Lotte Kopecky é Bicampeã do Mundo de fundo! Puck Pieterse triunfa nas Sub-23!

A belga Lotte Kopecky venceu a prova de fundo das elites femininos nos Campeonatos do Mundo, em Zurich, na Bélgica. Numa ligação de 154km entre Uster e Zurich, Kopecky bateu ao sprint a americana Chloé Dygert e a italiana Elisa Longo Borghini para ser pelo segundo ano consecutivo Campeã do Mundo de fundo em elites!

Começo com ritmo alto e fortes nomes mexem cedo na corrida

A prova de fundo das elites femininas começou com Caroline Baur (Seleção da Suíça), Sara Martin (Seleção da Espanha) e Nina Berton (Seleção do Luxemburgo) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. As três conseguiram uma vantagem de 1:20 sobre o pelotão. Ao km 36, Lotte Kopecky acelerou e fez com que o pelotão perdesse alguns elementos. Cerca de 12km depois, as três da frente foram alcançadas. Logo a seguir, Thalita De Jong (Seleção dos Países Baixos) mexeu na corrida e foi seguida por seis ciclistas, mas este grupo foi rapidamente alcançado.

Ao km 54, Niamh Fisher-Black (Seleção da Nova Zelândia) atacou e foi seguida por Riejanne Markus (Seleção dos Países Baixos), Elena Hartmann (Seleção da Suíça), Justine Ghekiere (Seleção da Bélgica), Sarah Gigante (Seleção da Austrália), Urska Zigart (Seleção da Eslovénia) e Mie Ottestad (Seleção da Noruega). Poucos metros depois, Soraya Paladin (Seleção da Itália) e Christine Majerus (Seleção do Luxemburgo) juntaram-se ao grupo da frente. Por volta do km 67, Mischa Bredewold (Seleção dos Países Baixos) e Franziska Koch (Seleção da Alemanha) fizeram a ponte para a frente da corrida.

Países Baixos partem a corrida

A 76km do fim, Pauliena Rooijakkers (Seleção dos Países Baixos) aumentou o ritmo no pelotão que começou a perder bastantes elementos. 2km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, os Países Baixos mexeram novamente na corrida, mas nenhuma das suas ciclistas conseguiu ganhar um espaço importante.

A 50km do fim, o ritmo da corrida aumentou e o pelotão começava a partir. Cerca de 4km depois, Demi Vollering (Seleção dos Países Baixos) aumentou o ritmo e foi apenas seguida por Kopecky, Noemi Ruegg (Seleção da Suíça), Liane Lippert (Seleção da Alemanha), Elisa Longo Borghini, Neve Bradbury (Seleção da Austrália), Chloe Dygert, Juliette Labous (Seleção da França) e Caroline Andersson (Seleção da Suécia). Logo a seguir, Andersson conseguiu uma ligeira vantagem, mas foi rapidamente alcançada. O ritmo acabou por baixar e várias ciclistas conseguiram reentrar na frente da corrida.

Super favoritas a mexer na corrida com Kopecky a passar dificuldades

A 42km do fim, Riejanne Markus e Justine Ghekiere atacaram e isolaram-se na frente da corrida. 9km depois, Marianne Vos (Seleção dos Países Baixos) e Ruby Roseman-Gannon (Seleção da Austrália) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para as duas da frente. As quatro conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. A cerca de 23km do fim, ataques aconteceram no pelotão e Demi Vollering, Lotte Kopecky, Liane Lippert, Chloé Dygert e Elisa Longo Borghini tentavam chegar ao quarteto da frente.

A 20km da meta, Longo Borghini atacou e só Vollering agarrou a sua roda. As duas rapidamente chegaram ao grupo da frente. Lippert foi a seu ritmo e também conseguiu chegar à frente da corrida. Kopecky estava a passar dificuldades e seguia com Dygert. Poucos metros depois, Vollering acelerou e Markus acabou por ceder. A 16km da meta, Dygert largou Kopecky tentava chegar à frente da corrida. Markus nem Kopecky conseguia seguir. Vos também acabou por ceder e foi alcançada por Kopecky. 2km depois, Dygert chegou ao grupo da frente. Poucos metros depois, Vos e Kopecky conseguiram reentrar.

Corrida volta a partir e Kopecky leva a melhor num sprint a seis em Zurich

A 13km da meta, Markus também reentrou na frente da corrida. 4km depois, Vollering atacou e foi apenas seguida por Kopecky, Longo Borghini, Lippert, Dygert e Roseman-Gannon. A 6km da meta, Vollering aumentou novamente o ritmo e Dygert e Roseman-Gannon acabou por ceder. 500 metros depois, Longo Borghini atacou e conseguiu um ligeiro espaço. A 4km da meta, a italiana acabou por ser alcançada. Na frente da corrida começaram a marcar-se e, 2.5km depois, Roseman-Gannon e Dygert reentraram na luta pelas medalhas.

A cerca de 800 metros da meta, Roseman-Gannon tentou surpreender com um ataque de longe, mas Vollering foi obrigada a fechar o espaço. Nos metros finais, Longo Borghini tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas foi rapidamente ultrapassada por Kopecky. A belga acabou por não dar hipótese e é assim pelo segundo ano consecutivo Campeã do Mundo de fundo em elites. Dygert fez um grande sprint para ficar com a Prata. Longo Borghini conseguiu ser mais forte que Lippert e Vollering para ficar com o Bronze. Destaca-se as grandes prestações de Roseman-Gannon e Ghekiere que foram 6ª e 7ª, respetivamente.

As portuguesas Daniela Campos e Ana Caramelo não terminaram a corrida.

O pódio da prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos do Mundo com Chloé Dygert, Lotte Kopecky e Elisa Longo Borghini
O pódio da prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos do Mundo com Chloé Dygert, Lotte Kopecky e Elisa Longo Borghini

Sub-23 Femininas

Puck Pieterse é a nova Campeã Mundial Sub-23!
Puck Pieterse é a nova Campeã Mundial Sub-23!

As ciclistas Sub-23 presentes para além de lutarem pelo Título Mundial das elites também lutavam pelo Título Mundial das Sub-23. Três ciclistas destacaram-se das demais, a neerlandesa Puck Pieterse, a alemã Antonia Niedermaier e a australiana Neve Bradbury. As três chegaram juntas no mesmo grupo a 3:00 de Kopecky e acabaram por disputar o Título Mundial das Sub-23 ao sprint. Pieterse conseguiu ser mais forte que Bradbury e Niedermaier para se tornar assim na nova Campeã do Mundo de fundo em Sub-23!

O pódio das Sub-23 femininas com Neve Bradbury, Puck Pieterse e Antonia Niedermaier
O pódio das Sub-23 femininas com Neve Bradbury, Puck Pieterse e Antonia Niedermaier

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock