Irá Tadej Pogacar fazer história na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo?

Disputa-se hoje a prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo, em Zurich, na Suíça. A corrida com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão mundial que procuram conquistar a tão desejada camisola arco-íris. Em 2023, a vitória sorriu ao neerlandês Mathieu Van der Poel que estará presente para defender o seu título. O esloveno Tadej Pogacar acaba por ser o super favorito. Irá Pogacar juntar o Título Mundial ao seu glorioso palmarés?

Perfil

A prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo apresenta um percurso de 274.5km entre Winterthur e Zurich. O dia contará com 17 muros. A corrida promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. A temperatura e o clima prometem ter bastante impacto na corrida e deverá marcar bastante os ciclistas. Nos primeiros 67km, os ciclistas passam por três muros bastante duros, mas diferenças só deverão acontecer no circuito final,

Os ciclistas irão dar 7 voltas ao circuito final de 27km. O circuito é marcado por dois muros, o Zurichbergstrasse, com 0.8km a 7.8%, e o Witikon, com 2.2km a 6%. Os principais ataques deverão acontecer nestes muros e várias seleções irão tentar deixar Tadej Pogacar exposto o mais cedo possível. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo,

O perfil da prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo
O perfil da prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo

Favoritos

Tadej Pogacar parte como principal favorito para a prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo. Pogacar tem feito uma fantástica temporada, O esloveno tem aqui um excelente perfil para si e terá aqui uma grande chance para conquistar o tão desejado Título Mundial.

Remco Evenepoel (Seleção dos Países Baixos) e Matteo Jorgenson (Seleção dos Estados Unidos) são os maiores adversários de Pogacar. Evenepoel também está a ter um grande ano. O campeão olímpico dá-se bem nestas subidas e tem aqui uma boa chance para conquistar o Ouro pela segunda vez na prova de fundo em elites. Jorgenson está na sua temporada de afirmação. O americano já mostrou várias vezes o seu talento neste tipo de corridas e poderá conseguir um grande resultado.

Marc Hirschi (Seleção da Suíça) está num excelente momento. O suíço tem subidas perfeitas para si e deverá tentar de tudo para conseguir uma medalha para a equipa da casa. Mathieu Van der Poel não terá uma tarefa fácil pela frente, pois a corrida tem bastante acumulado. O neerlandês pretende revalidar o seu Título Mundial e nunca deve ser descartado da luta pelo Ouro. David Gaudu (Seleção da França) e Antonio Tiberi (Seleção da Itália) estão a terminar muito bem o ano. Ambos dão-se bem neste tipo de subidas e poderão estar na luta pelas medalhas.

Toms Skujins (Seleção da Letónia) tem se mostrado no seu melhor nível esta temporada. O letão costuma dar-se bem nestas corridas e poderá surpreender os super favoritos. Pello Bilbao está a terminar muito bem o ano. Bilbao parece ser a aposta da Seleção da Espanha para o dia de hoje e poderá estar na luta pelo top3. Mattias Skjelmose (Seleção da Dinamarca) tem evoluído muito bem. O dinamarquês vem de uma queda no Tour de Luxembourg, mas parece ter tido tempo para recuperar e poderá conseguir um ótimo resultado.

Nota ainda para Maxim Van Gils (Seleção da Bélgica), Julian Alaphilippe (Seleção da França), Primoz Roglic (Seleção da Eslovénia), Tom Pidcock (Seleção da Grã-Bretanha) e Florian Lipowitz (Seleção da Alemanha) que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Matteo Jorgenson
⭐⭐⭐ Marc Hirschi, Mathieu Van der Poel e David Gaudu
⭐⭐ Antonio Tiberi, Toms Skujins, Pello Bilbao e Mattias Skjelmose
⭐ Maxim Van Gils, Julian Alaphilippe, Primoz Roglic, Tom Pidcock e Florian Lipowitz

Portugueses em prova

Ivo Oliveira, Rui Oliveira, Rui Costa, Nelson Oliveira, Afonso Eulálio e João Almeida são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #116, #117, #118, #119, #120 e #121, respetivamente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 9h15.

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock