Adam Yates vence caótica etapa 9 da La Vuelta após solo de 58km! Ben O’Connor segue líder!

O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a nona etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 178.2km entre Motril e Granada, após isolar-se na frente da corrida a 58km do fim. O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) surpreendeu ao atacar de longe no pelotão e conseguiu ser segundo a 1:39. O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) fechou o pódio a 3:45 e segue o camisola vermelha.

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A nona etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque com Marc Soler, Jay Vine e Adam Yates (UAE Team Emirates), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), David Gaudu e Stefan Kung (Groupama – FDJ), Darren Rafferty e James Shaw (EF Education – EasyPost), Chris Harper e Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Mathias Vacek e Patrick Konrad (Lidl – Trek), Xandro Meurisse e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Jonathan Lastra, Ruben Fernandez e Jesus Herrada (Cofidis), Pablo Castrillo e Pau Miquel (Equipo Kern Pharma), Nelson Oliveira (Movistar Team), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Oscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Torstein Traen (Bahrain Victorious) e Jonas Gregaard (Lotto Dstny) a formarem a fuga do dia.

Ao km 17, Gijs Leemreize e Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. 10km depois, os dois conseguiram juntar-se à fuga do dia que conseguiu uma vantagem de 5:00. A Decathlon AG2R La Mondiale e a Red Bull – Bora – Hansgrohe comandavam o pelotão e tentavam que a vantagem da fuga não aumentasse muito mais.

A fuga do dia com Nelson Oliveira à direita (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)
A fuga do dia com Nelson Oliveira à direita (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)

Fuga começa a partir e Richard Carapaz ataca de longe

Ao km 86, os ciclistas entraram no Puerto de El Purche, com 8.9km a 7.9%. Soler rapidamente aumentou o ritmo na frente da corrida e foi apenas seguido por Vine, Adam Yates, Gaudu, Kung, Rafferty, Castrillo, Poole, Meurisse, Van Aert e Traen. A 87km do fim, Richard Carapaz atacou e ninguém seguiu o seu ataque. O equatoriano está a ganhar um grande espaço e já tinha Shaw à sua espera. Na frente da corrida, Van Aert, Poole e Meurisse acabaram por ceder. Poucos metros depois, Harper a ritmo reentrou no grupo da frente.

A 81km do fim, Gaudu foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Rafferty acabou por ceder e começou à espera de Carapaz que já estava mais uma vez sozinho. 16km depois, Carapaz já com Raffery em seu auxílio conseguiu chegar ao grupo de Van Aert que estava intermédio. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) sofreu uma queda, mas rapidamente reentrou no pelotão.

Richard Carapaz foi uma das figuras da etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)
Richard Carapaz foi uma das figuras da etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)

Adam Yates isola-se muito cedo e Carapaz continua a sua recuperação

A 63km do fim, Rafferty abriu para o lado e Carapaz voltou ao seu esforço a solo. 2km depois, os ciclistas entraram na primeira passagem no Alto de Hazallanas, com 7.1km a 9.5%. Soler abriu para o lado e Vine aumentou o ritmo, sendo apenas seguido por Adam Yates e Gaudu. A 58km do fim, Adam atacou e Gaudu não teve capacidade para o seguir. Carapaz chegou a Castrillo e começava a fechar o espaço para o francês e Vine. No pelotão, os ciclistas pareciam estar a guardar forças para a última subida do dia. 7km depois, Yates foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.

A 50km do fim, Carapaz e Castrillo chegaram a Gaudu e Vine. Adam Yates tinha uma vantagem de 1:30 sobre o grupo perseguidor e 5:40 sobre o pelotão. 18km depois, o britânico conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.

Enric Mas ao ataque e Primoz Roglic a passar um pouco mal com Ben O’Connor

A 29km da meta, os ciclistas entraram na última passagem no Alto de Hazallanas. Vine e Castrillo deixaram de ter capacidade para seguir Gaudu e Carapaz. 1km depois, o equatoriano acelerou e o francês acabou por ceder. No pelotão, um problema mecânico de George Bennett (Israel – Premier Tech) no início da subida fez com que o grupo se partisse. Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) ficaram cortados. Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) rapidamente cederam.

Enric Mas mostrou-se num excelente nível na etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)
Enric Mas mostrou-se num excelente nível na etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)

A 27km da meta, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) estava a passar um pouco mal. Enric Mas (Movistar Team) aproveitou para sair do grupo sendo apenas seguido por Pavel Sivakov (UAE Team Emirates). Roglic ficou Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Ben O’Connor. Felix Gall rapidamente chegou ao grupo do esloveno e do camisola vermelha. Poucos metros depois, Mikel Landa, Carlos Rodriguez e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) também chegaram ao grupo de Roglic. Sivakov acabou por deixar de ter capacidade para seguir Mas e foi alcançado. Cristian Rodriguez acabou por quebrar.

Adam Yates e Richard Carapaz recuperam tempo importante

A 23km da meta, Adam Yates foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia e assegurou 6s de bonificação. Richard Carapaz conquistou 4s e David Gaudu 2s. Enric Mas chegou a Jay Vine e tinha 1:00 de vantagem sobre o grupo de Primoz Roglic e Ben O’Connor. 9km depois, Enric Mas quase sofreu uma queda a descer, mas conseguiu voltar ao seu ritmo e chegou novamente a Vine. Poucos kms depois, David Gaudu foi alcançado pelo espanhol e australiano.

Ben O'Connor impôs-se ao sprint para fechar o pódio da etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)
Ben O’Connor impôs-se ao sprint para fechar o pódio da etapa 9 da La Vuelta (Foto: Getty Images)

Adam Yates seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a etapa 9 da La Vuelta a España. Richard Carapaz também fez uma bela jornada e acabou por ser segundo a 1:39. Nos últimos kms, David Gaudu, Enric Mas e Jay Vine foram alcançados. No sprint pelo terceiro posto, Ben O’Connor surpreendeu ao conseguir ser o mais forte para conquistar 4s de bonificação. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) chegou com Sepp Kuss e Cristian Rodriguez a 5:35. Lennert Van Eetvelt e Aleksandr Vlasov chegaram a 7:21.

Depois de um dia em fuga, Nelson Oliveira terminou em 49º a 23:29.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral. O australiano terminou a 1ª semana da La Vuelta com 3:53 sobre Primoz Roglic e 4:32 sobre Richard Carapaz. Florian Lipowitz é o novo líder da juventude e Adam Yates da montanha. Wout Van Aert manteve a liderança da classificação por pontos e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2024)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock