Sam Bennett triunfa em Saint-Victoret e é o primeiro líder do Tour de La Provence!

O irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a primeira etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 170km entre Marseille e Saint-Victoret, batendo ao sprint o eslovaco Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets) e o francês Alexis Renard (Cofidis). Bennett estreou-se a vencer esta temporada e é assim o primeiro líder da geral.

Fuga facilmente se forma, mas corrida parte na primeira contagem do dia

A primeira etapa do Tour de La Provence começou com Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix), Antoine Hue (CIC U Nantes), Victor Guernalec (Arkea-B&B Hotels) e Baptiste Vadic (TotalEnergies) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 1:30 sobre o pelotão. A Lidl – Trek e a EF Education – EasyPost eram as equipas mais ativas no pelotão.

Por volta do km 45, na primeira contagem do dia, o Col de l’Espigoulier, com 11.1km a 5.2%, o pelotão acabou por partir. Mads Pedersen, Toms Skujins, Bauke Mollema, Alex Kirsch e Julien Bernard (Lidl – Trek), Matej Mohoric e Fred Wright (Bahrain Victorious), Darren Rafferty e Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost), Alexis Renard e Valentin Ferron (Cofidis), Ewen Costiou e Raul Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels), Jake Stewart (Israel – Premier Tech) e Mathieu Burgaudeau e Fabien Grellier (TotalEnergies) acabaram por fazer a ponte para a fuga do dia. Juillard foi o primeiro a passar no topo da subida.

Alguns sprinters conseguem reentrar no grupo principal, mas ataques continuam

A 78km do fim, na segunda contagem do dia, Raul Garcia Pierna foi o primeiro a passar no topo. Um reduzido pelotão seguia a cerca de 1:00 do grupo da frente. 5km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Bernard conquistou a pontuação máxima. Garcia Pierna ainda conquistou 2s de bonificação. A 45km do fim, o espanhol da Arkea-B&B Hotels tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. O reduzido pelotão onde estavam ciclistas com Sam Bennett, Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e Lukas Kubis fez a ponte para o grupo da frente.

A 38km do fim, Matteo Vercher (TotalEnergies) conseguiu um ligeiro espaço, mas foi rapidamente alcançado. 10km depois, Mads Pedersen, Matej Mohoric e Raul Garcia Pierna conseguiram um pequena vantagem, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. A 19km do fim, Fred Wright conquistou 3s de bonificação no último sprint intermédio do dia. Pedersen somou 2s e Thibaud Gruel (Groupama – FDJ) 1s. Logo a seguir, Samuel Leroux (TotalEnergies) atacou e ganhou um espaço importante.

Sam Bennett triunfa em caótico sprint

A 10km da meta, Leroux tinha 40s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Lidl – Trek e a EF Education – EasyPost. Poucos kms depois, a Decathlon AG2R La Mondiale também começou a trabalhar no pelotão e a vantagem do francês começava a descer. Leroux ainda resistiu durante algum tempo e foi apenas alcançado a 800 metros da meta.

Nos metros finais, a Lidl – Trek tinha Mads Pedersen na posição certa para o sprint. O dinamarquês e Marijn Van den Berg foram os primeiros a lançar o sprint, mas acabaram por lançar cedo demais e foram ultrapassados por Sam Bennett. Nos últimos metros, o irlandês aguentou o forte sprint de Lukas Kubis e Alexis Renard para estrear-se assim a vencer esta temporada na etapa 1 do Tour de La Provence.

Sam Bennett é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Tour de La Provence. Raul Garcia Pierna é o primeiro líder da juventude e Maximilien Juillard da montanha.

Sam Bennett é o primeiro camisola azul do Tour de La Provence
Sam Bennett é o primeiro camisola azul do Tour de La Provence

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock