Demi Vollering estreia-se pela FDJ-Suez com vitória na etapa 1 da Setmana Ciclista Valenciana!
A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) venceu a primeira etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 112.2km entre Alzira e Gandia, após isolar-se na frente da corrida a 18km da meta. A suíça Marlen Reusser (Movistar Team) foi segunda a 29s e a neerlandesa Anna Van der Breggen (Team SD Worx-Protime) terceira a 30s. Vollering estreou-se da melhor forma com as cores da FDJ-Suez e é a primeira camisola laranja.
Apenas uma ciclista na fuga do dia
A primeira etapa da Setmana Ciclista Valenciana começou com um ritmo alto. Ao km 12, Marina Garau (Bepink – Imatra – Bongioanni) atacou e formou a fuga do dia. Mariana Líbano (Eneicat-CM Team) também saltou do pelotão e a solo tentava fazer a ponte para a espanhola. 28km depois, Líbano acabou por ser alcançada. O pelotão mantinha um bom ritmo e estava a 1:45 de Garau. Ao km 49, na primeira contagem do dia, Garau foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, a espanhola foi alcançada. O ritmo da corrida acabou por baixar e nenhuma ciclista tentava sair do pelotão.
A 36km do fim, no sprint intermédio do dia, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime) assegurou a bonificação máxima. Liane Lippert (Movistar Team) conquistou 2s e Demi Vollering 1s. Daria Pikulik (Human Powered Health) ficou envolvida numa queda e foi obrigada a abandonar a corrida.
Corrida parte completamente no Alto de Barx
A 22.8km do fim, as ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto de Barx, com 4.6km a 5.7%. A FDJ-Suez entrou com tudo e o pelotão começou a partir. Poucos metros depois, Elise Chabbey (FDJ-Suez) aumentou ainda mais o ritmo e o pelotão estava cada vez mais pequeno.
A 20km da meta, Demi Vollering atacou e só Anna Van der Breggen agarrou a sua roda. Marlen Reusser não foi ao choque e a ritmo tentava chegar às duas neerlandesas. Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM zondacrpyto) estava na roda de Vollering antes do ataque, mas a polaca acabou por ir ao seu limite. Cerca de 2km depois, Vollering atacou novamente e Van der Breggen acabou por ceder. A neerlandesa da FDJ-Suez acabou por ser a primeira a passar no topo da última contagem do dia. Alguns metros depois, Reusser fez a ponte para Van der Breggen e estavam a cerca de 50s de Vollering.

Estreia ideal de Demi Vollering pela FDJ-Suez
A 10km da meta, Demi Vollering tinha uma vantagem de 45s sobre as duas perseguidores. Cerca de 30 ciclistas acabaram por se juntar e formaram um pelotão, que seguia a 1:30 da frente da corrida. Vollering manteve o seu ritmo e estreou-se assim FDJ-Suez com uma vitória na etapa 1 da Setmana Ciclista Valenciana. Marlen Reusser foi mais forte ao sprint que Anna Van der Breggen para ser segunda a 29s. Van der Breggen regressou à competição, 3 anos depois, e conseguiu de imediato um pódio! Elisa Balsamo (Lidl – Trek) impôs-se ao sprint no pelotão para ser quarta a 1:30.
Demi Vollering é a primeira líder da classificação geral, da montanha e dos sprints intermédios da Setmana Ciclista Valenciana. Eleonora Ciabocco (Team Picnic PostNL) é a primeira líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images