Milan Fretin entra a vencer em 2025 na Clasica de Almeria! Iúri Leitão foi 9º!

O belga Milan Fretin (Cofidis) venceu a Clasica de Almeria, uma clássica de 189.6km entre Puebla de Vicar e Roquetas de Mar, batendo ao sprint o alemão Max Kanter (XDS Astana Team) e o francês Emilien Jeannière (Team TotalEnergies). Fretin não podia começar a sua temporada da melhor forma e deu a terceira vitória do ano à Cofidis. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) regressou à estrada, depois de ter sido um dos destaques dos Campeonatos da Europa de Pista. O português esteve no sprint final e foi 9º.

Aventura da fuga do dia

A Clasica de Almeria começou com Ibai Azanza (Equipo Kern Pharma), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise), Luca Paletti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Edgar Curto, Joan Gamundi e Joan Riera (Illes Balears Arabay Cycling) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. A Lotto, a Tudor Pro Cycling Team e a Q36.5 Pro Cycling Team eram equipas que estavam ativas no pelotão.

A 88km do fim, Paletti deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. Cerca de 30km depois, Curto e Gamundi também cederam e foram alcançados. O ritmo do pelotão era cada vez mais forte e o grupo da frente tinha apenas uma vantagem de 1:00. A 24km do fim, Azanza perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 3km depois, Vercouillie atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, o belga foi alcançado pelo pelotão que impunha um ritmo elevado.

Poderoso sprint de Milan Fretin

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão com o objetivo de colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final. Iúri Leitão era um dos sprinters que estava melhor colocado, mas já estava sozinho.

Na última curva, a XDS Astana Team assumiu o comando do pelotão. Iúri Leitão acabou por ser bloqueado. O português teve de gastar para recuperar esses lugares e foi obrigado a lançar o seu sprint mais cedo que os seus adversários. A 150 metros da meta, Max Kanter lançou o sprint com Milan Fretin na sua roda. O belga facilmente passou o alemão e abriu assim a sua temporada com uma vitória na Clasica de Almeria. Kanter ainda aguentou o forte sprint de Emilien Jeannière para ser segundo. Arnaud De Lie (Lotto) foi apenas quarto. Iúri Leitão quebrou, nos últimos metros, mas ainda foi nono.

O pódio da Clasica de Almeria com Max Kanter, Milan Fretin e Emilien Jeannière
O pódio da Clasica de Almeria com Max Kanter, Milan Fretin e Emilien Jeannière

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock