Urko Berrade conquista Classica Camp de Morvedre após solo de 22km!
O espanhol Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) venceu a primeira corrida europeia do ano, a Classica Camp de Morvedre, uma clássica de 179km com partida e chegada em Estivella. Berrade protagonizou um grande ataque a 22km da meta para entrar a vencer em 2025 e conquistar a primeira edição da clássica espanhola. O francês Nicolas Breuillard (St Michel – Preference – Home – Auber93) foi segundo e o guatemalteco Sergio Chumil (Burgos Burpellet BH) terceiro, ambos a 10s.
Fuga facilmente se forma, mas acaba por partir na primeira subida do dia
A Classica Camp de Morvedre começou com diversas tentativas de ataque com Alexys Brunel (Team TotalEnergies), Morne Van Niekerk (St Michel – Preference – Home – Auber93), Nils Aebersold (Lidl – Trek Future Racing) e Jack Brough (AVC Aix-en-Provence Dole) a formarem a fuga do dia. Na primeira metade da corrida, o pelotão impôs um ritmo tranquilo e quarteto da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 7:30.
Na segunda metade da corrida, o pelotão começou a aumentar o ritmo e, a 60km do fim, a fuga do dia tinha uma vantagem de 2:35. 4km depois, os ciclistas entraram na primeira passagem no Alto del Garbí, com 8.9km a 5.4%. Na frente da corrida, Brunel aumentou o ritmo e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Brough, Aebersold e Van Niekerk acabaram por ser alcançados pelo pelotão. A Burgos Burpellet BH e a Equipo Kern Pharma eram as equipas que comandavam o pelotão.
Grande ataque de Urko Berrade no Alto del Garbí
A 29km do fim, Brunel entrou na última passagem no Alto del Garbí com uma vantagem de 1:05. O francês estava a conseguir resistir, mas acabou por ser alcançado, 5.5km depois. Poucos metros depois, Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH) mexeu na corrida. O uruguaio não conseguiu isolar-se, mas acabou por partir o pelotão e foi apenas seguido por Urko Berrade, José Félix Parra (Equipo Kern Pharma), Sergio Chumil, Ruben Fernandez (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Nicolas Breuillard, Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) e Lorenzo Galimberti (Petrolike).
A 22km da meta, Urko Berrade atacou e conseguiu isolar-se. No grupo perseguidor, começaram a marcar-se e o espanhol ganhou um espaço importante. Poucos metros depois, Sergio Chumil e Nicolas Breuillard saltaram do grupo perseguidor e tentava ainda chegar a Berrade. No grupo onde estava Ruben Fernandez, continuava a haver marcação e acabaram por receber a companhia de vários ciclistas.
Urko Berrade triunfa na primeira corrida europeia da temporada
A 6km da meta, Berrade tinha 15s de vantagem sobre os dois perseguidores e 45s sobre o reduzido pelotão. O espanhol da Equipo Kern Pharma manteve o seu ritmo e acabou por estrear-se assim a vencer este ano na Classica Camp de Morvedre. Nicolas Breuillard e Sergio Chumil resistiram ao forte ritmo do pelotão e acabaram por disputar o segundo posto ao sprint com o francês a levar sobre o guatemalteco. Alexys Brunel, no seu regresso ao ciclismo de estrada, esteve em fuga e ainda saltou do pelotão, nos kms finais, para ser quarto a 27s.
Ruben Fernandez foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team e terminou em 11º a 31s. Harrison Wood (Sabgal – Anicolor Cycling Team) estreou-se também pela equipa portuguesa e foi 26º a 1:07. Alexis Guerin e Victor Martinez (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foram 47º e 48º, respetivamente, ambos a 11:21. Xavier Cañellas (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 85º a 11:35. Os portugueses Rafael Reis e André Dutra (Sabgal – Anicolor Cycling Team) não terminaram a prova.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency