Neilson Powless regressa às vitórias na Gran Piemonte!
O americano Neilson Powless (EF Education – EasyPost) venceu a Gran Piemonte, uma clássica de 180.9km entre Valdengo e Borgomanero, após isolar-se na frente da corrida a 42.5km da meta. O neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech) foi segundo e o campeão espanhol Alex Aranburu (Movistar Team) terceiro, ambos a 7s. Powless não teve um ano fácil por causa das lesões, mas conseguiu assim regressar aos triunfos após um fantástico solo.
Fuga facilmente se forma e corrida começa a partir no Passo della Colma
A Gran Piemonte começou com diversas tentativas de ataque com Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Luca Colnaghi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Andrii Ponomar (Team Corratec – Vini Fantini) e Francisco Muñoz (Team Polti Kometa) a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 6:00 sobre o pelotão. O campeão italiano, Alberto Bettiol (Astana Qazaqstan Team) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. No resto da primeira metade da corrida, o ritmo seguiu tranquilo com o pelotão a controlar a vantagem da fuga.
A 70km do fim, os ciclistas entraram na subida mais dura do dia, o Passo della Colma, com 8.6km a 5.5%. O ritmo era elevado e o pelotão começava a partir. Colnaghi rapidamente deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 4km depois, Ponomar cedeu, mas não seguia longe do duo da frente. Ataques aconteceram no pelotão e um grupo de cerca de 10 ciclistas conseguiu uma pequena vantagem.
Fuga alcançada e Neilson Powless isola-se
A 53km do fim, Ponomar reentrou no grupo da frente. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) acelerou a descer e foi seguido por Neilson Powless e Giulio Ciccone (Lidl – Trek). 3km depois, Alex Aranburu, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Julien Bernard e Natnael Tesfazion (Lidl – Trek), Andreas Leknessund, Johannes Kulset e Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Lorenzo Rota e Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty), Nick Schultz (Israel – Premier Tech), Martijn Tusveld (Team DSM-Firmenich PostNL), Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) e Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla) chegaram a Mohoric, Powless e Ciccone.
A 45km do fim, os três sobreviventes da fuga do dia foram alcançados. Logo a seguir, Bernard conseguiu uma ligeira vantagem, mas foi rapidamente alcançado. A 42.5km do fim, Powless atacou e rapidamente se isolou na frente da corrida. 1km depois, Bernard e Zimmermann saltaram do grupo perseguidor e tentavam fazer a ponte para o americano.
A 33km da meta, Thymen Arensman e Ben Swift (Ineos Grenadiers), Diego Ulissi, Filippo Baroncini e Alessandro Covi (UAE Team Emirates), Filippo Magli, Alessandro Pinarello e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck), Francesco Busatto e Simone Gualdi (Intermarché – Wanty), Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Corbin Strong, Marco Frigo e Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Anders Foldager (Team Jayco-AlUla), Lorenzo Milesi (Movistar Team), Matteo Sobrero e Bob Jungels (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Harrison Wood (Cofidis), Laurens Huys (Arkea-B&B Hotels), Sylvain Moniquet e Harm Vanhoucke (Lotto Dstny), Sam Oomen (Lidl – Trek) e Idar Andersen (Uno-X Mobility) chegaram ao grupo perseguidor.
Grande solo de Neilson Powless
Powless continuava a andar muito bem e, a 25km da meta, tinha uma vantagem de 20s sobre Bernard e Zimmermann e 40s sobre o grande grupo perseguidor. 3km depois, Zimmermann e Bernard acabaram por ser alcançados. A 14km da meta, Sam Oomen e Bernard sofreram uma queda feia a descer. A Lidl – Trek era uma das equipas que mais puxava e isto dificultou a perseguição a Powless. 7km depois, alguns ataques aconteceram no pelotão. Um pequeno grupo conseguia reduzir bastante espaço para Powless, mas acabaram por marcar-se e foram alcançados.

Neilson Powless estava a andar muito bem em zonas planas. O americano seguiu então com o seu ritmo e manteve uma excelente vantagem sobre o pelotão para conquistar assim a Gran Piemonte. Corbin Strong impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser assim segundo a 7s. Alex Aranburu foi terceiro pelo segundo ano consecutivo. Filippo Magli surpreendeu ao conseguir ser quarto.
O campeão nacional Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 41º a 1:56.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Gran Piemonte