Bryan Coquard vence em apertado sprint a etapa 4 do Tour Down Under!

O francês Bryan Coquard (Cofidis) venceu a quarta etapa do Tour Down Under, uma ligação de 157.2km entre Glenelg e Victor Harbor, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o campeão equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates XRG). Depois de um ano difícil em 2024, Coquard entrou em grande em 2025 com um triunfo no World Tour. O espanhol Javier Romo (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e segue assim o camisola laranja.

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A quarta etapa do Tour Down Under começou com Taco Van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Ide Schelling (XDS Astana Team) e Giosuè Epis (Arkea-B&B Hotels) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 3, Jay Vine (UAE Team Emirates XRG) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. Os ataques continuavam na frente do pelotão, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante.

Por volta do km 9, Mauro Schmid (Team Jayco – AlUla) e William Lecerf (Soudal Quick-Step) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o trio da frente. Ao km 34, no primeiro sprint intermédio do dia, Schmid conquistou 3s de bonificação. Lecerf conseguiu conquistar 2s. A Movistar Team comandava o pelotão e dava à fuga do dia uma vantagem de cerca de 2:00.

Ao km 71, no segundo sprint intermédio do dia, Schmid somou novamente a bonificação máxima. Lecerf somou mais 1s de bonificação. A 78km do fim, o jovem belga decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. 4km depois, os ciclistas entraram na primeira subida do dia, a Parawa Hill, com 3km a 7%. O pelotão não aumentou muito o ritmo e a fuga manteve uma vantagem de 2:00 Schmid acabou por ser o primeiro a passar no topo.

Corrida parte na última subida do dia e fuga não consegue resistir

A cerca de 40km do fim, o pelotão começou a aumentar o ritmo com várias equipas a lutarem por posicionamento para a principal subida do dia. 13km depois, Natnael Tesfazion (Movistar Team) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. A 23km do fim, o eritreu acabou por ser alcançado. Logo a seguir, os ciclistas entraram na Nettle Hill, com 1.8km a 8.1%. Schmid aumentou de imediato o ritmo e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Epis, Van der Hoorn e Schelling foram alcançados pelo pelotão que começava a partir com o ritmo elevado.

Schmid acabou por ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) foi um dos sprinters que acabou por perder o contacto com o pelotão. A 19km do fim, Chris Harper (Team Jayco – AlUla) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Schmid ainda tentava resistir isolado, mas acabou por ser alcançado 6km depois.

Bryan Coquard triunfa em caótico final

A 11km da meta, Pablo Torres (UAE Team Emirates XRG) e Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) tentaram isolar-se, mas sem sucesso. Os ataques continuaram no pelotão com vários dos favoritos envolvidos. O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) também esteve nesses ataques, mas nenhum deles teve sucesso. 2km depois, Chris Harper e Sven Erik Bystrom (Groupama – FDJ) conseguiram um ligeiro espaço, mas também não conseguiram resistir na frente.

Nos últimos kms, perante um ritmo elevado, a Ineos Grenadiers assumiu o comando da corrida. A cerca de 200 metros da meta, Bryan Coquard lançou o sprint final com Phil Bauhaus na sua roda. Nos últimos metros, o alemão saiu da roda do francês, mas acabou por não ter capacidade para o passar e Coquard estreou-se assim a vencer este ano na etapa 4 do Tour Down Under. Jhonatan Narvaez vinha embalado de trás, mas ficou fechado atrás de Coquard e Bauhaus e foi assim 3º. Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) não estavam bem colocados e foram apenas 7º e 8º, respetivamente.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) esteve a ajudar Narvaez, nos kms finais, e terminou em 30º com o mesmo tempo do vencedor. Afonso Eulálio também chegou seguro no pelotão e foi 70º.

Javier Romo manteve a sua liderança da classificação geral do Tour Down Under. Sam Welsford manteve a liderança dos pontos, Fergus Browning (Seleção da Austrália) da montanha e Albert Philipsen (Lidl – Trek) da juventude. A Lidl – Trek segue a melhor equipa.

Javier Romo mantém o comando do Tour Down Under! (Foto: SprintCyclingAgency)
Javier Romo mantém o comando do Tour Down Under! (Foto: SprintCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock