Stephen Williams bisa e é mais líder do Tour of Britain!
O britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) venceu a terceira etapa do Tour of Britain, uma ligação de 166.1km entre Sheffield e Barnsley, batendo ao sprint o francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e o italiano Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious). Com a vitória na etapa, Williams reforçou assim a sua liderança da classificação geral.
Começo com forte ritmo e a chuva e vento marcam de imediato a jornada
A terceira etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque com Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Ben Swift (Ineos Grenadiers), Jake Stewart (Israel – Premier Tech), Jelte Krijnsen (Q36.5 Pro Cycling Team) e Emils Liepins (Team DSM-Firmenich PostNL) a conseguirem uma pequena vantagem sobre o pelotão. Ao km 17 na primeira contagem do dia, Alaphilippe foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, o francês foi novamente o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Liepins acabou por ceder e foi alcançado.
Por volta do km 66, a chuva, o vento e o forte ritmo provocaram echelons no pelotão. 4km depois, no sprint intermédio do dia, Krijnsen conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o grupo da frente foi alcançado. Algumas ciclistas acabaram por conseguir reentrar no pelotão. Novos ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso.
Forte grupo isola-se e Evenepoel acaba por ceder
A 60km do fim, Tobias Foss (Ineos Grenadiers), Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Noa Isidore (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Oscar Nilsson-Julien (Van Rysel – Roubaix), Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Louis Sutton (Seleção da Grã-Bretanha) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Os oito conseguiram uma vantagem superior a 1:00 sobre o pelotão. 20km depois, Nilsson-Julien cedeu e foi alcançado.
A 21km do fim, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) perdeu o contacto com o pelotão. O belga está notavelmente a sofrer com o frio. 2km depois, Sutton e Zukowsky também acabaram por perder o contacto com o pelotão. O ritmo da corrida estava a aumentar, mas os cinco da frente seguiam com uma vantagem de cerca de 30s.
Novos ataques, mas Stephen Williams bisa em nova chegada ao sprint
A 5km da meta, no início da Hound Hill, com 1.4km a 5.5%, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão que acabou por partir. Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Jonas Abrahamsen e Julian Alaphilippe foram alguns ciclistas que acabaram por perder o contacto. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) tentou isolar-se, mas Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) marcou de imediato o seu ataque.
Os ciclistas que estavam no pelotão acabaram por seguir juntos e disputaram a etapa ao sprint no muro final em Barnsley, com 0.4km a 7.3%. Logo no início do muro, Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Edoardo Zambanini tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Stephen Williams apanhou a sua roda. O britânico facilmente passou o italiano para vencer assim a etapa 3 do Tour of Britain. Paul Magnier não estava bem colocado e ainda foi fechado, mas fez um belo sprint e ainda passou Zambanini para ser segundo.
Mathias Bregnhoj foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team e terminou em 13º com o mesmo tempo do vencedor. Julius Johansen também se mostrou muito bem e foi 14º a 7s. Oliver Rees (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 38º a 2:12 e Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 60º a 8:44. Jaime Castrillo e André Carvalho (Sabgal – Anicolor Cycling Team) não terminaram a etapa.
Stephen Williams manteve a liderança da classificação geral do Tour of Britain e lidera agora também a classificação por pontos. Oscar Onley segue líder da juventude e Callum Thornley (Trinity Racing) da montanha. A Israel – Premier Tech lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cyling Agency