Stephen Williams triunfa em Redcar e é o novo líder do Tour of Britain!

O britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) venceu a segunda etapa do Tour of Britain, uma ligação de 152.1km entre Darlington e Redcar, batendo ao sprint o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e o britânico Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL). Williams conquistou o seu quarto triunfo da temporada e é assim o novo líder da geral.

Fuga forma-se cedo, mas novos ataques acontecem no pelotão

A segunda etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque com Cade Bickmore e Laurent Gervais (Project Echelon Racing), Callum Thornley e Dean Harvey (Trinity Racing), Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Louis Sutton (Seleção da Grã-Bretanha), Baptiste Veistroffer (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team) e James Mckay (Saint Piran) a formarem a fuga do dia. Ao km 24, no sprint intermédio do dia, Zukowsky conquistou a pontuação máxima. Os oito conseguiram uma vantagem de 3:10 sobre o pelotão.

Ao km 76, na primeira contagem do dia, Thornley foi o primeiro a passar no alto. O ritmo do pelotão aumentou e vários ciclistas começavam a ceder. 4km depois, Ben Swift (Ineos Grenadiers), Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Oliver Peace (Team DSM-Firmenich PostNL), Wout Poels (Bahrain Victorious), Tom Donnenwirth e Killian Verschuren (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team), Joe Blackomre (Israel – Premier Tech), Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team), Nils Aebersold (Lidl – Trek Future Racing) e Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente.

Favoritos começam a mexer na corrida

A 68km do fim, na segunda contagem do dia, Thornley foi o primeiro a passar no topo. 15km depois, o britânico foi novamente o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Ataques aconteceram no pelotão e Remco Evenepoel e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Jake Stewart e Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Oscar Onley, Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) e Simon Dalby (Uno-X Mobility) fizeram a ponte para o grupo perseguidor.

A 48km do fim, o grupo perseguidor chegou à fuga do dia. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) tentava chegar à frente da corrida com Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious). Ben Swift esperou pelos dois, mas os três não conseguiam fechar o espaço e acabaram por ser alcançados. 15km depois, Alaphilippe atacou e foi seguido por Onley, Williams, Blackmore, Donovan, Sutton e Donnenwirth. Evenepoel ficou no segundo grupo e estava a 20s da frente da corrida.

A 26km do fim, Evenepoel e Stewart fizeram a ponte para o grupo da frente. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado. 4km depois, Onley atacou e isolou-se na frente da corrida. Logo a seguir, Evenepoel, depois de ter estado em dificuldades, reentrou no grupo perseguidor e atacou. Williams, Alaphilippe e Blackmore seguiram o belga e acabaram por conseguir chegar a Onley. A colaboração na frente não era ideal e Donovan, Sutton e Donnenwirth também conseguiram reentrar.

Forte trio isola-se e disputa etapa ao sprint

A 12km da meta, Blackmore tentou isolar-se, mas foi rapidamente alcançado. 3km depois, Williams atacou e foi seguido por Onley e Alaphilippe. O francês não colaborava com os dois britânicos que conseguiram uma vantagem de 20s.

O trio da frente acabou por seguir junto e disputou a etapa ao sprint. Williams lançou o sprint final e Alaphilippe apanhou a sua roda. O francês não teve capacidade para passar o britânico que venceu assim a etapa 2 do Tour of Britain. Onley fechou o pódio. Blackmore bateu ao sprint Evenepoel para ser 4º a 21s. Destaca-se a excelente etapa do jovem Sutton que teve o dia todo em fuga e ainda foi 6º a 21s.

Oliver Rees foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team. O britânico chegou no pelotão e foi 22º a 1:27. Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Mathias Bregnhoj também chegaram no pelotão e foram 25º e 39º, respetivamente. Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 65º a 13:48. Jaime Castrillo e André Carvalho (Sabgal – Anicolor Cycling Team) chegaram no mesmo grupo a 18:45.

Stephen Williams é o novo líder da classificação geral do Tour of Britain. Julius Johansen segue líder dos pontos e Callum Thornley da montanha. Oscar Onley é o melhor jovem e a Israel – Premier Tech a melhor equipa.

Stephen Williams é o novo líder do Tour of Britain
Stephen Williams é o novo líder do Tour of Britain

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Tour of Britain

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock