Jasper The Master regressa às vitórias na Kuurne-Brussel-Kuurne!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a Kuurne-Brussel-Kuurne, uma clássica de 195.5km entre Kortrijk e Kuurne, batendo ao sprint o neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e o francês Hugo Hofstetter (Israel – Premier Tech). Philipsen estreou-se a vencer esta temporada, depois de um aproximação perfeita da Alpecin – Deceuninck ao km final.
Corrida ofensiva, mas fuga consegue formar-se
A Kuurne-Brussel-Kuurne começou com um ritmo alto. Por volta do km 5, os ataques começaram a acontecer no pelotão. Vários ciclistas tentavam entrar na fuga do dia, mas nenhum dos ataques acabou por ter sucesso. Ao km 40, Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Huub Artz (Intermarché – Wanty), Tomas Kopecky (Unibet Tietema Rockets), Ward Vanhoof (Team Flanders – Baloise) e Axandre Van Petegem e Ceriel Desal (Wagner Bazin WB) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão.
A 96km do fim, o vencedor da Omloop Nieuwsblad, Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) perdeu o contacto com o pelotão. O norueguês não estava a ter um bom dia e acabou por abandonar a corrida. Logo a seguir, Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) atacou e foi seguido por Lewis Askey (Groupama – FDJ). A 84km do fim, Askey cedeu e foi alcançado. 3km depois, Narvaez foi também alcançado. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG) também começavam a mexer na corrida, mas nenhum ciclista ganhava um espaço importante.
Ataques continuam e fuga acaba por partir
A cerca de 66km do fim, Stefan Bissegger (Decathlon AG2R La Mondiale) e Tim Wellens atacaram e tentavam juntar-se ao grupo da frente. 7km depois, os dois fizeram a ponte para a fuga do dia. Wout Van Aert saltou do pelotão e foi seguido por Roger Adria (Red Bull – Bora – hansgrohe). A 51km do fim, o belga e o espanhol não conseguiram fazer a ponte para o grupo da frente e foram alcançados pelo pelotão. A Lidl – Trek e a Alpecin – Deceuninck eram das equipas mais ativas no pelotão.
A 39km do fim, De Bondt atacou e foi seguido por Vanhoof, Wellens, Mayrhofer e Desal. Kopecky, Artz, Van Petegem e Bissegger acabaram por ser alcançados. 5km depois, Vanhoof cedeu e foi também alcançado pelo pelotão. Os quatro da frente estavam a cooperar muito bem, mas só tinham uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
Grande sprint de Jasper Philipsen após trabalho perfeito da Alpecin – Deceuninck
A 12km da meta, os quatro da frente foram alcançados pelo pelotão. O ritmo seguiu elevado e várias equipas começavam a lutar pela frente do pelotão. 8km depois, Matevz Govekar (Bahrain Victorious) sofreu uma queda feia e perdeu assim as suas chances de lutar por um lugar do top10.
Após a última curva, a Alpecin – Deceuninck assumiu o comando do pelotão e tinha Kaden Groves para lançar Jasper Philipsen. A Team Visma | Lease a Bike deixou Olav Kooij na roda do belga. Philipsen lançou o sprint final e Kooij ainda tentou, mas não teve capacidade para passar o belga que conquistou assim a Kuurne-Brussel-Kuurne. Hugo Hofstetter aproveitou muito bem a roda de Kooij e conseguiu ser mais forte que Arne Marit (Intermarché – Wanty) para ser terceiro.
Jonathan Milan (Lidl – Trek) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) não tiveram a melhor aproximação ao sprint final e foram apenas 6º e 15º, respetivamente. Destaca-se o excelente resultado de Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets) que foi 9º.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e foi 30º.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Photopress.be