é bem capaz de conseguir um excelente resultado na etapa de hoje.

Nota ainda para Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team), Stanislaw Aniolkowski (Cofidis), Emilien Jeannière (TotalEnergies), Sam Watson (Ineos Grenadiers), Matevz Govekar (Bahrain Victorious) e Iván Garcia Cortina (Movistar Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen
⭐⭐⭐⭐ Tim Merlier e Tobias Lund Andresen
⭐⭐⭐ Danny van Poppel, Michael Matthews e Axel Zingle
⭐⭐ Arnaud Demare, Alexander Kristoff, Sebastian Molano e Cees Bol
⭐ Alberto Dainese, Stanislaw Aniolkowski, Emilien Jeannière, Sam Watson, Matevz Govekar e Iván Garcia Cortina

Portugueses em Prova

João Almeida (UAE Team Emirates – XRG), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #22, #23 e #211, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 13h00.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock