Juan Ayuso conquista Faun Drome Classic após solo de 40km!
O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) venceu a Faun Drome Classic, uma clássica de 190km com partida e chegada em Étoile-sur-Rhône, após isolar-se na frente da corrida a 40km da meta. O dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) foi segundo a 23s e o britânico Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) completou o pódio a 1:15. Ayuso confirmou a sua boa forma e conquistou assim o seu primeiro triunfo da temporada.
Fuga facilmente se forma
A Faun Drome Classic começou com Sjoerd Bax e Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team), Jonas Gregaard (Lotto), Baptiste Poulard (Arkea-B&B Hotels), Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix), Matisse Julien (CIC U Nantes) e Noah Knecht (Nice Métropole Côte d’Azur) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de cerca de 4:30 sobre o pelotão. A UAE Team Emirates – XRG, a Lidl – Trek e a Tudor Pro Cycling Team eram das equipas mais ativas no pelotão. Por volta do km 90, Knecht cedeu e foi alcançado.
A 60km do fim, a Lidl – Trek acelerou no pelotão que acabou por partir. 7km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão. Vários dos ciclistas envolvidos abandonaram a corrida. Javier Romo (Movistar Team) e Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) foram dos principais nomes que foram obrigados a abandonar. 10km depois, Calzoni e Poulard cederam e foram alcançados pelo pelotão.
Juan Ayuso ganha espaço importante no Col de la Grande Limite
A 40km do fim, no Col de la Grande Limite, com 4.6km a 6.1%, a fuga do dia foi alcançada. Logo a seguir, Juan Ayuso atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Os ataques continuaram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu chegar ao espanhol. A 35km do fim, já na descida, Mattias Skjelmose saiu do pelotão e a solo tentava fazer a ponte para Ayuso. Poucos metros depois, Ben Healy (EF Education – EasyPost), Cristian Scaroni (XDS Astana Team) e Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) saltaram do pelotão e tentavam chegar a Skjelmose.
A 27km do fim, Garofoli acabou por ceder e foi alcançado. Ayuso seguia com um forte ritmo e tinha 35s de vantagem sobre Skjelmose, 1:05 sobre Scaroni e Healy e 1:30 sobre o pelotão. 2km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão. A Team Visma | Lease a Bike e a Soudal Quick-Step estavam bastante ativas, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Fantástico solo de Juan Ayuso
A 14km da meta, no Mur d’Allex, com 0.8km a 7.8%, Ayuso passou algumas dificuldades, mas seguia com uma vantagem de 20s sobre Skjelmose. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) aumentou o ritmo do pelotão e fez com que Scaroni e Healy fossem alcançados. 9km depois, Ayuso tinha conseguido voltar ao seu ritmo e tinha agora 30s de vantagem sobre Skjelmose e 1:30 sobre o pelotão. A cerca de 4km da meta, Madouas saltou do pelotão, mas foi rapidamente alcançado.
Juan Ayuso manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na Faun Drome Classic. Mattias Skjelmose também fez uma grande corrida. O dinamarquês confirmou o seu bom momento de forma ao ser segundo a 23s. Na rampa final em Étoile-sur-Rhône de 0.5km a 6.8%, Ben Tulett foi mais forte ao sprint que Marc Hirshi (Tudor Pro Cycling Team) e Andrea Bagioli (Lidl – Trek) para ser terceiro a 1:15.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency