Eline Jansen conquista última etapa do Tour Feminin l’Ardeche! Thalita De Jong vence geral!
A neerlandesa Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) venceu a última etapa do Tour Feminin l’Ardeche, uma ligação de 80.6km entre Le Pouzin e Privas, batendo ao sprint a italiana Letizia Borghesi (EF – Oatly – Cannondale) e a francesa Maeva Squiban (Arkea-B&B Hotels). A neerlandesa Thalita De Jong (Lotto Dstny) foi quinta com o mesmo tempo da vencedora e segurou a camisola rosa.
Começo com forte ritmo e o pelotão começa a partir
A última etapa do Tour Feminin l’Ardeche começou com um ritmo alto. Ao km 8, no primeiro sprint intermédio do dia, Thalita De Jong conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, Anneke Dijkstra (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacou e conseguiu uma vantagem de 45s. Ao km 20, a neerlandesa foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia. 10km depois, Dijkstra acabou por ser alcançada. De Jong conseguiu ser a primeira a passar no alto da segunda contagem do dia.
Ao km 35, no segundo sprint intermédio do dia, Jade Wiel (FDJ-Suez) assegurou a pontuação máxima. O ritmo da corrida baixou um pouco e algumas ciclistas conseguiram reentrar no pelotão. A 28km do fim, na contagem mais dura do dia, a La Croix de Cruas, com 4.2km a 7.1%, o pelotão partiu e um grupo de quinze ciclistas ficou isolado. A camisola rosa Thalita De Jong estava na frente da corrida. Fariba Hashimi (WCC Team) foi a primeira a passar no topo da subida. 13km depois, um grupo de 12 ciclistas chegou ao grupo da frente.
Novos ataques e pequeno grupo disputa etapa ao sprint
A 15km da meta, Ségolène Thomas (WCC Team) atacou e conseguiu uma vantagem de 20s. Logo a seguir, na última contagem do dia, a francesa foi a primeira a passar no topo. Mara Roldan (Cynisca Cycling) e Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM Generation) conseguiu fazer a ponte para Thomas. A 9km do fim, no terceiro sprint intermédio do dia, Roldan conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o grupo da frente foi alcançado.
Nos kms finais, o pelotão partiu e Eline Jansen, Letizia Borghesi, Maeva Squiban, Thalita De Jong, Jade Wiel, Sarah Van Dam (DNA Pro Cycling Team) e Nadia Quagliotto (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) conseguiram uma ligeira vantagem. As sete acabaram por disputar a etapa ao sprint e Jansen conseguiu ser a mais forte para se estrear assim a vencer como profissional. Borghesi e Squiban fecharam o pódio.
Thalita De Jong é assim a grande vencedora do Tour Feminin l’Ardeche, batendo Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) por 58s e Monica Colonel (Bepink-Bongioanni) por 1:46. A neerlandesa também conquistou os pontos, a montanha e os sprints intermédios. Bunel foi a melhor jovem e a Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com