Felix Orn-Kristoff é o novo Campeão da Europa Júnior de fundo!
O norueguês Felix Orn-Kristoff venceu a prova de fundo júnior, uma ligação de 129km entre Heusden-Zolder e Hasselt, e é o novo Campeão da Europa do escalão. Orn-Kristoff bateu ao sprint o espanhol Hector Alvarez e o francês Paul Seixas para se tornar no primeiro norueguês a vencer a prova de fundo júnior dos Campeonatos da Europa.
Começo bastante ofensivo, mas forte trio acaba por se isolar
A prova de fundo dos Campeonatos da Europa dos juniores masculinos começou com um ritmo alto. Ao km 13, Ruud Junior Nagengast (Seleção dos Países Baixos) e Bor Ebner (Seleção da Eslovénia) conseguiram uma ligeira vantagem, mas foram rapidamente alcançados. 20km depois, Bor Ebner, Eliott Boulet (Seleção da França), Adam Pesek (Seleção da República Checa), Jasper Schoofs e Nio Vandevorst (Seleção da Bélgica), Peder Andreassen (Seleção da Noruega), Louis Grupp (Seleção da Alemanha) e Linus Larsson (Seleção da Suécia) atacaram e conseguiram uma vantagem de 20s sobre o pelotão.
A 59km do fim, no setor de Manshoven, o grupo da frente foi alcançado. Cerca de 3km depois, ataques aconteceram no pelotão e Felix Orn-Kristoff, Paul Seixas e Hector Alvarez conseguiram isolar-se. Os três conseguiram uma vantagem de 35s sobre Aubin Sparfel (Seleção da França), Benedikt Benz e Paul Fietzke (Seleção da Alemanha), Ludovico Mellano (Seleção da Itália), Kacper Mientki (Seleção da Polónia), Matijs Van Strijthem (Seleção da Bélgica) e Erazem Valjavec (Seleção da Eslovénia) e cerca de 50s sobre o pelotão.
A cerca de 35km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado. Logo a seguir, Fietzke tentava a solo chegar ao grupo da frente, mas não teve sucesso. Os ataques continuavam no pelotão, mas nenhum ciclista conseguia ganhar um espaço importante. A cooperação na frente da corrida era a ideal e vantagem mantinha-se nos 20s.
Trio da frente resiste e disputa Ouro ao sprint
A 22km da meta, Jasper Schoofs, Erazem Valjavec, Oliver Matik (Seleção da Estónia) e Pepe Albrecht (Seleção da Alemanha) saltaram do pelotão e tentavam chegar ao trio da frente. 7km depois, os quatro perseguidores acabaram por ser alcançados. A cerca de 7km da meta, Matijs Van Strijthem e Nio Vandevost (Seleção da Bélgica), David Lewandowski (Seleção da Polónia), Ko Molenaar e Joeri Schaper (Seleção dos Países Baixos), Bastian Petric (Seleção da Eslovénia) e Ludovico Mellano atacaram e tentavam ainda reentrar na luta pelas medalhas.
O trio da frente seguiu com um excelente ritmo e com a cooperação ideal e acabaram por disputar o Ouro ao sprint. Felix Orn-Kristoff acabou por não dar hipótese e é assim o novo Campeão da Europa Júnior de fundo. Hector Alvarez foi mais forte que Paul Seixas para ficar com a Prata. Matijs Van Strijthem foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4º a 18s.
Os portugueses Daniel Moreira e Gonçalo Rodrigues foram 58º e 69º, ambos a 5:12. Guilherme Mestre, Miguel Moreira e João António chegaram no mesmo grupo a 7:41. Adrian Pacho abandonou a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA