Histórica! Lorena Wiebes é pela 2ª vez Campeã da Europa de fundo!

A neerlandesa Lorena Wiebes fez história, em Limburg, na Bélgica, ao tornar-se na primeira ciclista a ser por duas vezes Campeã da Europa de fundo em elites. Num percurso de 162km entre Heusden-Zolder e Hasselt, a “Rainha dos Sprints” bateu ao sprint a italiana Elisa Balsamo e a polaca Daria Pikulik para conquistar o tão desejado Ouro.

Corrida ofensiva, mas tudo acaba por se juntar

A prova de fundo nos Campeonatos da Europa das elites femininas começou com várias tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Os ataques continuaram durante vários kms, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. Ao km 35, Nikola Noskova (Seleção da República Checa) atacou e conseguiu uma vantagem de 15s. 37km depois, a checa acabou por ser alcançada. O ritmo da corrida estava forte e o pelotão até chegou a partir, mas tudo acabou por se juntar.

Ao km 76, Mireia Benito (Seleção da Espanha) saltou do pelotão e conseguiu uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. 16km depois, novos ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. A 58km do fim, Benito acabou por ser alcançada. Logo a seguir, o ritmo aumentou e novos ataques aconteceram. O pelotão acabou por partir, mas as ciclistas que ficaram cortadas rapidamente reentraram no pelotão. Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) chegou a ter uma ligeira vantagem, mas foi rapidamente alcançada.

Novos ataques, mas Título Europeu acaba por ser decidido ao sprint

A 35km do fim, a Seleção da Bélgica mostrou-se bastante ativa com várias ciclistas a mexer na corrida, mas nenhuma delas ganhou um espaço importante. 5km depois, Sara Martin (Movistar Team) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Lea Lin Teutenberg (Seleção da Alemanha) tentou fazer a ponte para a espanhola, mas não teve sucesso. A 12km da meta, Sara Martin acabou por ser alcançada. O ritmo da corrida estava alto e várias seleções começavam a lutar pela frente do pelotão.

No início do km final, a Seleção da Itália assumiu o comando do pelotão. A Seleção dos Países Baixos não estava com força, mas Lorena Wiebes conseguiu colocar-se na roda do comboio italiano. A neerlandesa lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, e tornou-se assim pela segunda vez Campeã da Europa de fundo. Elisa Balsamo não teve resposta para Wiebes e acabou por ser segunda. Daria Pikulik conseguiu ser mais forte que Clara Copponi (Seleção da França) e Ingvild Gaskjenn (Seleção da Noruega) para ficar com o Bronze.

Pódio Final

O pódio da prova de fundo dos Campeonatos da Europa das elites femininas com Elisa Balsamo, Lorena Wiebes e Daria Pikulik (Foto: Luc Claessen/Getty Images)
O pódio da prova de fundo dos Campeonatos da Europa das elites femininas com Elisa Balsamo, Lorena Wiebes e Daria Pikulik (Foto: Luc Claessen/Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock