Lorena Wiebes bisa no Simac Ladies Tour em dia de echelons! Zoe Backstedt segue líder!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) venceu a terceira etapa do Simac Ladies Tour, uma ligação de 145.5km com partida e chegada em Zeewolde, batendo ao sprint a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek). A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) lançou Wiebes e ainda conseguiu ser terceira. A britânica Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) foi 14ª a 4s e segue a camisola amarela.
Echelons marcam a etapa 3 do Simac Ladies Tour
A terceira etapa do Simac Ladies Tour começou com um ritmo alto. Ao km 25, um corte aconteceu no pelotão, mas tudo rapidamente se juntou. O ritmo seguia elevado e nenhuma ciclista tentava formar a fuga do dia.
Ao km 70, echelons aconteceram no pelotão. Lorena Wiebes, Lotte Kopecky, Christine Majerus, Femke Gerritse, Lonneke Uneken, Barbara Guarischi e Femke Markus (Team SD Worx-Protime), Elisa Balsamo, Elisa Longo Borghini, Ellen Van Dijk e Elynor Backstedt (Lidl – Trek), Charlotte Kool, Rachele Barbieri, Franziska Koch e Megan Jastrab (Team DSM-Firmenich PostNL), Romy Kasper e Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health), Nienke Veenhoven (Team Visma | Lease a Bike), Ruby Roseman-Gannon e Silke Smulders (Team Jayco-AlUla), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Zoe Backstedt ficaram isoladas. Lieke Nooijen, Anna Henderson e Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) e Letizia Paternoster (Team Jayco-AlUla) ficaram cortadas.
A 40km do fim, o grupo da frente tinha 40s de vantagem sobre o grupo perseguidor, que era composto por cerca de 25 ciclistas. A Team SD Worx-Protime tinha todas as ciclistas na frente da corrida e era a equipa que mais trabalhava. Zoe Backstedt, mesmo sem colegas de equipa, continuava a defender muito bem a sua camisola amarela.
Lorena Wiebes bisa em nova chegada ao sprint
A 10km da meta, Elisa Longo Borghini conseguiu uma pequena vantagem. 1km depois, a campeã italiana acabou por ser alcançada. A 7km da meta, Franziska Koch e Christine Majerus atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Poucos kms depois, as duas acabaram por ser alcançadas.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e a Team SD Worx-Protime acabou por assumir o comando do pelotão. Nos metros finais, após uma rotunda, o grupo partiu devido a uma aceleração da equipa neerlandesa. Charlotte Kool pagou caro novamente o mais posicionamento e ficou ligeiramente cortada, mas tinha Rachele Barbieri a fechar o espaço. Lorena Wiebes lançou o sprint final com Elisa Balsamo na sua roda. A italiana não teve capacidade para passar a neerlandesa que bisou assim na etapa 3 do Simac Ladies Tour. .
Lotte Kopecky fez um grande trabalho em prol de Wiebes e ainda conseguiu fechar o pódio. Charlotte Kool e Rachele Barbieri ainda fecharam o espaço para as três primeiras. Kool ainda tentou passar Kopecky, mas não conseguiu e acabou por ser quarta. Ellen Van Dijk, Elisa Longo Borghini, Zoe Backstedt, Silke Smulders e Karlijn Swinkels perderam 4s. Lieke Nooijen, Riejanne Markus, Anna Henderson e Letizia Paternoster perderam 1:26.
Zoe Backstedt manteve a liderança da classificação geral e da juventude do Simac Ladies Tour. Lorena Wiebes é a nova líder dos pontos e Jeanne Korevaar (Team Jayco-AlUla) segue líder da montanha. A Lidl – Trek lidera agora por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images