Filippo Baroncini conquista Super 8 Classic! Rui Oliveira em grande forma é 3º!
O italiano Filippo Baroncini (UAE Team Emirates) venceu a Super 8 Classic, uma clássica de 197.5km entre Brakel e Haacht, após isolar-se a 14km da meta. Baroncini conquistou a sua primeira vitória como profissional e bateu o neerlandês Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) por 21s. O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) fez mais uma grande corrida e conseguiu impor-se no sprint pelo terceiro posto.
Fuga facilmente se forma
A Super 8 Classic começou com diversas tentativas de ataque com Julius Van den Berg (Team DSM-Firmenich PostNL), Lars Craps (Team Flanders – Baloise) e Kay De Bruyckere (Pauwels Sauzen – Bingoal) a formarem a fuga do dia. Ao km 45, Anders Johannessen (Uno-X Mobility) e Jens Reynders (Bingoal WB) juntaram-se ao trio da frente. Alguns kms depois, Loic Vliegen (Bingoal WB) também fez a ponte para a fuga do dia. A diferença entre os seis da frente e o pelotão era de cerca de 2:30.
A 78km do fim, Johan Jacobs (Movistar Team) saltou do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. Kay De Bruyckere acabou por ceder e foi alcançado pelo pelotão. 18km depois, Vliegen deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. Poucos kms depois, Jacobs foi alcançado. Reynders também acabou por ceder e foi alcançado. A 46km do fim, Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. 10km depois, o eritreu foi alcançado.
Fuga alcançada e favoritos começam a mexer na corrida
A 35km do fim, os ataques começaram a acontecer no pelotão que estava a partir. O português Rui Oliveira estava muito bem colocado. Cerca de 3km depois, os sobreviventes da fuga do dia foram alcançados. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) já não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 29km do fim, Sandy Dujardin (TotalEnergies) atacou e foi seguido por Filippo Baroncini, Roger Adrià (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Rick Pluimers. Um grupo composto por Rui Oliveira, Toms Skujins (Lidl – Trek), Erik Resell (Uno-X Mobility), Emilien Jeanniere (TotalEnergies), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Florian Vermeersch (Lotto Dstny), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), Mike Teunissen e Laurenz Rex (Intermarché – Wanty), Jake Stewart (Israel – Premier Tech), Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck), Carlos Canal (Movistar Team) e Dylan Vandenstorme (Team Flanders – Baloise) formou-se na perseguição ao quarteto da frente.
Grande solo de Baroncini com Rui Oliveira em destaque
A 18km da meta, Rui Oliveira saltou do grupo perseguidor e fez a ponte para o quarteto da frente. Poucos metros depois, Baroncini atacou e conseguiu um pequeno espaço. Rui Oliveira e Adrià conseguiram fazer a ponte para o italiano, mas os três foram rapidamente alcançados pelo grupo perseguidor. A 14km da meta, Pluimers tentou isolar-se, mas sem sucesso. Logo a seguir, Baroncini atacou e conseguiu um excelente espaço.
A colaboração no grupo perseguidor não era a ideal e, km após km, Baroncini aumentava a vantagem sobre os perseguidores. A 1.3km da meta, Pluimers atacou e tentava garantir o segundo posto. Baroncini seguiu com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer como profissional na Super 8 Classic. Pluimers conseguiu resistir e foi segundo a 21s. Rui Oliveira mostrou-se mais uma vez num excelente nível e conseguiu bater ao sprint Jeanniere e Trentin para completar o pódio.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos