Demi Vollering confirma favoritismo e conquista Strade Bianche!
A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) venceu a 11ª Strade Bianche, uma clássica e 136km com partida e chegada em Siena, após largar a sua compatriota Anna Van der Breggen (Team SD Worx – Protime) a cerca de 500 metros da meta. A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) completou o pódio a 1:42. Vollering juntou-se a Lotte Kopecky e a Annemiek Van Vleuten como as únicas ciclistas a conquistarem a Strade Bianche por duas vezes.
Ritmo alto marca fase inicial da corrida
A Strade Bianche feminina começou com um ritmo alto. Ao km 10, Franziska Brausse (Ceratizit Pro Cycling Team) e Virginia Bortoli (Top Girls Fassa Bortolo) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 6km depois, Brausse sofreu uma queda e foi alcançada. Poucos kms depois, Bortoli foi também alcançada. O ritmo do pelotão seguiu elevado. A Team SD Worx – Protime, a FDJ-Suez e a Team Visma | Lease a Bike eram as equipas mais ativas e não deixavam a fuga formar-se.
A 61km do fim, Demi Vollering sofreu um furo, mas rapidamente reentrou no pelotão. 3km depois, Eva Van Agt (Team Visma | Lease a Bike) atacou e foi seguida por Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime). A cerca de 53km do fim, um grupo de cinco ciclistas fez a ponte para as duas neerlandesas, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. 3km depois, Kasia Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) ficou envolvida numa queda. A polaca ficou bastante maltratada e foi obrigada a abandonar.
Forte grupo ganha espaço importante
A 47km do fim, Femke Gerritse (Team SD Worx-Protime) atacou e conseguiu isolar-se. Juliette Labous (FDJ-Suez), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Silke Smulders (Liv AlUla Jayco), Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ), Liane Lippert (Movistar Team) e Marte Edseth (Uno-X Mobility) tentaram fazer a ponte para a neerlandesa, mas o pelotão não deixou que isso acontecesse.
A 42km do fim, Gerritse foi alcançada. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Pauline Ferrand-Prevot, Kastelijn, Gerritse, Edseth, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco), Evita Muzic (FDJ-Suez) e Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) conseguiu isolar-se. Ferrand-Prevot ainda sofreu uma queda, mas rapidamente voltou à bicicleta e reentrou no grupo da frente. A 25km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 1:25 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) perdeu o contacto com o pelotão e parecia em algum sofrimento.
Demi Vollering e Anna Van der Breggen conseguem isolar-se
A 20km da meta, Juliette Labous (FDJ-Suez) aumentou o ritmo do pelotão que começava a perder elementos. 2km depois, Gerritse cedeu e foi alcançada. Demi Vollering acelerou no pelotão e foi seguida por Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck), Labous, Anna Van der Breggen, Noemi Ruegg (EF Education – Oatly) e Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek). A 16km da meta, o grupo perseguidor fez a ponte para as seis da frente. Muzic assumiu o comando do grupo principal e impunha um ritmo alto em prol de Vollering.

A 12km da meta, Breggen acelerou e conseguiu um ligeiro espaço. Poucos metros depois, Vollering, Labous e Ferrand-Prevot fizeram a ponte para a neerlandesa. Vollering atacou de imediato e só Breggen agarrou a sua roda. Pieterse fez a ponte para Labous e Ferrand-Prevot, mas as três não estavam a conseguir fechar o espaço para as duas da frente. A cerca de 10km da meta, Edseth, Fisher-Black, Kastelijn e Mavi juntaram-se ao grupo perseguidor. As duas da frente estavam a colaborar muito bem e tinham uma vantagem de 40s.
Aprendiz bate a mestre em Siena
Demi Vollering e Anna Van der Breggen seguiram juntas e disputaram a vitória no muro final na Piazza del Campo. A 700 metros da meta, Breggen tentou surpreender ao aumentar o ritmo, mas Vollering facilmente agarrou a sua roda. Cerca de 200 metros depois, Vollering atacou e Breggen não teve capacidade para a seguir. A neerlandesa da FDJ-Suez manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour com as cores da FDJ-Suez na Strade Bianche.
Anna Van der Breggen confirmou mais uma vez o seu grande regresso à competição ao ser segunda a 18s. Pauline Ferrand-Prevot conseguiu ser mais forte que Juliette Labous no muro final para completar o pódio a 1:42. Mavi Garcia fechou o top5 a 1:46. Puck Pieterse não estava com as melhores pernas no muro final e foi apenas 7ª. Silke Smulders e Monica Colonel (Liv AlUla Jayco) ainda fizeram uma bela recuperação, nos kms finais, para serem 10ª e 11ª, respetivamente.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Strade Bianche