Cat Ferguson estreia-se a vencer nas elites na etapa 1 do AG Tour de la Semois!

A britânica Cat Ferguson (Movistar Team) venceu a primeira etapa do AG Tour de la Semois, uma ligação de 110.3km entre Bohan e Vresse, batendo ao sprint a francesa Maeva Squiban (Arkea-B&B Hotels) e a neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Development Team). Na sua terceira corrida pela Movistar Team, Cat Ferguson conquistou o seu primeiro triunfo como elite e é assim a primeira camisola amarela.

Começo com um forte ritmo e poucos ataques

A primeira etapa do AG Tour de la Semois começou com um ritmo alto. Ao km 11, Audrey De Keersmaeker (Lotto Dstny) foi a primeira a passar no topo. Poucos kms depois, as ciclistas entraram no Côte de Dolimarts, com 3.9km a 5.1%. O ritmo aumentou e o pelotão acabou por partir. Thalita De Jong (Lotto Dstny) acabou por ser a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia.

Por volta do 40, várias ciclistas que cortaram no Côte de Dolimarts conseguiram reentrar no pelotão. No primeiro sprint intermédio do dia, Anna Van Wersch (Lotto Dstny) conquistou a pontuação máxima. 8km depois, na terceira contagem do dia, Thalita De Jong foi a primeira a passar no alto. A Cofidis mexeu na corrida com várias ciclistas, mas nenhuma delas ganhou um espaço importante. Poucos kms depois, na quarta contagem do dia, De Jong assegurou novamente a pontuação máxima.

Col du Conrad acaba por partir a corrida

A 32km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Karlijn Swinkels conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, as ciclistas entraram no Col du Conrad, com 2.3km a 7.5%. O ritmo da corrida aumentou e o pelotão começou a partir. Thalita De Jong acabou por sor a primeira a passar no alto da quinta contagem do dia. A 21km do fim, na sexta contagem do dia, a neerlandesa voltou a ser a mais forte. 5km depois, no último sprint intermédio do dia, Maeva Squiban conquistou a pontuação máxima.

A 14km da meta, na última passagem no Col du Conrad, o pelotão partiu e Karlijn Swinkels e Carlotta Cipressi (UAE Development Team), Eline Jansen e Anneke Dijkstra (VolkerWessels Pro Cycling Team), Francesca Barale e Elise Uijen (Team DSM-Firmenich PostNL), Lieke Nooijen e Maud Oudeman (Team Visma | Lease a Bike), Hannah Ludwig e Julie Bego (Cofidis), Claire Steels e Mareille Meijering (Movistar Team), Sara Casasola (Hess Cycling Team), Maeva Squiban e Thalita De Jong acabaram por se isolar. Squiban acabou por ser a primeira a passar no alto da última contagem do dia.

Cat Ferguson estreia-se a vencer como elite

Já dentro dos 10kms finais, Rosita Reijnhout e Femke De Vries (Team Visma | Lease a Bike), Cat Ferguson e Audrey De Keersmaeker conseguiram reentrar na frente da corrida. O grupo acabou por seguir compacto e disputou a jornada ao sprint. Cat Ferguson voltou a mostrar o seu talento e potencial ao conseguir impor-se ao sprint para vencer a etapa 1 do Tour de la Semois. Maeva Squiban foi mais forte que Karlijn Swinkels e Eline Jansen para ser segunda.

Cat Ferguson é a primeira líder da classificação geral, dos pontos e da juventude do AG Tour de la Semois. Thalita De Jong é a primeira líder da montanha e Karlijn Swinkels dos sprints intermédios. A Team Visma | Lease a Bike lidera por equipas.

Cat Ferguson é a primeira camisola amarela do AG Tour de la Semois
Cat Ferguson é a primeira camisola amarela do AG Tour de la Semois

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Melissa Maia | Movistar Team

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock