Reviravolta na La Vuelta! Ben O’Connor vence etapa 6 em fuga e é o novo líder da geral!

O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a sexta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 185.5km entre Jerez de la Frontera e Yunquera, após uma exibição monumental em fuga. O italiano Marco Frigo (Israel – Premier Tech) foi segundo a 4:33 e o alemão Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) terceiro a 5:12. O’Connor é assim o novo camisola vermelha e tem 4:51 de vantagem sobre Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e 4:59 sobre João Almeida (UAE Team Emirates).

Começo bastante ofensivo com fortes nomes a tentarem entrar na fuga

A sexta etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 18, cortes aconteceram no pelotão e o português João Almeida (UAE Team Emirates) ficou cortado. Poucos kms, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Os ataques continuaram, mas a fuga não estava a conseguir formar-se.

Ao km 46, um grupo de 33 ciclistas conseguiu uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. Andreas Kron (Lotto Dstny), Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels), Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) e Daniel Martinez (Red Bull – Bora – Hansgrohe) eram os melhores ciclistas na geral presentes na dianteira. 13km depois, Max Poole e Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich PostNL) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente.

Fuga perigosa consegue formar-se

Ao km 62, Jay Vine e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), Alexander Cepeda e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Thymen Arensman (Ineos Grenadiers), Rémy Rochas (Groupama – FDJ) e Florian Lipowitz fizeram a ponte para o grupo de Poole. 5km depois, o grupo perseguidor fez a ponte para o grupo da frente. Logo a seguir, Pelayo Sanchez (Movistar Team), Clément Berthet e Cristian Rodriguez atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 70, o grupo de Carapaz e Del Toro foi alcançado. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão e Ben O’Connor, Marco Frigo, Florian Lipowitz, Jay Vine, Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Pablo Castrillo e Urko Berrade (Equipo Kern Pharma), Gijs Leemreize e Luca Vergallito fizeram a ponte para o trio da frente. Na primeira contagem do dia, Sanchez foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, Chris Harper (Team Jayco-AlUla) juntou-se também à fuga do dia.

Ben O’Connor ataca de longe e acaba por se isolar

A 66km do fim, no sprint intermédio do dia, O’Connor conquistou 6s de bonificação. A fuga do dia tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. 4km depois, O’Connor e Leemreize atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Sanchez, Frigo e Berrade atacaram e tentavam juntar-se ao duo da frente. A 55km do fim, na segunda contagem do dia, O’Connor foi o primeiro a passar no topo. O pelotão não conseguiu diminuir a vantagem do grupo da frente que era de quase 6:00.

A 28km da meta, Sanchez e Berrade deixaram de ter capacidade para seguir Frigo. Vine e Harper também perderam o contacto com o grupo de Lipowitz. 1km depois, O’Connor acelerou e Leemreize acabou por ceder. A 25km da meta, na terceira contagem do dia, o australiano foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Frigo sofreu uma queda a descer, mas rapidamente voltou à bicicleta. Adam Yates (UAE Team Emirates) também sofreu uma queda. O britânico também voltou à bicicleta, mas era certo que ia perder ainda mais tempo. Sanchez esperou pelo pelotão e começou a trabalhar em prol de Enric Mas.

Monumental exibição dá a Ben O’Connor a camisola vermelha

Ben O’Connor seguiu com o seu ritmo. O australiano fez uma fantástica exibição em fuga e fechou assim a tripla de etapas em grandes voltas na etapa 6 da La Vuelta a España. Marco Frigo ainda passou por Gijs Leemreize para ser 2º a 4:33. Leemreize quebrou bastante e, nos últimos metros, foi ultrapassado pelo grupo de Florian Lipowitz. O alemão foi o mais forte ao sprint para fechar o pódio a 5:12. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 9º a 6:31.

João Almeida chegou no pelotão e foi 28º a 6:31. O português é agora 3º, na geral, a 4:59 de O’Connor. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 79º a 14:43.

Ben O’Connor é assim o novo líder da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) manteve a liderança da classificação por pontos e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) da montanha. Florian Lipowitz é o novo líder da juventude e a Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.

Ben O'Connor é o novo camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Getty Images)
Ben O’Connor é o novo camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock