António Morgado abre o ano com vitória no GP Castellón!

O português António Morgado (UAE Team Emirates XRG) venceu o Gran Premio Castellón – Ruta de la Cerámica, uma clássica 171.4km entre Castellón de la Plana e Onda, batendo ao sprint o uruguaio Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH) e o francês Clément Champoussin (XDS Astana Team). Morgado não podia começar de melhor forma a sua temporada com vitória na sua primeira corrida do ano.

Fuga consegue formar-se

O Gran Premio Castellón começou com diversas tentativas de ataque com Kévin Avoine (Van Rysel – Roubaix), Baptiste Veistroffer (Lotto), Sergio Trueba e Unai Esparza (Illes Balears Arabay Cycling), Harrison Wood (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Jokin Murguialday (Euskaltel – Euskadi), Carlos Garcia Pierna (Burgos Burpellet BH) e Jack Brough (AVC Aix-en-Provence Dole) a formarem a fuga do dia. Os oito conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.

Ao km 31, ataques aconteceram na dianteira e Trueba, Veistroffer e Avoine conseguiram uma vantagem de cerca de 10s sobre os cinco perseguidores. 20km depois, Garcia Pierna, Brough, Wood, Esparza e Murguialday reentraram no grupo da frente. O português André Dutra (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi obrigado a abandonar a corrida, após ter ficado envolvido numa queda.

Fuga vai partindo e acaba por ser alcançada

Na segunda metade da corrida, o pelotão começava a aumentar o ritmo, mas a fuga estava a conseguir resistir. A 40km do fim, Trueba deixou de ter capacidade para seguir na dianteira e foi alcançado pelo pelotão. Poucos kms depois, Garcia Pierna também acabou por perder o contacto com o grupo da frente. A 29km do fim, Wood sofreu um problema mecânico que o fez ser alcançado pelo pelotão. Cerca de 5km depois, Veistroffer atacou e foi apenas seguido por Avoine e Brough. Esparza e Murguialday acabaram por ser alcançados.

A 18km do fim, Veistroffer atacou novamente e desta vez conseguiu isolar-se na frente da corrida. 2km depois, o francês entrou na última subida do dia, o Collado de Ayódar, com 5km a 4.5%, com uma vantagem de 10s sobre o pelotão. Poucos metros depois, Veistroffer acabou por ser alcançado pelo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.

Forte grupo com António Morgado ganha espaço importante

A 14.5km da meta, Jan Christen (UAE Team Emirates XRG) atacou e foi seguido por Davide Formolo (Movistar Team), Cristian Scaroni (XDS Astana Team), Clément Champoussin e Eric Fagundez. 1km depois, Christen tentou isolar-se novamente, mas não teve sucesso. Os cinco da frente começaram a marcar-se e acabaram por ser alcançados, poucos metros depois. A 11km da meta, Alessandro Covi (UAE Team Emirates XRG) atacou e conseguiu um ligeiro espaço. Cerca de 1km depois, Champoussin, Fagundez, Formolo, Scaroni e António Morgado saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o italiano.

A 6km da meta, os seis da frente tinham uma vantagem de cerca de 20s sobre o pelotão. A colaboração não era a ideal e António Morgado era um dos ciclistas que mais trabalhava na frente da corrida. 4km depois, começaram a marcar-se no grupo da frente e o pelotão estava cada vez mais próximo.

Fantástico sprint de António Morgado

A 1.4km da meta, António Morgado atacou e foi apenas seguido por Eric Fagundez. Cristian Scaroni assumiu a perseguição e conseguiu fechar o espaço, 600 metros depois, com Champoussin, Formolo e Covi na sua roda. Morgado continuou com um ritmo alto e entrou na rampa final no comando. Após a curva final, o português lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para conquistar assim o Gran Premio Castellón. Fagundez ainda tentou agarrar a roda de Morgado, mas não conseguiu e acabou por ser segundo. Champoussin conseguiu ser mais forte que Covi para completar o pódio.

Ruben Fernandez foi o melhor Sabgal – Anicolor Cycling Team e terminou em 27º a 11s. Alexis Guérin (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 68º a 2:00 e Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 71º a 2:12. Xavier Cañellas (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 124º a 7:31 e Victor Martinez (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 128º a 8:03. Harrison Wood teve o dia em fuga e terminou em 142º a 14:38.

O pódio do Gran Premio Castellón com Eric Fagundez, António Morgado e Clément Champoussin
O pódio do Gran Premio Castellón com Eric Fagundez, António Morgado e Clément Champoussin

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock