Sam Bennett faz o “bis” em Arles! Mads Pedersen conquista Tour de La Provence!
O irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a última etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 189.5km entre Rognac e Arles, batendo ao sprint os neerlandeses Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e Alexander Konijn (Nice Métropole Côte d’Azur). O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) foi nono com o mesmo tempo do vencedor e conquistou a geral!
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A etapa final do Tour de La Provence começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 28, um pequeno grupo conseguiu um ligeiro espaço, mas foi rapidamente alcançado. 14km depois, Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) e Hartthijs De Vries (Unibet Tietema Rockets) conseguiram uma pequena vantagem, mas não ficaram mais de 5km na frente da corrida.
Ao km 50, na contagem do dia, Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) foi o primeiro a passar no topo. 21km depois, Titouan Fontaine (Groupama – FDJ) somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Marijn Van den Berg conquistou 2s de bonificação e Fred Wright (Bahrain Victorious) 1s. Por volta do km 74, Garcia Pierna, Samuel Leroux (Team TotalEnergies), Daniel Arnes (Van Rysel – Roubaix), Ceriel Desal (Wagner Bazin WB), Matisse Julien (CIC U Nantes) e Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
Sam Bennett triunfa em caótico sprint
A 80km do fim, os seis da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, a Decathlon AG2R La Mondiale, a Israel – Premier Tech e a Lidl – Trek aumentaram o ritmo do pelotão. Os seis da frente continuavam a colaborar muito bem e ainda tinham uma vantagem superior a 1:20. A 15km do fim, Julien deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da fuga do dia, que tinha uma vantagem de apenas 40s. 2km depois, no último sprint intermédio do dia, Garcia Pierna conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, o espanhol decidiu tirar pé e foi alcançado.
Os quatro sobreviventes da fuga do dia estavam a conseguir resistir, mas foram alcançados no início do km final. A Israel – Premier Tech era a equipa que comandava o pelotão, mas foi Sam Bennett que lançou o sprint final com Marijn Van den Berg na sua roda. O neerlandês acabou por não ter capacidade para passar o irlandês que bisou assim em Arles. Alexander Konijn surpreendeu ao ser terceiro.
Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech) estava muito bem colocado, mas acabou por ficar envolvido numa queda. Todos os ciclistas envolvidos conseguiram cruzar a linha de meta em segurança. Mads Pedersen foi apenas nono.
Mads Pedersen é assim o grande vencedor do Tour de La Provence, batendo Matej Mohoric (Bahrain Victorious) por 13s e Marijn Van den Berg por 23s. O dinamarquês também conquistou a classificação por pontos. Damien Girard venceu a montanha e Raúl Garcia Pierna a juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images