Guilherme Lino vence em Almeida e é o primeiro líder da Volta a Portugal Júnior!

O Campeão Panamericano Guilherme Lino (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal Júnior, uma ligação de 96,3km entre Celorico da Beira e Almeida, e é assim o primeiro líder da corrida! O brasileiro foi o mais forte ao sprint de um grupo de oito, batendo o espanhol Enrique Maranchon (Picusa Academy) e o neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit Juniors) para vestir a primeira amarela.

Início nervoso, mas com formação de uma enorme fuga

A primeira etapa da Volta a Portugal Júnior começou com muitos ataques e nervosismo. Com apenas 10km percorridos, o Campeão Nacional Rafael Durães (Paredes / Fortunna) era um dos primeiros a abandonar a corrida, em lágrimas. As quedas começaram também a surgir desde cedo, e a alongar visivelmente o pelotão, que seguia já a bom ritmo.

A fuga do dia acabou por se formar numa subida não categorizada ao km 13. Perante pendentes íngremes, um grupo de 14 ciclistas colocou-se na dianteira, e começou a ganhar espaço. Nesse grupo estavam Guilherme Lino, Gonçalo Rodrigues e Bernardo Teixeira (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Jurgen Zomermaand, Sjoerd Bijlsma e Danijel Agricola (Willebrord Wil Vooruit Juniors), Enrique Maranchon, Hector Celda e Omer Ramon (Picusa Academy), Davi Alves (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época), Victor Herbreteau (UC Cholet 49), Tom Ferreira (AS Villemeur), Javier Cubillas (Grupo Fores – Hiper Europa) e Emilio Garcia (Maguisa Guijuelo).

Contagens de montanha selecionam o grupo

A forte colaboração no grupo permitiu a criação de uma boa vantagem. A chegada à primeira contagem de montanha, ao km 40, despontou os ataques e quebrou a harmonia. Zomermaand foi o primeiro na terceira categoria do Alto do Palurdo, e o grupo começava a partir. Apesar disso, a diferença para o pelotão mantinha-se estável. Ao km 61,6 surgiu a segunda e última contagem, na terceira categoria de Almeida. Bernardo Teixeira foi desta vez o primeiro, mas o grupo estava reduzido a oito.

Com Lino, Teixeira, Rodrigues, Cubillas, Zomermaand, Agricola, Maranchon e Celda na frente, formou-se o grupo que viria a discutir a vitória. Os restantes foram sendo alcançados pelo pelotão, que não tinha força para chegar aos escapados. A menos de 20km do fim surgiu o sprint intermédio de Vermiosa, onde Guilherme Lino foi primeiro, garantindo 6s de bonificação.

Sprint pela vitória sorri ao Campeão Panamericano

Apesar dos vários ataques que foram surgindo nos kms seguintes, o grupo chegou junto ao final. A chegada deu-se numa rampa em piso empedrado, e foi Guilherme Lino a levar a melhor ao sprint. O brasileiro superou a concorrência e levantou os braços para alcançar mais uma grande vitória, deixando Maranchon no segundo posto. Com alguns homens um pouco adiantados, o pelotão chegava a 3:48, perdendo muito tempo para a fuga que sucedia.

Com a vitória de etapa, Guilherme Lino é o primeiro líder da geral, com 6s sobre Enrique Maranchon. O brasileiro lidera também por pontos, enquanto Zomermaand comanda na montanha. Maranchon é o melhor jovem, e a Landeiro | KTM | Matias&Araújo lidera coletivamente.

Guilherme Lino é o primeiro líder da Volta a Portugal Júnior!
Guilherme Lino é o primeiro líder da Volta a Portugal Júnior!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock