Alexander Kristoff triunfa em Sinj e é o primeiro líder da CRO Race!
O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) venceu a primeira etapa da CRO Race, uma ligação de 163km entre Vodice e Sinj, batendo ao sprint os italianos Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) e Alberto Bruttomesso (Bahrain Victorious). Kristoff conquistou a sua sétima vitória esta temporada e é assim o primeiro camisola vermelha.
Começo com excelente ritmo, mas fuga acaba por se formar
A primeira etapa da CRO Race começou com um ritmo alto. Ao km 14, no primeiro sprint intermédio do dia, Fred Wright (Bahrain Victorious) conquistou a bonificação máxima. 10km depois, Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA), Filip Reha (ATT Investments) e Francisco Muñoz (Team Polti Kometa) atacaram e formaram a fuga do dia. Ao km 30, Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling Team) e Axel Van der Tuuk (Metec – Solorwatt p/b Mantel) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o trio da frente.
Ao km 46, na primeira contagem do dia, Van der Tuuk foi o primeiro a passar no alto. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e dava à fuga uma vantagem superior a 7:00. 24km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Monk conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o pelotão começou a aumentar o ritmo e tentava diminuir a vantagem da fuga do dia.
A 58km do fim, Muñoz, Reha e Murguialday sofreram uma queda. Muñoz e Murguialday conseguiram reentrar no grupo da frente, mas Reha acabou por abandonar a corrida. 8km depois, na última contagem do dia, Van der Tuuk foi o primeiro a passar no alto. Sam Welsford (Red Bull – Bora – Hansgrohe) passou bastantes dificuldades, mas conseguiu seguir no pelotão.
Fuga acaba por ser alcançada e Alexander Kristoff impõe-se ao sprint
A 25km do fim, no último sprint intermédio do dia, Monk assegurou a pontuação máxima. 3km depois, Murguialday e Monk decidiram tirar pé e esperaram ambos pelo pelotão. A 14km da meta, Muñoz e Van der Tuuk foram também alcançados pelo pelotão. O ritmo da corrida era elevado com várias equipas a tentarem manter os seus sprinters bem colocados na frente do pelotão.
Nos metros finais, Ben Turner (Ineos Grenadiers) assumiu o comando do pelotão. Elia Viviani (Ineos Grenadiers) lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Alberto Bruttomesso e Alexander Kristoff. O jovem italiano acabou por não ter resposta para o veterano norueguês que conquistou assim a etapa 1 da CRO Race. Giovanni Lonardi ainda conseguiu passar Bruttomesso para ser segundo. Pavel Bittner e Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) foram apenas 11º e 18º, respetivamente.
Alexander Kristoff é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos da CRO Race. Alberto Bruttomesso é o primeiro líder da juventude e Axel Van der Tuuk da montanha. A Bahrain Victorious lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency