Magnus Cort conquista Veneto Classic e dá última vitóra do ano à Uno-X Mobility!

O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) conquistou a Veneto Classic, corrida com 191,7km entre Soave e Bassano del Grappa, após escapar a solo nos 10km finais! O francês Romain Gregoire (Groupama – FDJ) foi terceiro, a 17s, enquanto o belga Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck) foi o mais forte na rampa final para ser terceiro, a 18s.

Fuga perigosa a formar-se desde cedo com uma boa vantagem

O calendário europeu chegou ao fim este domingo com a Veneto Classic. A quarta edição da corrida trouxe mais um belo dia de ciclismo, com muitos ataques na sua fase final. A fuga do dia formou-se já com 15km percorridos, e integrava o vencedor do dia, Magnus Cort. Na sua companhia estavam Anders Foldager (Team Jayco – AlUla), Alexis Gougeard (Cofidis), Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Kyrylo Tsarenko (Team Corratec – Vini Fantini) e Riccardo Biondani (General Store – Essegibi – F.Lli Curia).

O pelotão, controlado pela UAE Team Emirates, deixou que o grupo ganhasse cerca de 2min numa fase inicial. Porém, a vantagem cresceu até aos 4min, e a partir daí tornou-se difícil fechar o espaço. Foi só na segunda fase da jornada que a corrida começou a ter alguma história, com a chegada das subidas. Depois de uma dupla ascensão a Salita della Rosina, foi em La Tisa que a fuga começou a quebrar. Com 67km para o fim, Tsarenko e Biondani descolaram. Nem 10km depois, também Gougeard não resistia e deixava a fuga reduzida a três.

Ataques entre os favoritos partiram a corrida, mas não retiraram o tempo necessário

Cort, Foldager e Bayer seguiam ainda com mais de 3:30 de vantagem. Mais atrás, o elevado ritmo partiu o pelotão e proporcionou alguns ataques. Seis ciclistas ganharam uma ligeira vantagem sobre o pelotão, que com o trabalho da Groupama – FDJ se reduzia cada vez mais. A diferença começava a cair, mas o trio na dianteira mantinha-se com uma boa margem. Na terceira subida a La Tisa, a 42km do fim, Foldager atacou, mas não conseguiu escpar. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) acelerou também no pelotão, , e acabou por partir o já reduzido grupo.

Ainda assim, os espaços fecharam-se na descida e os favoritos voltaram a juntar-se todos. Na quarta passagem, Hirschi voltou a atacar, mas de novo não conseguiu isolar-se. Na descida, Mattia Bais (Team Polti – Kometa) sofreu uma queda. Logo de seguida, George Bennett (Israel – Premier Tech) conseguiu ganhar 10s de vantagem, e recebeu a companhia de Filippo Baroncini (UAE Team Emirates), Lorenzo Rota e Simon Gualdi (Intermache – Wanty) e Davide de Pretto (Team Jayco – AlUla). Cerca de 4km depois, também Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) se juntou.

Cort sofreu, mas atacou para vencer

Na entrada para a última passagem por La Tisa, a menos de 20km do fim, a diferença para o grupo intermédio era de 1:00. O reduzido pelotão seguia logo atrás, a 1:10. Magnus Cort passou por algumas dificuldades, mas manteve-se na frente. Enquanto isso, o grupo intermédio perdia Gualdi e recebia Hirschi, Filippo Zana (Team Jayco – AlUla), Corbin Strong (Israel – Premier Tech), Francesco Busatto (Intermarche – Wanty), Meurisse e Gregoire.

As diferenças entre os grupos estavam constantes, e parecia cada vez mais difícil chegar à frente. A subida para Diesel Farm, com 1,4km a 8,4%, surgiu à entrada para os últimos 10km e foi decisiva. Magnus Cort atacou sem resposta e isolou-se na dianteira. Foldager foi o primeiro a ceder, enquanto Bayer se manteve intermédio. Mais atrás, Zana voltou a atacar, e passou pelo austríaco com Hirschi, Gregoire e Pelizzari. 2km depois, também Meurisse chegou e novamente Bayer encostou.

Com 400m a mais de 13%, o muro de Strada Soarda constituía a última grande dificuldade do dia. Na frente, Cort conseguiu passar sem ser alcançado, enquanto Gregoire escapou na perseguição. O francês não conseguiu fechar os 35s de vantagem, e Cort conquistou assim a Veneto Classic a partir da fuga! Gregoire foi segundo, a 17s, enquanto os restantes batalharam na rampa final pelo terceiro posto. Meurisse foi mais forte e completou o pódio, a 18s.

O pódio da Veneto Classic com Romain Gregoire, Magnus Cort e Xandro Meurisse
O pódio da Veneto Classic com Romain Gregoire, Magnus Cort e Xandro Meurisse

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock