Joe Blackmore conquista etapa 3 e é o novo líder do Tour de l’Avenir! Lucas Lopes foi 9º!
O britânico Joe Blackmore (Seleção da Grã-Bretanha) venceu a terceira etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 70.5km entre Peisey-Vallandry e La Rosière, batendo ao sprint o belga Jarno Widar (Seleção da Bélgica) e o espanhol Pablo Torres (Seleção da Espanha). O português Lucas Lopes (Seleção de Portugal) fez uma bela subida final e foi 9º a 1:00. Daniel Lima (Seleção de Portugal) também esteve bem e foi 18º a 2:17. Com a vitória na etapa, Blackmore é agora o camisola amarela.
Fuga forma-se cedo na etapa
A terceira etapa do Tour de l’Avenir começou com um ritmo alto. Por volta do km 3, Clément Izquierdo (Seleção da França) atacou e formou a fuga do dia. 10km depois, o francês foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. O camisola amarela, Henrik Pedersen (Seleção da Dinamarca) e, o português, António Morgado (Seleção de Portugal) já não tinham capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
Ao km 16, um dos favoritos à geral, Mathys Rondel (Seleção da França) sofreu uma queda a descer. O francês conseguiu voltar à bicicleta, mas perdeu assim as suas chances de lutar pela geral. 5km depois, Colby Simmons (Seleção dos Estados Unidos) e Pietro Mattio (Seleção da Itália) atacaram e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. Ao km 25, os dois perseguidores foram alcançados. Logo a seguir, Andrew August (Seleção dos Estados Unidos) também perdia o contacto com o pelotão.
Fuga alcançada e favoritos começam a mexer na corrida
Ao km 34, Izquierdo foi alcançado pelo pelotão. Cerca de 1km depois, na segunda contagem do dia, Tijmen Graat (Seleção dos Países Baixos) foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, alguns ciclistas que cederam na segunda subida do dia acabaram por conseguir reentrar no pelotão.
A 17.4km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a La Rosière, que tem uma pendente média de 5.8%. O ritmo do pelotão rapidamente aumentou e vários ciclistas começavam a ceder. 8km depois, Jarno Widar atacou e foi apenas seguido por Léo Bisiaux (Seleção da França). O pelotão partiu completamente e Pablo Torres perseguia a solo o duo da frente. Joe Blackmore e Tijmen Graat também não seguiam longe do espanhol.
Forte trio consegue isolar-se, após vários ataques
A cerca de 7.5km da meta, Pablo Torres juntou-se a Jarno Widar e Léo Bisiaux. Poucos metros depois, Joe Blackmore e Tijmen Graat também se juntaram ao grupo da frente. Os cinco tinham uma vantagem de cerca de 25s sobre Florian Kajamini (Seleção da Itália), Simon Dalby (Seleção da Dinamarca), Brieuc Rolland (Seleção da França), Mats Wenzel (Seleção do Luxemburgo), Diego Pescador (Seleção da Colômbia) e Lucas Lopes.
A 6km da meta, Widar atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Blackmore e Torres largaram Bisiaux e Graat e tentavam fazer a ponte para o belga. A cerca de 4km da meta, Blackmore largou Torres e tentava a solo chegar a Widar. 1km depois, o britânico conseguiu fazer a ponte para o belga. A cooperação entre os dois não era a ideal e, a 1km da meta, Torres conseguiu reentrar na frente da corrida. O espanhol atacou de imediato e Blackmore obrigou Widar a fechar o espaço.
Blackmore imperial no sprint final
A 700 metros da meta, Torres atacou novamente, mas Widar voltou a fechar o espaço. Nos metros finais, Blackmore lançou o sprint de longe e não deu hipótese, conquistando assim a etapa 3 do Tour de l’Avenir. Widar acabou por ser 2º a 3s e Torres 3º a 5s. Graat foi mais forte ao sprint que Bisiaux para ser 4º a 32s. Pescador ainda saltou do grupo de Lucas Lopes para ser 6º a 52s.
Lucas Lopes foi o melhor português na jornada. Lucas chegou com Kajamini e Wenzel e foi 9º a 1:00. Daniel Lima também esteve bem e foi 18º a 2:17. Alexandre Montez (Seleção de Portugal) foi 47º a 11:08 e Gonçalo Tavares (Seleção de Portugal) 69º a 16:32. António Morgado foi 122º a 25:19 e João Martins (Seleção de Portugal) 125º a 27:22. Na geral, Lima é o melhor e está em 18º a 2:53. Lucas perdeu tempo importante na etapa 2 e é apenas 26º a 4:48.
Joe Blackmore é o novo líder da classificação geral do Tour de l’Avenir. Jarno Widar é o novo líder da juventude e da classificação da montanha. Henrik Pedersen manteve a liderança da classificação por pontos e a Seleção Italiana lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com