Kaden Groves resiste às montanhas e conquista etapa 14 da La Vuelta!
O australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) venceu a décima quarta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 200.4km entre Villafranca del Bierzo e Villablind, batendo ao sprint o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e o neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech). O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) chegou no pelotão e segue o camisola vermelha.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A etapa 14 da La Vuelta a España começou com Thomas De Gendt (Lotto Dstny) a conseguir uma pequena vantagem sobre o pelotão. Ao km 10, o belga acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Riley Sheehan (Israel – Premier Tech) conseguiu um ligeiro espaço, mas também não ficou muito tempo na frente da corrida. Durante vários kms, os ataques continuaram no pelotão, mas a fuga não estava a conseguir formar-se.
Ao km 44, Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), Victor Campenaerts (Lotto Dstny) e Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck) atacaram e formaram a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Team Visma | Lease a Bike. Alguns kms depois, na primeira contagem do dia, Meurisse foi o primeiro a passar no topo.
Fuga alcançada e alguns sprinters resistem ao ritmo alto na subida final
A 50km do fim, no sprint intermédio do dia, Meurisse conquistou a pontuação máxima. A fuga ainda tinha uma vantagem de 2:00, mas o pelotão começavam a aumentar o ritmo. 11km depois, os ciclistas entraram na subida final, o Puerto de Leitariegos, com 22.8km a 4.5%. Narvaez rapidamente acelerou e foi seguido por Frigo e Tejada. Del Toro, Campenaerts e Meurisse acabaram por ser alcançados pelo pelotão. A 26km do fim, Tejada cedeu e foi alcançado. 3km depois, Frigo também deixou de ter capacidade para seguir Narvaez e foi alcançado.
A 20km da meta, Narvaez foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, na última contagem do dia, Wout Van Aert foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) sofreu um furo e Daniel Martinez (Red Bull – Bora – Hansgrohe) acabou por lhe dar a sua bicicleta. O esloveno teve rapidamente a ajuda dos seus colegas de equipa e conseguiu reentrar no pelotão. Kaden Groves, Corbin Strong e Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) resistiram ao forte ritmo na subida e começavam a subir no grupo.
Kaden Groves volta a bater Wout Van Aert
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e vários equipas começavam a lutar pela frente do pelotão. A 1km da meta, a Alpecin – Deceuninck assumiu o comando do grupo. Nos metros finais, Wout Van Aert lançou o sprint final, mas Kaden Groves rapidamente se colocou ao seu lado. O australiano conseguiu ser mais forte que o belga para bisar assim na etapa 14 da La Vuelta a España. Corbin Strong acabou por completar o pódio. Pavel Bittner tentou ir ao sprint, mas não teve pernas para sprintar.
O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 125º a 15:23.
Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert segue líder dos pontos e da montanha. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) é o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: PhotoNews