Michal Kwiatkowski regressa aos triunfos na Clásica Jaén!

O polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) venceu a Clásica Jaén, uma clássica de 169.5km com partida e chegada em Ubeda, após isolar-se na frente da corrida a 12km da meta. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) ainda tentou chegar ao polaco, mas acabou por ser segundo a 31s. O espanhol Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) fechou o pódio a 46s, depois de ter feito uma grande corrida em fuga. Kwiatkowski regressou às vitórias mais de 1 ano depois e deu a terceira vitória em 2025 à Ineos Grenadiers.

Fuga consegue formar-se, mas corrida começa a partir no sterrato

A Clásica Jaén começou com Daniel Cavia (Burgos Burpellet BH) a sair do pelotão e a conseguir uma pequena vantagem. Ao km 15, o espanhol acabou por ser alcançado. 5km depois, Ibon Ruiz, Clément Alleno (Burgos Burpellet BH), Julen Arriola-Bengoa (Caja Rural – Seguros RGA), Yentl Vandevelde (Team Flanders – Baloise), Edgar Curto e Ricard Fitó (Illes Balears Arabay Cycling) e Adrian Benito (Seleção da Espanha Sub23) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão.

A 80km do fim, a Team Visma | Lease a Bike e a Decathlon AG2R La Mondiale aumentaram o ritmo do pelotão, mas a fuga do dia seguia com uma bela vantagem. 8km depois, Benito e Vendevelde perderam o contacto com o grupo da frente. Curto sofreu um furo e foi também alcançado. Poucos metros depois, Fitó também perdeu o contacto com o grupo da frente, que ainda tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

Forte duo faz a ponte para os sobreviventes da fuga do dia

A 68km do fim, Tim Wellens (UAE Team Emirates), Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) atacaram, mas foram rapidamente alcançados. 2km depois, Michal Kwiatkowski atacou e foi seguido por Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG). Os dois ganharam um espaço importante e começavam a fechar o espaço para os três sobreviventes da fuga do dia.

A 52km do fim, Kwiatkowski e McNulty juntaram-se ao grupo da frente. Poucos metros depois, Alleno cedeu e foi alcançado. Wout Van Aert, Tulett e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Tim Wellens, Del Toro, Igor Arrieta e Matthias Schwarzbacher (UAE Team Emirates – XRG), Connor Swift, Bernal, Axel Laurance e Ben Turner (Ineos Grenadiers), Clement Berthet, Nicolas Prodhomme e Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale), Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team), Carlos Canal e Lorenzo Milesi (Movistar Team) e Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH) estavam também no pelotão.

Vários ataques, mas grupo da frente segue com excelente vantagem

A 45km do fim, Labrosse acelerou e foi seguido por Wellens e Bernal. 2km depois, os três foram alcançados. Mesmo assim, o ataque destes três ciclistas fez com que alguns ciclistas perdessem o contacto com o pelotão. Van Aert já estava no seu limite, mas o belga seguia no pelotão e pôs-se ao serviço de Tulett. Arriola-Bengoa sofreu um furo e foi alcançado pelo pelotão, que estavam a 35s dos três da frente.

A 30km do fim, Van Aert abriu para o lado, depois de um grande trabalho em prol de Tullett. Logo a seguir, o britânico, Wellens, Bernal e Labrosse tentaram saltar do pelotão, mas não tiveram sucesso. Os ataques continuavam no pelotão. Alguns ciclistas acabaram por ceder, mas nenhuma equipa estava a querer pegar na perseguição.

Michal Kwiatkowski resiste e brilha na Clásica Jaén

A 15km da meta, McNulty sofreu um furo e acabou por ser alcançado pelo pelotão. 3km depois, Kwiatkowski acelerou e Ruiz não teve capacidade para seguir. Del Toro saltou do pelotão e tentava ainda chegar ao polaco. Egan Bernal e Connor Swift ficaram envolvidos numa queda. Swift conseguiu seguir em prova, mas Bernal foi obrigado a abandonar e pode ter fraturado a clavícula. A 8km da meta, Christen ficou também envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar. Logo a seguir, ataques aconteceram no reduzido pelotão, mas não tiveram sucesso.

A 4km da meta, Del Toro fez a ponte para Ruiz. 2km depois, o mexicano largou o espanhol, mas estava a mais de 30s de Kwiatkowski. O polaco manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer em 2025 na Clásica Jaén. Del Toro protagonizou um grande ataque nos kms finais e acabou por ser segundo a 31s. Ibon Ruiz foi um dos destaques do dia com a grande corrida que fez em fuga e conseguiu fechar o pódio a 46s. Jordan Labrosse e Axel Laurance ainda atacaram, nos kms finais, e foram 4º e 5º, respetivamente.

O pódio da Clásica Jaén com Isaac Del Toro, Michal Kwiatkowski e Ibon Ruiz (Foto: Sprint Cycling Agency)
O pódio da Clásica Jaén com Isaac Del Toro, Michal Kwiatkowski e Ibon Ruiz (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock