Florian Stork surpreende e vence Trofeo Serra Tramuntana! António Morgado foi 6º!

O alemão Florian Stork (Tudor Pro Cycling Team) venceu a terceira prova do Challenge Mallorca, o Trofeo Serra Tramuntana, uma clássica de 150.1km entre Lluc e Selva, após surpreender os seus adversários com um ataque a 3km da meta. O italiano Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) também saltou do grupo dos favoritos, nos kms finais, para ser segundo a 18s. O campeão norueguês Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) foi o mais forte ao sprint do grupo dos favoritos para ser terceiro a 24s. O português António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) fez mais uma grande corrida e terminou em 6º a 25s.

Começo com forte ritmo e fuga não consegue formar-se

O Trofeo Serra Tramuntana começou com um forte ritmo. O vento não favorecia os ciclistas e nenhuma equipa tentou formar a fuga do dia. Ao km 25, echelons aconteceram no pelotão. A Tudor Pro Cycling Team, a UAE Team Emirates e a EF Education – EasyPost eram as equipas mais ativas. 11km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso.

Ao km 43, Lorenzo Milesi (Movistar Team), Charles Paige (Unibet Tietema Rockets) e Jasper De Buyst (Lotto) atacaram e conseguiram um pequeno espaço. Poucos kms depois, Paige sofreu uma queda e perdeu o contacto com a dianteira. Ao km 54, Milesi e De Buyst foram também alcançados. O pelotão seguiu com um forte ritmo e não deixava que nenhum ciclista formasse a fuga. A chuva também intensificou e começou a ter impacto nos ciclistas.

António Morgado ao ataque no Coll de Sóller

A 58km do fim, Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) atacou a descer, mas foi rapidamente alcançado. 8km depois, o suíço acelerou novamente e acabou por partir o pelotão. António Morgado estava no grupo que ficou na frente da corrida. A 45km do fim, na última subida do dia, o Coll de Sóller, com 7.7km a 5.6%, Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) acelerou, mas Hirschi não deixou o seu compatriota ganhar um espaço importante. Poucos metros depois, Jan tentou novamente, mas foi marcado de imediato.

A 43km do fim, António Morgado atacou e isolou-se na frente da corrida. Diego Ulissi (XDS Astana Team) reagiu ao ataque do português e a solo tentava fazer a ponte. Roger Adria (Red Bull – Bora – hansgrohe) estava a passar dificuldades e acabou por perder o contacto com o grupo perseguidor. Morgado e Ulissi estavam a colaborar bem e chegaram ao topo do Coll de Sóller com uma vantagem de cerca de 20s.

Corrida parte na descida do Coll de Sóller

A descida do Coll de Sóller estava bastante perigosa. Ulissi não estava a arriscar e acabou por perder o contacto com António Morgado. Jan Christen e Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) sofreram uma queda. Ambos conseguiram seguir em corrida, mas perderam assim as suas chances de lutar pela vitória. Hugo De la Calle (Burgos Burpellet BH) e Marc Hirschi aceleraram a descer e passaram diretos por Ulissi. A 32km do fim, Henri Vandenabeele (Lotto) fez a ponte para o espanhol e o suíço. Poucos kms depois, Markus Hoelgaard e Ulissi chegaram aos três perseguidores.

A 21km da meta, Jon Barrenetxea (Movistar Team), Martin Marcellusi, Alessandro Pinarello e Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Raúl Garcia (Arkea-B&B Hotels) e Florian Stork chegaram aos cinco perseguidores. António Morgado seguia com o seu ritmo e tinha uma vantagem de 25s sobre os perseguidores.

António Morgado confirmou mais uma vez o seu bom momento de forma no Trofeo Serra Tramuntana
António Morgado confirmou mais uma vez o seu bom momento de forma no Trofeo Serra Tramuntana

Ataque no momento certo de Florian Stork

A colaboração no grupo perseguidor estava a ser a ideal e estavam cada vez mais próximos de António Morgado. A 12km da meta, o português decidiu tirar pé e esperou pelos perseguidores. Os ciclistas continuavam a colaborar no grupo principal e parecia que íamos ter uma chegada ao sprint na rampa final em Selva de 400 metros a 9.3%.

A 3km da meta, Florian Stork surpreendeu ao mexer de longe e conseguiu isolar-se. Martin Marcellusi reagiu, poucos metros depois, e a solo tentava chegar ao alemão. Stork tinha se mostrado ao serviço de Marc Hirschi, mas conseguiu surpreender com um ataque no momento certo para estrear-se assim a vencer como profissional no Trofeo Serra Tramuntana. Marcellusi não teve capacidade para fechar o espaço para o alemão e foi assim segundo a 18s. Hoelgaard foi mais forte ao sprint que Barrenetxea e Garcia para ser terceiro.

António Morgado pagou caro os kms a solo no sprint final, mas ainda assim o português fez mais uma fantástica corrida e terminou em 6º a 25s. Rúben Fernandez foi o único ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team a terminar a prova e foi 67º a 9:02.

O pódio do Trofeo Serra Tramuntana com Martin Marcellusi, Florian Stork e Markus Hoelgaard
O pódio do Trofeo Serra Tramuntana com Martin Marcellusi, Florian Stork e Markus Hoelgaard

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock