Jhonatan Narvaez triunfa na Willunga Hill e é o novo líder do Tour Down Under!

O campeão equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates XRG) venceu a quinta etapa do Tour Down Under, uma ligação de 145.7km entre Mclaren Vale e Willunga Will, batendo ao sprint o britânico Oscar Onley (Team Picnic PostNL). O neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) fez uma grande recuperação, nos metros finais, e ainda conseguiu ser terceiro com o mesmo tempo do vencedor. Narvaez estreou-se assim a vencer com as cores da UAE Team Emirares XRG e é o novo camisola laranja.

Começo com ritmo alto, mas fuga consegue formar-se

A etapa rainha do Tour Down Under começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhumas delas teve sucesso. Ao km 6, Pablo Torres (UAE Team Emirates XRG), Michael Hepburn (Team Jayco – AlUla), Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick-Step), Ben Swift (Ineos Grenadiers) e Oliver Bleddyn (Seleção da Austrália) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 3km depois, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) fez a ponte para o quinteto da frente.

Ao km 19, na primeira contagem do dia, a Wickham Hill, com 3km a 6,7%, Pedro Lopez atacou e foi seguido por Torres. 2km depois, Pedro Lopez acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida. Poucos metros depois, os dois espanhóis não colaboravam um com outro e o grupo perseguidor estava cada vez mais próximo. Hepburn atacou, quando estava mesmo a fechar o espaço, e foi seguido por Bleddyn, Eenkhoorn e Swift. Pedro Lopez e Torres não estavam à espera deste ataque e acabaram por perder o contacto. Torres decidiu de imediato esperar pelo pelotão.

Fuga luta pelos dois sprints intermédios da etapa 5 do Tour Down Under

Ao km 40, Chris Harper (Team Jayco – AlUla) e Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram reentrar no pelotão. 16km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Eenkhoorn assegurou a pontuação máxima. Pedro Lopez ainda tentou fazer novamente a ponte para o grupo da frente, mas não foi capaz e decidiu esperar pelo pelotão. A Movistar Team impunha um ritmo tranquilo e dava à fuga uma vantagem de quase 5:00.

A 50km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Swift conquistou a pontuação máxima. O pelotão começava a aumentar o ritmo com várias equipas a preparem os seus ciclistas para a fase mais dura da corrida. A fuga também já estava a pagar caro os muitos kms na frente da corrida e tinha uma vantagem de cerca de 2:00.

Chris Harper e Mauro Schmid tentam surpreender de longe

A 26km do fim, os ciclistas entraram na primeira passagem na Willunga Hill, com 3,3km a 7,4%. Hepburn cedeu de imediato e foi alcançado. 2km depois, os restantes fugitivos do dia acabaram também por ser alcançados. A 23km do fim, Chris Harper surpreender ao mexer de longe e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Logo a seguir, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) tentava fazer a ponte, mas Mauro Schmid (Team Jayco – AlUla) seguiu-o. O campeão suíço percebeu que o polaco estava a tirar pé e atacou, conseguindo assim fazer a ponte para o seu colega de equipa.

Harper acabou por ser o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. O australiano e Schmid não tinham uma tarefa fácil pela frente e tinham apenas 30s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team. A cerca de 18km do fim, Kwiatkowski ainda tentou a solo fazer a ponte para o duo da frente, mas não teve sucesso.

Echelons antes da subida final na etapa rainha do Tour Down Under

A cerca da 8km da meta, numa zona plana exposta ao vento, a Ineos Grenadiers surpreendeu ao acelerar. O pelotão partiu e a corrida ganhou uma nova situação. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), Finn Fisher-Back, Javier Romo (Movistar Team), Michael Woods (Israel – Premier Tech) e Patrick Konrad (Lidl – Trek) foram os únicos favoritos que ficaram no primeiro pelotão. A Red Bull – Bora – hansgrohe também tinha elementos com o seu líder e começaram a trabalhar com a Ineos.

A 6km da meta, Harper e Schmid acabaram por ser alcançados pelo primeiro pelotão. Oscar Onley, Jhonatan Narvaez, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) eram alguns dos favoritos que ficaram cortados e as suas equipas tentavam fechar o espaço. Cerca de 3km depois, no início da Willunga Hill, graças a uma grande aceleração da Decathlon AG2R La Mondiale, o segundo pelotão fez a ponte para o primeiro.

Camisola laranja ao ataque e corrida parte completamente

A 2.8km da meta, Javier Romo surpreender ao mexer muito cedo e conseguiu assim isolar-se. Harper respondeu de imediato, mas não conseguiu fechar o espaço e foi assim alcançado. 800 metros depois, Luke Plapp percebeu que tinha de reagir e atacou, mas não conseguiu sair do pelotão.

A 1.5km da meta, o australiano acelerou novamente e foi seguido por Oscar Onley, Jhonatan Narvaez e Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale). Poucos metros depois, Tronchon acabou por ceder. Onley, Narvaez e Plapp estavam a colaborar e começava a fechar o espaço. A 800 metros da meta, Romo acabou por ser alcançado pelos três perseguidores. O pelotão acabou por partir ainda mais e Finn Fisher-Black, Thomas Gloag (Team Visma | Lease a Bike), Tronchon, Woods e Sheffield tentavam ainda chegar à frente. 300 metros depois, Plapp acelerou, mas não conseguiu isolar-se.

Imperial sprint de Jhonatan Narvaez

Nos metros finais, começaram a marcar-se na dianteira. Fisher-Black aproveitou para saltar do grupo perseguidor e começava a fechar o espaço. Narvaez lançou o sprint final e só Onley o conseguiu seguir. O britânico não teve capacidade para passar o equatoriano, que venceu assim a etapa rainha do Tour Down Under. Fisher-Black fez uma fantástica recuperação! O neozelandês passou direto por Plapp e Romo e ainda conseguiu cruzar a linha de meta na roda de Onley. Plapp conseguiu ser mais forte que Romo para ser terceiro a 3s.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) fez uma bela subida a seu ritmo e terminou em 17º a 45s. Na geral, o português entrou agora no top15. Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) teve um dia de trabalho no pelotão e foi 106º a 9:33.

Jhonatan Narvaez é assim o novo líder da classificação geral do Tour Down Under. Sam Welsford segue líder dos pontos e Fergus Browning (Seleção da Austrália) da montanha. Albert Philipsen (Lidl – Trek) segue o melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.

Jhonatan Narvaez é o novo líder do Tour Down Under! (Foto: Getty Images)
Jhonatan Narvaez é o novo líder do Tour Down Under! (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock