Urko Berrade vence etapa 18 La Vuelta em dia de masterclass da Equipo Kern Pharma!

O espanhol Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) venceu a décima oitava etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 179.3km entre Vitoria-Gasteiz e Maeztu, após se isolar na frente da corrida a 5.6km da meta. O campeão suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) foi segundo e o britânico Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) terceiro, ambos a 4s. Os espanhóis Pablo Castrillo e Pau Miquel foram 8º e 9º, respetivamente, e completaram o grande dia da Equipo Kern Pharma. Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) chegou no grupo dos principais favoritos e segue o camisola vermelha.

Começo com forte ritmo e grande fuga consegue formar-se

A décima oitava da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 10, echelons aconteceram no pelotão, mas tudo acabou por se juntar. Durante alguns kms, os ataques continuaram e vários ciclistas conseguiram uma ligeira vantagem, mas a fuga não estava a conseguir formar-se.

Por volta do km 43, Aleksandr Vlasov, Roger Ádria e Nico Denz (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Marc Soler, Filippo Baroncini e Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Jhonnatan Narvaez e Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Max Poole, Pavel Bittner, Tim Naberman e Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich PostNL), Mauri Vansevenant, Casper Pedersen e Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Pablo Castrillo, Urko Berrade, Unai Iribar e Pau Miquel (Equipo Kern Pharma), Harold Tejada, Ide Schelling, Nicolas Vinokurov e Gianmarco Garofoli (Astana Qazaqstan Team), Attila Valter e Steven Kruijswijk (Team Visma | Lease a Bike), Ion Izagirre e Jesus Herrada (Cofidis), Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Oier Lazkano e Jorge Arcas (Movistar Team), Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck), Mathias Vacek (Lidl – Trek), Simon Gugliemi e Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels), Stefan Kung (Groupama – FDJ), Arjen Livyns, Thomas de Gendt e Jonas Gregaard (Lotto Dstny), Nadav Raisberg (Israel – Premier Tech), James Shaw e Owain Doull (EF Education – EasyPost), Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious) atacaram e formaram a fuga do dia.

Fuga começa a partir

Ao km 81, na primeira contagem do dia, Soler foi o primeiro a passar no alto. Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Gotzon Martin e Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Carlos Canal (Movistar Team), George Bennett (Israel – Premier Tech), Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) e Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente que começava a perder elementos. O grupo da frente tinha cerca de 1:30 de vantagem sobre os perseguidores e 8:00 sobre o pelotão. 4km depois, Stefan Kung atacou e foi seguido por Mathias Vacek e Mauro Schmid.

A 50km do fim, o trio da frente tinha 45s sobre o grupo perseguidor e cerca de 10:00 sobre o pelotão. Os ciclistas já estavam no Puerto Herrera, com 5.6km a 8.3%. Cerca de 5km depois, Soler, Kruijswijk, Miquel, Castrillo, Berrade Cattaneo, Vlasov, Poole, Izagirre e Lazkano chegaram ao trio da frente. Soler acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida.

EF Education – EasyPost mexe na corrida e Mikel Landa fica atrasado

No pelotão, a EF Education – EasyPost acelerou e partiu o grupo. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) acabou por perder o contacto. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) mexeu na corrida e foi seguido por Enric Mas (Movistar Team), Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Primoz Roglic e Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e David Gaudu (Groupama – FDJ). Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) e Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) foram a ritmo, mas conseguiram chegar ao grupo do camisola vermelha.

Um dos ataques de Richard Carapaz no Puerto Herrera (Foto: Getty Images)
Um dos ataques de Richard Carapaz no Puerto Herrera (Foto: Getty Images)

A 36km do fim, Carapaz atacou novamente e foi apenas seguido por Mas, Roglic, Lipowitz e Gaudu. O equatoriano já tinha Doull e Shaw à sua espera. Poucos kms depois, Skjelmose, Carlos Rodriguez, O’Connor, Dunbar, Sivakov e Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) chegaram ao grupo de Roglic. Várias equipas começaram a colaborar e aumentavam o espaço sobre o grupo de Landa. Canal, Arcas, Pacher, Narvaez e Heiduk esperaram também pelo grupo do camisola vermelha para imporem ritmo em prol dos seus líderes.

A 22km da meta, Berrade conquistou a pontuação máxima. O grupo da frente tinha 7:30 sobre o grupo do camisola vermelha e 9:00 sobre o grupo de Landa. Casper Pedersen e Mauri Vansevenant já estavam com o espanhol. 9km depois, Mattia Cattaneo que estava no grupo da frente também começou a esperar por Landa.

Masterclass da Equipo Kern Pharma

A 6.6km da meta, já na subida não categorizada de 2.3km a 5.1%, Kruijswijk atacou e isolou-se na frente da corrida. Berrade foi o único que respondeu ao ataque e conseguiu chegar à roda do neerlandês. 1km depois, Berrade atacou e Kruijswijk acabou por ceder. O neerlandês foi alcançado pelo grupo perseguidor. A colaboração não era a ideal e Berrade tinha uma vantagem de cerca de 12s.

Urko Berrade seguiu com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa 18 da La Vuelta a España. Mauro Schmid conseguiu ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo a 4s. Max Poole fechou o pódio a 4s. Pablo Castrillo foi 8º. Pau Miquel foi o terceiro a cruzar a meta, mas acabou por ser relegado para 9º. Mesmo assim, Equipo Kern Pharma conquistou hoje 245pts UCI. O grupo do camisola vermelha chegou a 6:40. Mikel Landa acabou por perder 3:20.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 90º a 15:14.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Carlos Rodriguez segue líder da juventude e Kaden Groves dos pontos. Marc Soler é o novo líder da montanha e a UAE Team Emirates lidera por equipas.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock