Milan Fretin entra a vencer em 2025 na Clasica de Almeria! Iúri Leitão foi 9º!
O belga Milan Fretin (Cofidis) venceu a Clasica de Almeria, uma clássica de 189.6km entre Puebla de Vicar e Roquetas de Mar, batendo ao sprint o alemão Max Kanter (XDS Astana Team) e o francês Emilien Jeannière (Team TotalEnergies). Fretin não podia começar a sua temporada da melhor forma e deu a terceira vitória do ano à Cofidis. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) regressou à estrada, depois de ter sido um dos destaques dos Campeonatos da Europa de Pista. O português esteve no sprint final e foi 9º.
Aventura da fuga do dia
A Clasica de Almeria começou com Ibai Azanza (Equipo Kern Pharma), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise), Luca Paletti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Edgar Curto, Joan Gamundi e Joan Riera (Illes Balears Arabay Cycling) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. A Lotto, a Tudor Pro Cycling Team e a Q36.5 Pro Cycling Team eram equipas que estavam ativas no pelotão.
A 88km do fim, Paletti deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. Cerca de 30km depois, Curto e Gamundi também cederam e foram alcançados. O ritmo do pelotão era cada vez mais forte e o grupo da frente tinha apenas uma vantagem de 1:00. A 24km do fim, Azanza perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 3km depois, Vercouillie atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, o belga foi alcançado pelo pelotão que impunha um ritmo elevado.
Poderoso sprint de Milan Fretin
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão com o objetivo de colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final. Iúri Leitão era um dos sprinters que estava melhor colocado, mas já estava sozinho.
Na última curva, a XDS Astana Team assumiu o comando do pelotão. Iúri Leitão acabou por ser bloqueado. O português teve de gastar para recuperar esses lugares e foi obrigado a lançar o seu sprint mais cedo que os seus adversários. A 150 metros da meta, Max Kanter lançou o sprint com Milan Fretin na sua roda. O belga facilmente passou o alemão e abriu assim a sua temporada com uma vitória na Clasica de Almeria. Kanter ainda aguentou o forte sprint de Emilien Jeannière para ser segundo. Arnaud De Lie (Lotto) foi apenas quarto. Iúri Leitão quebrou, nos últimos metros, mas ainda foi nono.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images