Neilson Powless encerra época com a conquista da Japan Cup!

O estadunidense Neilson Powless (EF Education – EasyPost), venceu uma das últimas corridas da temporada, a Japan Cup, clássica com 144,3km feitos em circuito ao redor de Utsunomiya, após surpreender com um ataque nos metros finais. O belga Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) foram segundo e terceiro, respetivamente. Foi a segunda vitória de Powless neste mês de outubro, marcando um encerramento de época em grande nível.

Começo com ritmo alto e vários ataques

A Japan Cup começou com Andrea Pasqualon (Bahrain Victorious), Simon Yates (Team Jayco-AlUla), Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Hamish Beadle (Team Novo Nordisk), Masaki Yamamoto (JCL Team Ukyo) e Shotaro Iribe (Shimano Racing) a saírem do pelotão e a isolarem-se na frente da corrida. O pelotão seguia com um ritmo elevado e não dava uma vantagem superior a 1:00 ao grupo da frente, que contava com fortes nomes.

Ao km 11, Beadle e Iribe perderam o contacto com a frente da corrida e foram alcançados. 25km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. Ao km 42, os quatro da frente foram alcançados. Os ataques continuavam no pelotão, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. 11km depois, Anthony Perez (Cofidis) atacou e isolou-se na frente da corrida. O francês conseguiu uma vantagem de cerca de 30s.

Corrida começa a partir e forte quinteto isola-se

Ao km 63, Perez acabou por ser alcançado. 1km depois, Matej Mohoric atacou. O esloveno não conseguiu isolar-se, mas fez com que o pelotão partisse completamente e um grupo de cerca de 20 ciclistas ficou isolado. A 60km do fim, alguns ciclistas tentaram fazer a ponte para o grupo da frente, mas acabaram por não ter sucesso. Poucos kms depois, Michael Woods (Israel – Premier Tech) tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. O canadiano acabou por mexer novamente, mas Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) não o deixou ganhar um espaço importante.

A 39km do fim, Neilson Powless acelerou e foi seguido por Ilan Van Wilder e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Matej Mohoric e Michael Woods. Os cinco começaram a colaborar muito bem e, km após km, aumentavam a vantagem sobre os perseguidores. Toms Skujins (Lidl – Trek), Axel Zingle (Cofidis), Edoardo Zambaninin (Bahrain Victorious) e Lukas Nerurkar não conseguiram entrar nesta importante movimentação.

Powless surpreende, após final bastante ofensivo

A 9km da meta, Powless atacou e Mohoric e Van Wilder acabaram por ceder. Poucos metros depois, numa descida, Mohoric reentrou no grupo da frente. Van Wilder seguia a seu ritmo e não estava longe do quarteto da frente. A cerca de 2.5km da meta, o belga reentrou e atacou de imediato, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Poucos metros depois, Woods acelerou e foi apenas seguido por Vansevenant. Mohoric e Powless não foram ao choque e a ritmo conseguiram chegar à frente da corrida.

Os quatro começaram a marcar-se e Van Wilder acabou por conseguiu reentrar. Já dentro do km final, Woods sabia que ao sprint não tinha chances e atacou, conseguindo uma ligeira vantagem. A cerca de 500 metros da meta, Powless atacou e passou direto por Woods. Nos metros finais, o americano manteve o seu ritmo e aguentou o sprint de Van Wilder e Mohoric para vencer assim pela 2ª vez em 2024 na Japan Cup. Woods acabou por ser quarto e Vansevenant quinto.

O pódio da Japan Cup com Ilan Van Wilder, Neilson Powless e Matej Mohoric (Foto: Sprint Cycling Agency)
O pódio da Japan Cup com Ilan Van Wilder, Neilson Powless e Matej Mohoric (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock