Tom Pidcock bisa na etapa 4 e reforça liderança do AlUla Tour!

O britânico Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a quarta etapa do AlUla Tour, uma ligação de 140.9km entre Maraya e Harrat Uwayrid, após se isolar na frente da corrida a 9km da meta. O sul africano Alan Hatherly (Team Jayco-AlUla) foi segundo e o austríaco Rainer Kepplinger (Bahrain Victorious) terceiro, ambos a 12s. Pidcock bisou nesta edição do AlUla Tour e reforçou assim a sua liderança da classificação geral.

Vários ataques, mas fuga acaba por se formar

A quarta etapa do AlUla Tour começou com Jens Reynders (Wagner Bazin WB), Aiman Rosli (Terengganu Cycling Team) e Nicola Marcerou (Team TotalEnergies) a saírem do pelotão e a conseguiram uma ligeira vantagem. Por volta do km 9, o trio da frente foi alcançado. 1km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Tanawat Saenta (Rooijai Insurance) assegurou a pontuação máxima. Logo a seguir, Jens Reynders e Alessandro Romele e Alexandre Vinokurov (XDS Astana Team) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 55, Yuma Koishi (JCL Team Ukyo), Shahmir Aiman (Terengganu Cycling Team), Andreas Miltiadis e Kongphob Thimachi (Roojai Insurance) e Henri-François Haquin (Wagner Bazin WB) fizeram a ponte para o trio da frente. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. 15km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Reynders assegurou a pontuação máxima.

Fuga alcançada e Tom Pidcock isola-se na única subida do dia

A 36km do fim, Thimachi, Alexandre Vinokurov e Miltiadis perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. 10km depois, Alan Hatherly sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 11.5km do fim, os ciclistas entraram na subida do dia de 2.9km a 12%. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 20s e acabou por ser alcançada, 500 metros depois.

A 10km da meta, Tom Pidcock impôs um ritmo controlador no pelotão. Poucos metros depois, o britânico acelerou e foi seguido por Alan Hatherly, Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) e Rainer Kepplinger. A 9.5km da meta, Dunbar perdeu o contacto com a dianteira. 400 metros depois, Pidcock aumentou novamente o ritmo e conseguiu assim isolar-se. Kepplinger e Hatherly marcaram inicialmente e receberam novamente a companhia de Dunbar. Johannes Kulset (Uno-X Mobility) estava a fazer uma bela subida a ritmo e conseguiu chegar ao trio perseguidor. Pidcock conquistou a bonificação máxima no topo da subida.

Tom Pidcock volta a brilhar no AlUla Tour

A 7.5km da meta, Dunbar atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançado. Poucos metros depois, Kepplinger acelerou e foi seguido pelo irlandês. Kulset e Hatherly sofreram, mas conseguiram reentrar novamente no grupo perseguidor. Os quatro começaram finalmente a entender-se e tentavam ainda fechar o espaço para Pidcock. O britânico tinha uma vantagem de cerca de 25s sobre os quatro perseguidores. Jordan Jegat (Team TotalEnergies), Frederik Dversnes (Uno-X Mobility), Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) e Frank van den Broek (Team Picnic PostNL) seguiam num pequeno grupo a 40s.

Tom Pidcock manteve o seu ritmo e aguentou a aproximação dos perseguidores para conquistar assim a sua segunda vitória esta temporada na etapa 4 do AlUla Tour. Alan Hatherly impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser segundo a 12s. Rainer Kepplinger foi mais forte que Johannes Kulset para completar assim o pódio. Thomas Pesenti (Soudal Quick-Step) foi o mais forte ao sprint do grupo de Dversnes e Voisard para ser sexto a 24s.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 92º a 7:30.

Tom Pidcock manteve a sua liderança da classificação geral e é o novo líder dos pontos. Jens Reynders segue líder dos sprints intermédios e Johannes Kulset é o novo líder da juventude.

Tom Pidcock segue o camisola verde do AlUla Tour (Foto: AlUla Tour / Charly Lopez)
Tom Pidcock segue o camisola verde do AlUla Tour (Foto: AlUla Tour / Charly Lopez)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock